O QUE É UM INVERSOR DE FREQUÊNCIA E QUAIS AS SUAS VANTAGENS?




Conceitodispositivo eletrônico que transforma energia elétrica CA fixa (tensão e frequência) em energia elétrica CA variável, controlando a potência consumida pela
carga.

No caso específico o inversor de frequência é utilizado para controlar a rotação de um motor assíncrono. Isto é alcançado através do controle micro processado de um circuito típico para alimentação do motor composto de transístores de potência que chaveiam rapidamente uma tensão CC , modificando o valor “RMS” e o período. Ao controlar a rotação o motor , flexibilizamos a produção da máquina que é acionada pelo motor de indução.



Vantagens de se usar inversores

Substituição de variadores mecânicos.
Substituição de variadores eletro-magnéticos.
Automatização e flexibilização dos processos fabris.
Comunicação avançada e aquisição de dados.
Eliminação de elementos de partida pesada e complicada.
Instalação mais simples.
Aumento da vida útil do maquinário.
Evita choques mecânicos( trancos) na partida.
Redução do nível de ruído.
Excelente regulação de pressão e vazão
Economia de energia ( demanda e consumo).

Lembramos que 51% da energia elétrica gasta na industria é usada para alimentar os motores. Podemos então ver a importância de se dimensionar corretamente nossos motores e de reduzir ao máximo a potência consumida otimizando os meios de controle e de processo.


Como especificar um inversor

1. Potencia e tensão do motor.
2. Tipo de máquina ( ventilador , bomba , esteira , elevador , )
3. Ciclo de trabalho da máquina ( tempo para partir , rodar e parar )
4. Quantidade de operações por hora ( ou minutos , ou dias )
5. Tempo de aceleração e desaceleração.
6. Inércia da máquina.
7. Velocidade mínima e máxima.
8. Comando de 2 fios ou 3 fios
9. Referencia de velocidade ( rede , sinal analógico , velocidade pre-selecionada , “step – logic”,velocidade fixa abaixo de 60 Hz , potenciometro ).
10. Aciona rá acima de 60 Hz ? 
11. Tipo de parada ( inercia , rampa , frenagem CC )
12. Resistor de frenagem ? Dimensionar ohms e watts .
13. Temperatura ambiente.
14. Usará contator na entrada ou na saída ?
15. Comunicação serial ( devicenet , controlnet , ethernet , DF1, RS485 , ).
16. Ruído eletromagnético ( o inversor tem marca CE , tem filtros externos ).
17. Harmônicos ( analisar o impacto do inversor na instalação elétrica ).
18. Instalação elétrica - Aterramento e blindagem de cabos.
19. Montagem em painel existente , novo , dentro de gaveta de CCM ?
20. Proteção elétrica ( fusível , disjuntor , nível de curto – circuito ).

Proteção Elétrica de um sistema com inversor




A placa Eletrônica de Controle contêm os circuitos responsáveis pelo comando, monitoração e proteção dos componentes da potência.
Este cartão contêm também circuitos de comando e sinalização que serão utilizados pelo usuário de acordo com a aplicação, como saídas a relés e entradas digitais.


Sobrecarga : Limitando o valor “rms” num máximo de 1,5 a 2 vexes o valor nominal, calculando o aquecimento do motor ( I2t ) instantaneamente, levando em consideração a velocidade do motor , pois em baixas rotações a auto ventilação não permite correntes altas no motor.
Quando ocorrer o desarme por sobre corrente deve – se observar se foi devido a aquecimento do motor ou do próprio inversor .
Em caso do inversor , verificar se a circulação de ar está livre ou se o ventilador está funcionando.
Em caso do motor aguardar alguns minutos até o inversor permitir o religamento
Ele, normalmente , aguarda um tempo para resfriamento do motor. Porem isto pode ser “zerado” para que permita a partida imediata do motor, porém muito cuidado para não queimar o motor.



