SOFT-START

As soft-starters são equipamentos eletrônicos destinados ao controle da partida de motores elétricos de corrente alternada.




As soft-starters são utilizados basicamente para partidas de motores de indução CA (corrente alternada) tipo gaiola, em substituição aos métodos estrela-triângulo, chave compensadora ou partida direta. Tem a vantagem de não provocar trancos no sistema, limitar a corrente de partida, evitar picos de corrente e ainda incorporar parada suave e proteções.
Essas chaves contribuem para a redução dos esforços sobre dispositivos de transmissão durante as partidas e para o aumento da vida útil do motor.


PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO

O soft-starter é um equipamento eletrônico capaz de controlar a potência do motor no
instante da partida, bem como sua frenagem. Ao contrário dos sistemas convencionais utilizados para essa função (partida com autotransformador, estrela-triângulo).
Seu princípio de funcionamento baseia-se em componentes estáticos, os tiristores. O esquema genérico de um soft-starter está ilustrado na Figura abaixo .






SENSIBILIDADE À SEQÜÊNCIA DE FASE

Os soft-starters podem ser configurados para operarem somente se a seqüência de fase estiver correta. Esse recurso assegura a proteção, principalmente mecânica, para cargas que não podem girar em sentido contrário (bombas, por exemplo). Quando há a necessidade de reversão, podemos fazê-los com contatores externos ao soft-starter.

PLUG-IN

O plug-in é um conjunto de facilidades que podem ser disponibilizadas no soft-starter por meio de um módulo extra, ou de parâmetros, como relé eletrônico, frenagem CC ou CA, dupla rampa de aceleração para motores de duas velocidades e re-alimentação de velocidade para aceleração independente das flutuações de carga.

ECONOMIA DE ENERGIA

A maioria dos soft-starters modernos têm um circuito de economia de energia. Essa facilidade reduz a tensão aplicada para motores a vazio, diminuindo as perdas no entreferro, que são a maior parcela de perda nos motores com baixas cargas. Uma economia significante pode ser experimentada para motores que operam com cargas de até 50% da potência do motor.

COMPRESSORES

O soft-starter reduz a manutenção e permite que compressores “críticos” sejam quando não forem necessários. Por outro lado, evita que eles sejam desligados no funcionamento normal devido a fontes de alimentação muito fracas.

VENTILADORES

Os ventiladores, assim como as bombas, exigem um torque proporcional à velocidade, porém, também têm grande inércia. Geralmente, o limite de corrente é utilizado para estender o tempo de rampa, enquanto a inércia é vencida.

5. CONCLUSÃO

Nesse trabalho pode-se verificar que, são vários os processos de se realizar a partida nos motores de indução trifásica. Cada um desses processos apresenta suas vantagens e desvantagens, dependendo do aspecto particular ou do parâmetro que se quer considerar.

São muitas as grandezas envolvidas, tais como corrente de partida, torque inicial, tempo de aceleração, números de operações consecutivas, etc, que o engenheiro projetista deve conhecer em detalhes cada processo, para o dimensionamento e parametrização dos vários componentes.

Durante muitos anos foram utilizados exclusivamente os dispositivos eletromecânicos, com uso de contatores e relés, para partida dos motores de indução. Somente em algumas pequenas aplicações, como no caso de bombas de recalque com vazão ajustável, é que se utilizavam equipamentos para a variação da velocidade do motor de indução trifásico. Nesse caso, a variação de velocidade era feita por meio de dispositivos com embreagens, com grande perda de energia.

O aparecimento de circuitos eletrônicos controlados por tiristores veio permitir, não só o controle de variação da velocidade do motor de indução trifásico em serviço, como também o controle de realizar partidas e paradas suaves da máquina. Esses dispositivos eletrônicos representam uma nova era no campo de aplicação do motor de indução trifásico, são os conversores de freqüência e soft-starters que trazem grandes vantagens no controle de partida e parada nos motores de indução trifásicos.

A conciliação do aproveitamento das vantagens ocasionadas, com a necessidade de se eliminar alguns inconvenientes, é um apelo à capacidade dos engenheiros eletricistas no sentido de se aperfeiçoar cada vez mais, os dispositivos de partida em motores de indução.