Curto Circuito: Se um curto acontecer na saída do inversor ( nos terminais do motor ou nos cabos entre inversor – motor) a sobre corrente é detectada internamente no inversor e um comando para bloquear os IGBT´s é dado. O curto é eliminado em micro segundos protegendo o inversor . Esta breve corrente é principalmente alimentada pelos capacitores usados com os retificadores e se torna imperceptível pela rede elétrica .
Portanto , se torna importante que se dimensione o inversor dentro do nível de curto circuito no ponto onde está instalado .Caso ele não atenda , pode-se colocar um indutor na entrada e/ ou na saída , que além de diminuir os ruídos , ajudam a diminuir o nível de curto . Outra alternativa é colocar fusível na saída do inversor com capacidade de suportar o curto .


Aquecimento do inversor:  O inversor tem um sensor no dissipador traseiro para detectar este aquecimento, e em caso de excesso, desliga o inversor. O seu mau funcionamento pode causar o desligamento indevido, necessitando ser trocado.Verificar também , se a ventilação está funcionando corretamente – bloqueio do fluxo de ar ou ventilador danificado podem fazer o inversor parar.

Queda de tensão da rede: Esta proteção é necessária para evitar um mau funcionamento dos circuitos de controle e o motor e para evitar a sobrecorrente quando a rede volta a tensão nominal. Geralmente , um valor de tempo de tolerância pode ser ajustado no inversor para evitar desligamentos indevido ( na faixa de alguns segundos – Ride Through) é usada para evitar danos aos seus componentes de força .

           O IHM  MOSTRA UM ERRO ( E06 ) DEVIDO
           A FALTA OU INTERRUPÇÃO INADEQUADA 
           DE TENSÃO EM UMA  ENTRADA DIGITAL
           DA PLACA DE CONTROLE.
                                                    
Falta de fase :  Os inversores estão providos dessa proteção, atuando instantaneamente ao falta uma fase na rede elétrica. Evitando assim a queima do motor.

Fuga à terra : Proteção quanto a baixa isolação do motor, cabos ou do próprio inversor. Observar que esta medição se dá em alta frequência e pode causar confusão nas medições de isolação que normalmente são feitas com aparelhos CC ( megôhmetro ) .

Logo abaixo download do manual do usuário do inversor Weg cfw 09 e a apostila de conceitos e técnicas de aplicação de um inversor.





277 comentários:

  1. Existe algum problema, não dá para baixar o arquivo

    ResponderExcluir
  2. ESROU REURPANDO ELE OK AMANHÃ JA ESTARA DISPONIVEL...ABRIGADO PELO AVISO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Help com arquivo: http://www.4shared.com/rar/8hlk1Dix/manuteno_contactor.html

      Não estou conseguindo abrir tal arquivo, o que pode está ocorrendo?

      Excluir
  3. O LINK JA FOI CORRIGIDO OK... O DOWNLOAD JA ESTA DISPONIVEL...OBRIGADO E DESCULPAS

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber se é possível reduzir a velocidade de um motor de máquina de costura industrial, com um inversor de frequência.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e possivel sim verificar a placa do motor e
      a qual inversor vai ser compativel

      Excluir
  5. Andre é possível sim basta saber as especificações elétricas de seu motor para obter um inverso adequado para ele. e com o inverso se pode chegar a qualquer velocidade de seu motor da mínima a máxima ok. exemplo ( seu motor é de 1800 rpm então você pode controla ele de 1 rpm a 1800 rpm na qual vc desejar. ) qualquer duvida estamos ai.

    ResponderExcluir
  6. Tandler. Muio bom seu material. Estou doido para ter o video de inversor de frequência, preciso urgente para trabalho da universidade se não o professor me fo....Se puder ser pra ontem ou me indicar onde tem eu agradeço.
    Forte abraço
    Paulo

    ResponderExcluir
  7. muito bom o seu sait. eu não to conseguindo baixa o video do cade simu sera q vc pode me passa por email josimar_85@hotmail.com fico agradecido se puder
    fico no aguardo

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de saber...
    Há um inversor de frequência aki na empresa que trabalho que está abrindo o fusível interno. Este fusível é de 35 A. Já é o 5º fusível que troco. Não sei porque o fusível esta abrindo.......
    Me ajudem por favor!!!