                          
                       ALGUNS COMPONENTES  DA SOFT-START


A PLACA ELETRÔNICA DE CONTROLE CONTEM OS CIRCUITOS RESPONSÁVEIS PELO COMANDO,MONITORAÇÃO E PROTEÇÃO DOS COMPONENTES DA POTÊNCIA. ESTE CARTÃO CONTEM TAMBÉM CIRCUITOS DE COMANDO E SINALIZAÇÃO QUE SERÃO UTILIZADOS PELO USUÁRIO.
             
Função e descrição dos conectores da placa de controle:


X1 - Conector para alimentação da eletrônica.
X2 - Conector para entradas digitais / saídas a relés.
X3 - Conector para termostatos e Tc.
X4 - Conector para disparo dos tiristores da fase R.
X5 - Conector para disparo dos tiristores da fase S.
X6 - Conector para disparo dos tiristores da fase T.
XC6 - Conector para IHM.
X9 - X10 = Jumper 220 Vca 
x9 - X11 = Jumper 110 Vca 



                                                                       IHM                                                                     



A IHM é uma interface simples que permite a operação e programação da soft-starter. Suas principais indicações são:

1- Indicação do Estado de operação da soft-starter, bem como as variáveis principais.
2- Indicação e reset dos erros.
3- Visualização e alteração dos parâmetros ajustáveis.
4- Operação da soft-starter
                                                                                                                
DISSIPADORES DE CALOR EM ALUMÍNIO ( DISSIPAR O CALOR PROVENIENTE DOS TIRISTORES ).


CONJUNTO DE SOFT-START EM CCM DE DESTILARIA ( PARA PARTIDA DE CENTRIFUGAS DE ÁLCOOL ) .


PARA MAIORES DETALHES CLIQUE AQUI  DOWNLOAD DO MANUAL DA SOFT-START.

128 comentários:

  1. Muito bem explicado... com imagens e detalhes dos componentes fizeram a diferença... parabéns .

    ResponderExcluir
  2. ANONIMO SEJA SEMPRE BEM VINDO A ESD. ESTAMOS ABERTO A SUGESTÕES E DUVIDAS OK....ABRAÇOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. primeiramente parabens pela didactica e conteudo do trabalho realizado nas video aulas,se vc puder queria pedir uma vieo aula de de um comando com temporizador,rele intermitente ou ciclico,rele de impulso e comtador de pulsos,não necessariamente todos eles,muito grato:
      ruben efrain
      electricista

      Excluir
    2. Bom dia, tenho uma pergunta e agradeço se conseguir responder, tenho um motor de 100cv 6 pontas 440v, para nao ter qa ue rebobinar para 380, seria possivel instalar um inversor na tensao 380v e o motor esstando c 9omo fechamento para 440v ?

      Excluir
  3. Adooorei tudo aqui, faço eletrotecnica pela escola tecnica e achei o site muito interessante. Tem me ajudado muito.

    Camille Dias

    ResponderExcluir
  4. camile dias muito obrigado pelo comentario e seja sempre bem vindo a ESD...

    ResponderExcluir
  5. fala TANDLER ! O SITE TA SHOW JA ADICIONEI NOS MEUS
    FAVORITOS ESTAO DE PARABENS !!! MAS COMO POBRE SEMPRE QUER MAIS, QUERIA QUE VOCES NUM FUTURO PROXIMO FIZESSEM UMA VIDEO AULA FALANDO COMO FUNCIONA SEUS CONTATOS RELES,DT1,24V,220 ETC.
    SERIA UMA MAO NA RODA PRA MIM POIS FALTEI ESSA AULA
    NO CURSO DE ELETRICISTA INDUSTRIAL DO SENAI
    E VCS SABEM COMO ISSO E IMPORTANTE P/ ARRUMAR UM
    EMPREGO NA AREA

    AGRADEÇO DESDE JA!

    RIBEIROALVESDS@GMAIL.COM

    ResponderExcluir
  6. SÓ ELETRICISTA ESTOU LIGADO NESTE BLOG antoniosergioeletronica@hotmail.com PS antonio sergio

    ResponderExcluir
  7. falou antonio seja sempre bem vindo a RSD ok abração e estamos ai.....

    ResponderExcluir
  8. cara muito bom esse blog

    ResponderExcluir
  9. bem explicado...parabens. excelente blog. já tá nos favoritos. valeu

    ResponderExcluir
  10. Parabens adorei a aula de inversores,porem gostaria se posivel que passasse tambem como e feito a parametrização com resistor de frenagem para parada instantanea quando temos carga acoplada ao eixo do motor.

    Meu e-mail é :jailson.t@ibest.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a duvida é dirigida a uma aplicação usando soft starter, o único jeito de "ajudar" na frenagem é com freio CC,ou seja, a injeção direta de tensão retificada no motor por intermédio dos tiristores(Ajustável via parâmetros, frenagem cc). Resistores de frenagem só podem ser instalados em inversores de frequência.

      Excluir
  11. Na video aula de soft-starter se precisar lavar a placa de controle como é que faz e qual produto usar.

    Muito obriado pela video-aula tá otimo

    Parabens!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. JAILSON VC TEM QUE USAR ÁGUA DESTILADA PARA LAVAR E DEPOIS ESTUFAR. E PARA RETIRAR QUALQUER UMIDADE USE BENZINA RETIFICADA OK.

    ResponderExcluir
  13. JAISON ESTAMOS TENTANDO PREPARAR UMA VÍDEO AULA USANDO SIM UMA DBW ( UNIDADE DINÂMICA DE FREIO) DA WEG OK

    ResponderExcluir
  14. Vcs estao de parabens mais uma vez atenciosos muito obrigado por tudo.O MELHOR SITE DE ELETRICA DA NET continuem assim com vcs estou voltando a adimirar a eletricidade.

    ResponderExcluir
  15. valeu jaison ficamos felizes em saber que nosso conhecimento compartilhado está sendo muito útil...

    ResponderExcluir
  16. Maravilhoso o trabalho de vocês !
    Estou sempre visitando o site e sempre aprendendo com vocês. Peço a vocês um favor não pare com o trabalho, continue ajudando os trabalhadores amantes das elétrica.

    Valeu parceiros !

    pedro_aquino1991@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  17. ótimo trabalho:Estou iniciando na área de eletricidade industrial e, fontes de consulta como esta são uma mão-na-roda..Parabens a todos...

    ResponderExcluir
  18. Vocês são muito bons,eu gostaria que vocês mim esclarece-se uma dúvida. Um soft start com sua nominal de placa de 30A, eu poderia ligar um motor de 50cv em uma bancada de teste, motor sem carga.

    ResponderExcluir
  19. PODE NUM PODE NÃO AMIGO POIS ESTA FORA DAS NORMAS DE PROTEÇÃO DA SOFT OK. MAIS DESDE, QUE ELE VAZIO NÃO ULTRAPASSE A CORRENTE NOMINAL DA SOFT.

    AGORA O CORRETO SERIA UM MOTOR DE NO MAXIMO 20 CV EM 380 OU 440 VOLTS.

    ResponderExcluir
  20. Muito obrigado pela explicação, valeu mesmo.

    ResponderExcluir
  21. material muito bom cara gostei do seu site continue sempre assim cara, que deus te abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  22. Gostaria de saber se existe algum dispositivo associado a soft starter que possa programar para ela ligar e desligar sozinha como se fosse automatizada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo...

      Tem como sim, basta vc usar um interruptor horário da COEl, esse são os modelos RTST-20 E RTSTL-20, com ele vc programa o horário os dias etc, da forma que vc quiser...basta vc colocar ele em série com comando, no manual esplica bem com e a estalação.