    Att,
    Cinthya Silva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssimo anônimo. Se o fusível está partindo com tanta freqüência há alguns pontos que você deve observar, além da qualidade do mesmo. Algumas situações a ser observada:
      1. Verificar a corrente que está circulando no circuito, daí saber de fato qual a potência que está no circuito e vise-versa;
      Há vária situações que podem levar um fusível a ruptura. Com base na potência que está presente, verifique se a corrente está dentro das especificações do inversor. Verifique também as conexões dos condutores no circuito de carga, se não há pontos frouxos, pois, isso pode gerar, além de um consumo desnecessário um aquecimento dos condutores e consequentemente uma interpretação equivocada do inversor onde o mesmo ira ter seu fusível interrompido.
      Seria interessante observar em que momento isso ocorre... mas, creio que os procedimentos acima lhe dará uma ideia do que pode está ocasionando tal ruptura.
      At...

      Excluir
    2. Os pontos abordados por Winstontec estão todos corretos.Acrescentaria ainda vc.verificar o estado interno do inversor,se não há umidade,sujeira (poeira,graxa,resíduos metálicos),que tb.podem provocar a queima do fusível.Outro problema,e aí seria mais sério,seria algum IGBT ou Mosfet estar com fuga ou iniciando um curto circuito.Neste caso o inversor deveria passar por um laboratório de eletrônica para ser avaliado,o que seria mais complicado,se no caso vc não ter outro de reserva.

      Excluir
  9. Para que serve o módulo de pré carga em sistemas com barramento DC unico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, tem a finalidade de alimentar gradativamente o link DC, para que não tenhamos picos de tensão nos capacitores do circuito, que por sua vez tem certa isolação a qual não pode ser ultrapassada. Inicialmente essa tensão e limitada pelo circuito de pre carga, que são os resistores e em seguida, apos um determinado tempo, entra o rele de pre carga, onde simplesmente fecha um curto no resistor para que possa ser transferida a energia sem limitação de corrente para os capacitores. Em resumo, os resistores de pre carga so trabalham em um determinado intervalo de tempo e apos isso, toda carga passa a ser transferida pelo rele, o circuito de pre carga ou modulo como vocë discrimina, não passa de uma proteção para os capacitores e para os usuarios que os operam, para que o mesmo não "exploda".

      Excluir
  10. Módulo de pré-carga:
    Ao energizar o inversor de freqüência uma tensão relativamente alta será entregue ao filtro ( capacitores ), que
    estará inicialmente descarregado, o que acarretará um alto pico de corrente que poderá causar
    danos ao inversor, uma maneira simples de controlar esta corrente é utilizando um circuito de pré-
    carga, que pode ser desde um simples resistor a um circuito mais complexo.

    ResponderExcluir
  11. pergunta:porque os contatos da contatora trifásica fica,faiscando e ela não atraca ela fica ricochetuando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AMIGO VERIFIQUE A VOLTAGEM DA BOBINA DO SEU CONTATOR PODE SER UMA COM VOLTAGEM 380 V EM UM COMANDO 220 V ...
      O FOGO QUE SE VER EH A CORRENTE DA CARGA,(ARCO VOLTAICO)
      NOTA! ISISTIR COM O EQUIPAMENTO NESSE ESTADO PODE OCORRER DETERIORAÇÃO DOS CONTADOS DO CONTATOR POIS ESTES AQUECEM SIMULTANEAMENTE COM ESSE TAL (ARCO)
      VALEW ESPERO TER AJUDADO!

      Excluir
    2. CONFERE TAMBEM O ENTRE FERRO DO SEU CONTATOR ELE PODE ESTA SUJO TAMBEM

      Excluir
  12. Parabéns pelo blog, muito bacana mesmo! :)

    abração!

    ResponderExcluir
  13. É possivel comandar dois inversores com um unico sensor de pressão...?

    ResponderExcluir
  14. sim! dependendo do seu processo, vc pode deixar um inversor na função mestre e escravo. o sinal que o inversor 1 receber ele retransmite para o inversor 2.