      Excluir
  23. OLÁ, GOSTARIA DE TIRAR UMA DÚVIDA TENHO UMA SOFT-START 09 QUE ESTAVA EM PERFEITO FUNCIONAMENTO, AGORA ELA NUM ESTA ACEITANDO COMANDO NEM UM MAIS... E COM ISSO O TENSÃO ESTA PASSANDO DIRETO, COMO SE ESTIVESSE SEMPRE LIGADA DIRETA O QUE PODERAR SE ISSO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ISSO JA ACOTENCEU COMIGO, TIVE QUE TROCAR OS TIRESTORES, È MUITO COMUM NAS SOFT_START WEG... EU COLOQUEI UMA TELEMECANIQUE E NUNCA MAIS TIVE DOR DE CABECA

      ATT : SPIVA - BOLIVIA

      Excluir
    2. A solução esta no conhecimento da aplicação e não em marca "A ou B"...
      Weg é tão boa qto qualquer outra.

      Excluir
  24. OLA...PARABENS PELO BLOG, MUITO INTERESSANTE.GOSTARIA SABER AS POSSIVEIS LIGACOES PARA UMA SOFT-START EM UM MOTOR DE 160 KW, HOJE ESTA EM ESTRELA-TRIANGULO, QUERO COLOCAR UMA SOFTER PARA PARTIR 3 MOTORES, ELES NUNCA PARTEM JUNTOS, POR ISSO CREIO SER POSSIVEL...DADOS MOTOR : 160 KW 380/660 V...ALIMENTACAO DA FABRICA EM 380V....GRATO SPIVA-BOLIVIA

    ResponderExcluir
  25. PAULO 16 DE MAIO DE 2012 21:55

    OI,OBRIGADO POR TIRAR ALGUMAS DÚVIDAS NÃO MAIS EXISTENTES.vOLTO DEPOIS

    ResponderExcluir
  26. ÓLA pessoal aqui na empresa onde trabalho estamos com a idéia de trocar as chaves estrela-triangulo dos compressores pistão com rearme a pressostato com motor de 15CV/220V/60 pés,para partida com soft-start.A duvida é vai cair mesmo o consumo de energia significadamente? A soft-start vai aguentar o funciona e para do motor?

    DUQUE DE CAXIAS-RJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza vai melhor em um todo...A soft-start tem que ser da mesma corrente ou maior...A programação vai ter que ser decorente a sua aplicação ok...AT...

      Excluir
    2. Ja que o Soft-Start e um controlador de fluxo de corrente e ao mesmo tempo da partida ao motor para retirar de sua inercia, o fato dele melhorar de fato e grande, com a sua perda quase 0 pois esse controle e o circuito microprocessado.

      Excluir
    3. Depende de quantas partidas por hora este seu motor utiliza.
      A softstarter tem certa limitação em relação a partidas por hora no casa da WEG são 3 no maximo.

      Excluir
  27. Com isso eu aprendi o seu funcionamento e meu emprego!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai à luta. Bons profissionais não transferem seus problemas para os outros.

      Excluir
    2. Vai à luta. Bons profissionais não transferem seus problemas para os outros.

      Excluir
  28. bom dia , gostaria de saber se para instalar o soft start para um motor de 60 cv preciso de um tecnico ou eu mesmo posso ligar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigo precisar sim de um técnico ok, um profissional da areá , com conhecimento avançado no assunto ok. risco de acidente elétrico e risco de danificar o equipamento....

      Excluir
  29. cara tirei um tempinho pra olhar o inicio do bog , mas descobri que é tão interessante que acabei lendo os comentários até o fim abraço a todos que agem com humildade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quando o equipa no caso o falta de fase está vibrando com barulho como se as bobinas estivessem soltas o que fazer pra eliminar esse barulho que até encomoda no quadro de comandos o que fazer?

      Excluir
  30. meu nome clovis sou eletricista metalurgica sp,queria dar meus parabens pelo site, o conheci hoje muito bom , se puder ajudar em algo to ai, muito legal ajuda muito as pessoas,

    ResponderExcluir
  31. Parabéns pelo blog, excelente conteúdo e postagens muito didática, tocando em muitas cicatrizes de guerra...mas gostaria de tirar uma dúvida, o SSW5 tem suas proteções e não seria necessário utilizar um disjuntor motor com ele, ainda mais se utilizar um fusível com retardo, poderia utilizar disjuntor comum?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acrescentando que não vi nada no catálogo da WEG sobre isso...

      Excluir
  32. ta faltando colca ums softweres livres para download, relacionados a eletrica e eletronica

    ResponderExcluir
  33. Amigos eu instalei uma soft starter ssw05 plus de 45 A em um motor compressor de 10cv pistão duplo, sendo medido a corrente no pico de partida antes da instalação de 94A, após a instalação caiu para 84 a 86 A, mais a minha preocupação é que o motor as vezes parte duas a três vezes em menos de 15 minutos, gostaria de saber se a soft aguenta pois é acionado pelo pressostato, e trabalha dia e noite no momento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigo boa noite ,espero te ajudar segundo os fabricantes de soft elas tem limites de partidas por hora que sao 10 partida por hora da mesma forma a partida usando um auto trafo ,,entao sugere-se usar um inversor de frequencia ,de qualquer fabricante e um pouco caro mais se paga as soft ate um certo tempo ela aguenta depois queima devido as partidas em demasia ,,entao instala um inversor e nao colocar pressostato sim um transmissor de pressao de 4-20 ma ele controla a rampa do inverssor ,ele desacelera quase no minimo quando carregado e acelera quando vazio ... qualquer duvida estou a disposição valdenirabreudelima@gmail.com

      Excluir
  34. este aparelho pode ser instalado em uma ponte volante, somente no carro da ponte para evitar tranco de saida ;como escolho modelo ?

    ResponderExcluir
  35. desculpe esqueci de mencionar q sao dois motores de 3hp

    ResponderExcluir
  36. Boa Noite. meu nome é Prisicilian eletricista gostaria de saber ser for possivel assistir um vidio aula de todas as programação do soft obrigado e espero resposta meu email é priscilianpinheiro2012@hotmail.com

    ResponderExcluir
  37. cara show mesmo esse trabalho viu esclareceu minhas duvidas e ainda fiz um trabalho a respeito do mesmo valeu...

    Guilherme!!!!!!

    ResponderExcluir
  38. vcs esstao de paraabens, sao muitas informações é bem explicadas, conteudos q na maioria das aulas nao tiramos esssas duvidas, parabens msm, é site já meu favorito..

    Renato

    ResponderExcluir
  39. Parabens pela site, sempre que posso visito.
    Gostaria de fazer um pedido, fazer uma vídeo aula sobre monitor de corrente de fuga, equipamento comumente conhecido como LIMITER, Grato.

    ResponderExcluir
  40. como instalar o comando da soft siemens 3rw4444-6bc44 comando siemens

    ResponderExcluir
  41. digo um comando simples. fiz normal mas nao fica acionado.

    ResponderExcluir
  42. tenho dois motores de 5 cv , eles sao ligados em paralelo,em um contator gostaria de colocar uma softstarter para ligar os dois ao mesmo tempo,.tenho uma softstarter de 15 cv , ela suporta ligar os dois motores ao mesmo tempo??

    Att
    Henrique

    ResponderExcluir
  43. porque nao posso instlar capacitor na saida do soft starter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O capacitor tem uma frequência projetada para 50 ou 60Hz e a saída do softstart, varia de 0 a 60Hz, e nos inversores pode dobrar a frequência. A frequência gerada pelos softstart é PWM totalmente diferente da alimentação da rede, no mais pode causar problemas no equipamento interferindo nos capacitores internos e podendo danificar o banco de capacitor instalado.

      Excluir
    2. Amigo, a sofstarter não gera tensão PWM mas fornece uma rampa de tensão, e tampouco usa capacitores internos. Quem faz isso é o inversor de frequência. E sim, não é possível instalar capacitor na saída da sofstarter.

      Excluir
  44. Gostaria de perguntar a vocês sobre como devo parametrizar a tensão de partida na soft-starter. A tensão que estarei utilizando é 220V entre fases. Aguardo breve contato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila a soft trabalha em porcentagem a tensão ok.... então a minima da soft start e de 25% e maxima de 100% . então vc regula a tensão dependendo da partida que vc quer, se seu conjulgado for de muito peso , muita dificuldade para quebrar a inercia então vc tem que começar com a minima de 25%.