    ResponderExcluir
  15. TENHO UM INVERSOR DA WEG CFW09.
    PARA CONTROLAR A VELOCIDADE DO MOTOR, INSTALEI UM POTENCIOMETRO, PORÉM EU SÓ CONSIGO REGULAR 50% DA VELOCIDADE, NÃO MAIS. SERÁ QUE HÁ ALGUM SEGREDO NA LIGAÇÃO DO POTENCIOMETRO? ESTOU USANDO POTENCIOMETRO DE 5K, DE 10 VOLTAS, DA VISHAY. PODE ME AJUDAR?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc ja tentou jampear ele no 1 e 5 daqueles parafusinhos peuqenos
      faça isso , quem sabe vc podera ter um resultado melhor

      Excluir
  16. gladson ver o parâmetro p134 que é limite de velocidade maxima, pode ser isso ai ok. ver também o parâmetro p235 pois tem que está de 0 á 10 ou 0 á 20 volts. ok ? vá tambem na Dip Switch S1: uma chavinha que fica no cartão CC9 dentro do inverso e deixe ela em s1= off S2= off que quqer dizer que o sinal vai ser de 0 á 10 volts ok.......abraços e me da noticias se as informações ajudaram ok...

    ResponderExcluir
  17. Tandler: Gostaria de saber o que posso utilizar para controlar a tensão aqui na empresa, trabalho com compressor Bitzer 40cv, em um rack tem 4 cada, só que a tensão final de semana chega a dar 405V e nos dias normais 345V a 370V, preciso urgente regular esta tensão o que devo fazer meu amigo.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola amigo se isso tiver causando muitas avarias nos equipamentos voce pode se for economicamente viável sincronizar um gerador na rede nos horarios mais criticos ou mandar confecionar um transformandor estabilizador com controlador de demanda.

      Excluir
    2. A IDEIO DO PARCEIRO EH BOA..
      UMA IDEIA QUE TAMBEM REQUER CUSTO, SE VC INSTALAR UM BANCO DE CAPACITORES TALVEZ RESOLVA!..

      Excluir
  18. amigo td joia ? olha vc pode utilizar um relê de controle de tensão, só que a função dele é tirar o sistema quando ocorrer subtensão ou sobretensão. a sua chave é um inversor de frequência? se for amigo até 10% na variação da tensão está dentro da tolerância, 10% á mais ou a menos. ok ? vai ai o link ok

    http://www1.tron-ce.com.br/cms/opencms/tron/pt/arquivos/altronic/protecao/pdf/RST_RTT_RTM_RTC_RTI.pd

    ResponderExcluir
  19. ai cara como eu ligo um motor 380 a 660 quais fios eu ligo???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola amigo a tensao de 660v é somente para partida do motor quando for feito uma estrele triangulo em 380v, se ligar o motor em 660v as bobinas poderam queimar ja que a tensao de roptura do esmalte do fio de cobre e de 600v.

      Excluir
  20. Olá, bom dia amigo da pra ligar uma tv de 42' um receptor e um modem em um inversor de 450 w?

    ResponderExcluir
  21. dai é um inversor ou estabilizador.... pois inversores , tem a finalidade de controle de motores assíncronos por variação de frequência.... e esses equipamentos são feito para uma determinada frequência que é de 50 á 60 hertz. então aconselho a usar um no-break ou um estabilizador de 600 VA, acima. espero ter ajudado abraços e seja sempre bem vindo a ESD

    ResponderExcluir
  22. o inversor cfw 09 tem algum tipo de fusivel interno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. anônimo tem sim fusíveis interno ele, são os fusíveis que protegem o cartão de controle e a placa de potência ok.

      Excluir
  23. ola tandler sou joao batista gostaria saber qual placa usar para cincronisar um inversor cwo9 com cwo8 com 0 a 10/por cento regulavel
    ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. joão batista, no inversor cfw 09 vc ira usar a saída AO1 e no inverso cfw08 vc irá usar a entrada AI1 ok , programe a saída AO2 para 0 á 10 volts e a entrada AI1 para receber sinal de 0 á 10 volts.

      Excluir
  24. olá pessoal eu gostaris de saber se da pra parametrizar um inversor CFW09 para frenagem sem a resistencia de franagem.

    ResponderExcluir
  25. o cfw09 prescisa esta com a unidade de frenagem ja ligada pois ele vai fazer um reconhecimento da resistência para saber os dados da mesma e a quantidade de tensão e corrente que ela vai suporta. ok!

    ResponderExcluir
  26. amigo poderia me ajudar na seguinte questão:
    quando eu ligo 2 frizer's em um gerador de 3KVA a tensão geralmente cai de 220v pra 150v!
    o que faço para poder manter a tensão em 220v?

    ResponderExcluir
  27. anônimo provavelmente seus freezers estão sobrecarregando o gerador pois no máximo um gerador de 3 kva suporta 10 amperes. verifique a frequência do mesmo se estar correta ok.

    ResponderExcluir
  28. CARA PARA LIGAR 6 FREEZERS EU NESCESSITO DE UM GERADOR DE QUANTOS KVA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo: "Seria mais fácil e preciso a informação se informar quais as respectivas potências e tensões dos mesmos, aí, faríamos os cálculos e lhe reportaríamos com mais precisão e com alguma previsão percentual de tolerância para o dimensionamento do gerador...
      Aguardamos...

      Excluir
    2. AMIGO 1 GERADOR DE 5 KVA É SUFICIENTE P/VC MAS DERREPENTE FOR PRECISO INSTALAR MAIS CARGAS NO SEU ESTABELECIMENTO,1 GERADOR DE 7,5 KVA TE ATENDERÁ,BLZ, SÓ FIQUE ATENTO COM A MANUTENÇÃO DO GERADOR PARA QUE NÃO CAUSE MAIORES DANOS NO SEU ESTABECIMENTO.

      Excluir
  29. tandler:Como faço para usar o resistor de frenagem no inversor cfw 08 da WEG?Ele tem esse recurso?? precisa alterar algum parametro??Abç.. obrigado pela atenção..

    ResponderExcluir
  30. Tandler, se eu ligar um motor com carga, com o inversor a 3 hertz, o motor vai partir?

    Pietro Ogliari

    ResponderExcluir
  31. o motor vai partir sim e se ele for 4 pólos ( 1800 RPM )ele ficara numa rotação de 90 RPM.

    ResponderExcluir
  32. anonimo me passa a potência dos freezers ok... em amperes ou kw ou watts .certinho!

    ResponderExcluir
  33. Olá tenho um inversor weg Cf10 standart de 1 cv de 8Amperes e vou utilizar em motor de 0,33 cv trif,4 polos 1710 rpm de 1.4 Amperes.Poderia me ajudar se preciso instalar algum disjuntor ou rele de sobrecarga antes do inversor(rede-inversor e depois do inversor(inversor -motor)No aguardo obrigado

    ResponderExcluir
  34. amigo instale fusíveis ultra-rápido de proteção para o inversor ( rede-inversor ) que não ultrapasse a corrente nominal do seu inversor. e inversor-motor , o próprio inversor faz a proteção do seu motor, basta ele estar configurado para o seu motor ok.

    ResponderExcluir
  35. Como dimencionar um resistor de frenagem para um inversor de 3HP 380V

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amugo vc tem que ver as especificações de fabrica dele para saber se ele tem ou não a possibilidade de usar resistor de frenagen ok.

      Excluir
  36. preciso fazer funcionar urgente um CFW08, mas não cinsigo, esta certo a ligação dos bornes de potencia, e no borne superior d1, d2 e d4 esta as saisas de um temporizador. Ele funciona no manual, mas pela chave fica inerte. Obs: precisa de inverter rotação apos parada de 5 segundos.Poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
  37. Progra uma DI para mudar de Local para Remoto....

    ResponderExcluir
  38. OLA BOA NOITE
    TUD BEM ADOREI SUAS VIDEO AULAS SAO NOTA 10 TO APREDEND MUITO MAS TAVA COM UMA DUVID COMO LIGAR INVERSOR DE FREQUENCIA USAND COMANDO REMOTO VIA CLP VCS TEM ALGUN DESENHO MANUAL PARA EU FAZER ESSE TIPO DE LIGAÇAO O INVERSOR QUE EU TENH CFW8 E O CLP STEP7 DA SIMENS

    ResponderExcluir
  39. Tandler,

    Muito bom seu blog, mas deixa eu te perguntar!
    Estou precisando de mais informações para instalar/parametrizar 2 x CFW09 em paralelo pois minha carga é superior à maior mecânica fornecida pela Weg, sendo assim irei ligar 2 CFW09 em paralelo, como vou realizar este sincronismo e quais os cuidados que tenho que adotar, pois acredito que se 1 drive gerar falha o outro imediatamente terá q desligar!
    Grato,
    Thyago

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigo nunca cheguei a ligar 2 inversores em paralelo....eu ja vi mas nunca eu mesmo fiz....então procurarei me aprofundar mais no assunto e até mesmo fazer uma experiência ok....logo mais retorno.