      EXP: a partida é de 10 segundos com 25% de tensão inicial, então a soft vai levar 10 segundos ate elevar essa tensão de 25% até 100% ok....espero ter ajudado

      Excluir
  45. CHANDLER PARABÉNS PELO SEU BLOG, BAIXEI OS VÍDEOS DO CAD E SIMU E DO MEGÔMETRO E ACHEI BOA SUAS EXPLICAÇÕES,OBRIGADO!

    ResponderExcluir
  46. gostei muito deste blog tirei muitas duvidas

    ResponderExcluir
  47. Amigo, boa noite! Muito legal essa postagem, parabens mais uma vez!
    Como faço para especificar uma soft-starter dentro de um painel? Além dela, quais acessórios e componentes preciso me atentar para fazer uma especificação técnica para compra?
    No aguardo!
    Abraços,
    Doroteu

    ResponderExcluir
  48. Bom conteúdo,o melhor que achei...

    ResponderExcluir
  49. Tenho duvidas quanto a ventilação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As softs de maior potencia têm um ventilador proprio. O ideal é que vc parametrize-o para ligar sempre que a chave for alimentada e não somente quando acionar o motor a ser controlado .O local de instalação no caso de paineis fechados precisa de exaustão independente para aumentar a vida util da chave.

      Excluir
  50. Gostaria de material sobre emendas de cabos de AT, confecção de muflas e testes com HighPot. Valeu.

    ResponderExcluir
  51. BOM DIA,
    GOSTARIA DE UMA INFORMAÇÃO,POIS O SOFT APLICADO EM UM MOTOR DE 7.5 CV TRIFÁSICO ELE ESTABILIZA A TENSÃO, POIS EM CAMPO TENHO 220 VOLTS QUANDO COLOCO EM FUNCIONAMENTO COM INVERSOR DE FREQUÊNCIA, A VOLTAGEM CAI PARA 201 VOLTS NÃO PERMITIDO.
    AGRADEÇO
    MARCEL

    ResponderExcluir
  52. olá amigos,
    gostaria de um material mais técnico do soft-starter como alguns manuais e livros.
    sabem aonde encontrar?

    ResponderExcluir
  53. Cara. muito bom o post, bem informativo. mas uma dica: mude as cores da letra e do fundo do post, essas cores irritam os olhos fazendo com que a leitura se torne cansativa e isso faz com que você perca leitores!!! Fica ai a dica de um blogueiro para outro :)

    ResponderExcluir
  54. Gostaria que vc demonstrasse o comando para dois softs acionando dois motores ex. bombas de recalque. Com isso quero fazer a reversão automática usando o RRA - Rele Reversor Automático ... vejam no youtube grande abraço

    ResponderExcluir
  55. como é a história do soft-start

    ResponderExcluir
  56. Gostaria de saber este equipamento posui desligamento por tempo, quando der o comando para desligar um contato alimenta uma selonoide, so vai desligar motor apois um tempo de 10 a30 segundos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não possui temporizador no entanto pode-se programar rampa de aceleração e desaceleração e neste ultimo definir um tempo para parada.

      Excluir
  57. exelente o que acabei de ler neste conteudo de varios conpanheiros e deversos contestos de personalidades no ramos de eletrica como é gostoso ver e ler as esplicaçoes do antonio.
    joao santos-eletricista de sonda de perfuraçao de petroleo e gas terra.

    ResponderExcluir
  58. sou jhony! e atualmente trabalho com eletricidade! gostei muito do blog c ta de parabens!!!!!

    ResponderExcluir
  59. quero saber como ligar uma sof start em um compresso de 15 cv

    ResponderExcluir
  60. Olá, Existe a possibilidade de ligação de dois Motores em uma unica Soft starter?

    Aguardo resposta e desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desde que seja respeitada a capacidade maxima da soft, não tem problema.
      E ligações corretas...

      Excluir
  61. Cadê as fontes isso é tudo copiado daqui: http://www.feis.unesp.br/Home/departamentos/engenhariaeletrica/softstarter.pdf
    OLHA O PLÁGIO MININO!!!!!