      Excluir
  40. TANDLER

    EU TENHO UM MOTOR GRANDE DE 150CV LIGADO A UM INVERSOR. ESTE INVERSOR LIGA O MOTOR E DESLIGA 30 VEZES EM UMA HORA. ISSO PODE DANIFICAR O INVERSOR? EU JA TIVE QUE TROCA-LO NO PERIODO DE 1,5 ANO.
    GRATO.
    EDUARDO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigo pode parti sim pós o mesmo estando dentro das normas e parametizado adequado ele vai suprir sim suas nessecidades. agora recomendo uma boa manutenção no aparelho para evitar possíveis problemas ok.

      Excluir
  41. BOA NOITE ESTOU DESESPERAD QUEREND AJUDA COMO INTERLIGAR CLP COM INVERSOR DE FREQUENCIA EU ASSINEI CLUBE DO TECNICO MAS TUD MENTIRA O SITE NAO EXPLICA NADA DE INVERSOR FREQUENCIA E CLP ,QUERIA AJUD DE VCS URGENTE OBRIGAD PELA ATENÇAO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivan eu mesmo uso o da weg o clic 2 ok... fácil vc programa o mesmo e faz com que ele venha a fechar as determinadas DI do inverso com as suas funções já programadas.

      Excluir
    2. Ivansoares realmente com um click 02 é possivel fazer este acionamento, a mais simples seria se vc utilizar um inversor weg que é facil de parametrizar no parametro p00 coloque 5 você habiita o inversor para configuração tem o paramtro padrão de fabrica que retorna o inversor para condições originais, utilizando esta configuração vc não precisa de muito conhecimento depois utilizando um contador ou rele,no contato aberto 13 e 14 voce interliga o 13 no borne 1 do inversor e no borne 9 o 14 sendo que esta ordem não altera o resultando, tome o cuidado para não jogar tensão neste bornes senão você queima as entradas digitais, se você quiser usar os desligas, jog e inversão de sentido de giro é so fazer este mesmo processo lembrando que o 9 do inversor é comum ao circuito, agora vamos a parte do clp vc interliga as botoeiras as entradas, cria a logica de acionamento interna no clp, e as saidas voce alimenta o rele. Mais tome cuidado para não ligar errado e queimar componentes. Qualquer duvida posso esclarecer melhor?

      Excluir
    3. Ivan: Você tem toda razão quando cita o Clube do Técnico, em especial na categoria que citou (CLP). Este blog, do Tandler, é o melhor que deparei até o momento. As vezes não posto muito por não ter a tarimba dos demais... Eu fico muito é na observação e leituras... Os meninos aqui são os caras... ou melhor, são umas sumidades. Reforço meus cumprimentos ao TANDLER pela idealização do blog. Fico desde já a disposição no que eu puder ser útil.
      Sei que, aprendemos muito mais quando disponibilizamos um pouco de nosso tempo para ensinar, ou até mesmo para dividir um pouco de nossas experiências com quem está com alguma dificuldade. Pois, minha experiência em algum problema será útil para outros que, apesar de longa data no ramo, ainda não deparou com determinado defeito, que por ventura, eu ou você deparou e resolveu. Por isso, a contribuição de cada um de nós é muito bem vinda. Ao Anônimo, que como percebo, é um assíduo participante aquele abraço...
      Att.,
      Winston - Gov. Valadares-MG
      E-mail's: winston.eletroeletronica@bol.com.br
      eletronicagloria.wssales@hotmail.com

      Estamos aí... abraços a todos...