    ResponderExcluir
  62. onde fica o rele de by-pass da ssw 07 e como posso subistituir o mesmo pode me ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O relé fica em serie com os tiristores(Um para cada).
      A troca é simples porem a compra não...
      Tente conserta-los, algumas vezes o problema é apenas sujeira, do contrario recomendo procurar uma revenda autorizada.

      Excluir
  63. OLA O MEU NOME E ROBERTO TEC ELETRICISTA INDUSTRIAL A MINHA DUVIDA E NA PARTIDA DIRETA COM FRENAGEM EU TINHA QUE MONTAR CONTATORES BANCO DE RETIFICADORES DE HONDA COMPLETA EM FIM ERA UM MOTE DE PARAFERNAIA E COM O SOFT START EU ESTOU LIVRE DE TUDO ISSO OBRIGADO

    ResponderExcluir
  64. vc e um genio tandler espero ser tao bom quanto vc gostaria de saber como usar uma sofstarter para partir 3 motores vc poderia postar no bloge pois e algo muito complicado agradeco desde ja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for ao mesmo tempo, coloque-os em paralelo de acordo com o limite de corrente da soft starter.
      se for um de cada vez, verifique se a soft tem opção multi partida/motor, nem todas tem esta opção.
      Geralmente o diagrama eletrico esta no manual do produto.

      Excluir
  65. ola boa noite a todos deste blog ,creio que esta e a ultima terca deste ano
    eu queria ver se alguem tem um circuito de comando e forca para partida de dois motores
    usando uma softstarter weg

    ResponderExcluir
  66. Gostaria de saber qual softstart devo usar em uma bomba de aguá de 25 cv ligada em 380 volts sou de Angatuba desde já obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendaria uma SSW07 61A.
      Efetue partida por rampa de corrente.

      Excluir
  67. Olá, gostaria primeiramente de elogiar o blog, ótimas informações e dicas! Eu comecei recentemente a trabalhar com a manutenção de drives, mas já chegaram umas 10 ou 12 ssw06 e ssw07 com E71 que é o erro no fechamento do bypass. Em todas as vezes o bypass estava bom e o problema era na placa de potência. Alguem sabe quais componentes trocar para ela voltar a funcionar? Ou tem que substituir a placa por uma nova?
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SSW07 - Siga os conectores dos relés/contatores de by pass.
      Encontrara um circuito para atracar e segurar o relé.
      Este circuito é composto normalmente por alguns transistores SMD(NPN e PNP). Provavelmente neste ponto estará o defeito .
      SSW06 - Defeito esta geralmente relacionado aos próprios relés, verifique a resistência da bobina...

      Excluir
  68. Inversor de frequência oferece a opção de modular a saída para o motor e consequentemente sua velocidade e torque.
    Soft serve basicamente para partida, parada e monitoramento do motor/aplicação.
    Além do custo ser bem diferente entre os casos...

    ResponderExcluir
  69. o que pode danificar ou queimar a placa de controle da soft starter? obrigado.

    ResponderExcluir
  70. Gostaria de saber como instalar um banco de capacitor, para corrigir o fator de potência em um motor que acionado um sfot start

    ResponderExcluir
  71. excelente, tenho uma duvida gostaria de saber se tem como fazer uma reversao num motor de 200 cv atravez de uma soft starter ssw 06,v 1.33, 604 A, preciso fazer esse motor girar alternadamente invertendo a rotaçao por alguns segundos depois posso movimenta-lo no seu sentido normal

    ResponderExcluir
  72. Gostaria de saber como detectar defeito nos tiristores de uma soft através de multímetro... Desde já agradeço e parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Use a escala de resistência.
      Baixas resistências podem indicar problema, não existe um valor exato, varia de acordo com o fabricante do tiristor.

      Excluir
  73. Gostaria de saber se existe alguma softstart com reversão de giro sem uso de contatores externos, isto é, como se faz nos inversores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem contator é fisicamente impossível, tem-se que inverter as fases de saída ou de entrada.

      Excluir
  74. Gostaria de saber se tem com ligar softstart em um compressor de ar condicionado monofasico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estes equipamentos só funcionam em motores trifásicos.

      Excluir
  75. Muito bom! Tava batendo uma aqui e parei pra estudar, muito obrigado.

    ResponderExcluir
  76. BOA TARDE

    PODE-SE INSTALAR SOFTSTARTER EM COMPRESSOR DE REFRIGERAÇÃO TIPO SCROLL, ONDE OS MESMOS LIGAM E DESLIGAM EM TORNO DE 10 VEZES POR HORA

    ResponderExcluir
  77. bom dia meu nome e Edilson tem como dar a partida em um motor weg de 150 cv 220 v e virar o triangulo em contatores pois se trata de um moinho da muitos picos durante o trabalho.resumindo,usar o solftstart apenas para a partida e trabalhar pelos contactores .se tiver vc tem como me enviar o desenho.obrigado

    ResponderExcluir
  78. Tenho uma câmera frigorífica e gostaria de automatiza-la para funcionar com partida suave e controle de energia mais eficiente. Porem seus componentes, compressor, controle etc. são um pouco antigo. Eu consigo fazer esta modernização mesmo em equipamentos antigos? vocês indicam uma solução?

    ResponderExcluir
  79. Bom dia!
    Estou com um problema na indústria onde trabalho, e que esta queimando muita Soft starter aqui nos racs de refrigeração, o que faz isso você sabe me dizer?

    ResponderExcluir
  80. Poderia me informar qual soft start seria indicado para dar partida em motor de 125CV 380V para refrigeração industrial.

    ResponderExcluir
  81. Amigo parabéns pelo trabalho ficou ótimo, você poderia me ajudar nessa questão: O soft starter é utilizado para partir e para
    controlar a velocidade de um motor? Justifique.
    Sou acadêmica de Engenharia Mecânica, confesso que essa parta da engenharia elétrica está sendo um desafio pra mim, se puder me ajudar eu agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Nayane!

      A soft start ela é exclusiva para partidas de motores, ela só controla a velocidade do motor na hora da partida. Controle este que é através da redução de tensão aplicada no motor, então o motor partira mais lento, pois não está com sua tensão nominal. Ja no inversor ele controla a tensão e frequência do motor em qualquer estágio, sendo assim, o inverso tem controle total do rpm do motor através do ajuste de tensão e frequência em qualquer tempo ou necessidade.

      Excluir
    2. Muito obrigada sua explicação foi ótima eu entendi tudo perfeitamente, novamente obrigada pela ajuda.

      Excluir
  82. Por favor, me exclaressa uma dúvida, um motor pode ser partido com a carga total usando a softstart?
    Ex.: um motor acoplado em uma bomda citrifuga de potência 150hp.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia amigo! É recomendado em 90% dos casos o seu motor partir sem carga na ponta do eixo. Ou seja a bomba partir com a sucção fechada e após a partida esta sucaca ser aberta. Agora existem casos que se parte com carga no eixo. Certo seria realizar o estudo de sua partida e verificar se ela te permite parti com carga.

      Excluir
  83. Boa noite a todos, gostaria de ssbsa se posso substituir um inversor por um softstast, para partir um compressor Scrolls, antes era usado um inversor, que tinha um pid, integrado , usava mas na questão da eficiência energética com o controle de proporcionalidade entre temperatura e frequência.

    ResponderExcluir
  84. Boa tarde, estou com uma soft ssw 07, para partir uma bomba em um sistema de incêndio, só que ela aciona sozinha, sem ninguém acionar as botoeiras, já viu disso?

    ResponderExcluir
  85. Bom dia , tenho uma soft 07 de 255a ela tá em 380 v com o comando 220v , está aprendendo erro 71 , os Contatos do by pass está bons , mais queria saber como testa as bobinas do by pass , pois elas tem três fios azul vermelho e preto? Desde já agradeço pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Desculpas não poder ajudar de imediato com a informação correta. Mas acredito que esta bobina deve ser como a de outros contatores de 3 terminais. Ou seja dois dele são comuns. Mas como lhe disse acredito e não tenho a certeza pois não tenho nenhuma disponível aqui.

      Excluir
  86. Boa noite estou com soft starter da eletromesa e no display aparece limite de corrente,o que poderia ser?

    ResponderExcluir