      Excluir
    4. Sobre os comentarios do Roni...vc teria como nos ajudar com um diagrama eletrico de ligação, realmente esse tipo de ajuda somente encontrei aqui neste blog que é excelente..por favor se tiver interesse em ajudar..meu email é..fermalback@hotmail.com....obrigado

      Excluir
  42. Tandler boa noite, estou adorando seu site.
    Gostaria de saber onde encontro material didatico sobre motores DC e como fazer pra variar sua velocidade, já vi varios sites, mas não são claros, pode me ajudar?

    vanderley sá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe, pelo fato de a pregunta não está direcionada a mim. Mas, os motores DC/CC são mais "fáceis" de se controlar que os AC's ou CA's.
      Por quê? Pelo fato de a corrente DC, obviamente já retificada, já está sendo controlada. VCC é onde já temos o controle do sentido dos elétrons, daí, com base no dimensionamento e/ou especificações do fabricante, constante no equipamento que deseja controlar, torna-se mais fácil em parte (pois vai depender do domínio de cada um). Assim, você poderá efetuar cálculos específicos ao que deseja, e determinar quais componentes poderão ser utilizados, de forma a atender a demanda da carga exigente (no caso o MOTOR VCC) o qual pretende controlar sua velocidade. O circuito controlador de velocidade, pode controlar tanto a tensão (V/E) quanto a corrente que se deseja (I = A). Como já disse, vai depender do projeto que pretende desenvolver.
      A princípio, para motor de baixa potência, terá como estágio principal o amplificador e chaveador (um TRIAC) TIC106 (exemplo). Considerando que para cargas maiores redefine-se os componentes. Pode-se utilizar, mais comumente em aplicação os transistores MOS-Fete, com inúmera aplicações em circuitos eletroeletrônicos...
      Não terá muita dificuldade colega. Vou dar uma vasculhada em meus arquivos e apostilas antigas de curso e até mesmo as mais novas e e exemplos de alguns circuitos montados para tal fim, e assim, lhe envio ou arrumo um jeito de disponibilizar aqui...
      Pois sou meu crú em manusear páginas de blogs e etc... rsrs...
      até.
      Winston Sales - Governador Valadares-MG.

      Excluir
  43. Tandler, gostaria de saber se posso controlar a velociade de um motor monofasico 1/2 ate 2 cv 1700 rpm com potenciometro, ou terei que usar inversor de frequencia.
    vendo que nao entendo muito do assunto.
    tem como controlar 02 motores ao mesmo tempo com velocidade diferente com 01 inversor de frequencia ? Grato de sua atençao.

    ResponderExcluir
  44. Olá tandler meu nome e anderson parabens pelo blog. No meu trabalho tive que tocar 3 inversores da conecranes 10 kwts porque estavam com o Igbts "vazando", medi cada saída p o motor com o inversor alimentado e cada saída u,v,w p a massa estava com 50 volts.poderia me ajudar a achar a causa deste problema ?

    ResponderExcluir
  45. ola sou j gostaria de saber comofazer para aumentar a velocidade do inversor altivar 11 ele esta em 60hertz poderia explicar detalhado ou como mudar para comando local eu tenho os paramentos mas nao estou conseguindo obrigado

    ResponderExcluir
  46. ola TANDLER tem como vc colocar tutorial configurando inversor com botoeiras desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  47. Boa Noite,
    instalei um inversor cfw09 num motor de uma maquina e preciso freiar o motor a 0rpm em no maximo 2s. qual o melhor jeiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. colega, embora a pergunta não esteja direcionada a mim, me desculpe pela intromissão.
      Meios para tal intenção existem sim, na minha concepção e avaliação do sistema, que vai desde um interação de inversor com uma fonte DC trabalhando com um sistema pneumático de frenagem (a desenvolver e analisar de acordo com torque e etc...).
      Acho que ficaria mais fácil uma análise se expor as especificações do motor o qual pretende frear.
      Pois, para o desenvolvimento de um dispositivo para tal fim, depende de vários cálculos e estudos conforme a complexidade do sistema em relação ao motor.
      Pois envolve considerações diversas em relação ao motor. Exemplos: 1. Mecânica: Torque de Partida; Torque em giro livre do eixo; Tamanho físico do motor; Rotação em Partida inicial, rotação em Livre (sem alimentação).
      Elétrica: as já conhecidas: Potência; Corrente; Tensão de Nominal e etc...
      Pois, dependendo do tamanho do eixo e peso do torque do eixo em rotação livre, sem alimentação, pode ser necessário dimensionar e desenvolver um sistema pneumático com um o respectivo intervalo de tempo para o acionamento da frenagem em disco acoplado ao eixo do mesmo. Tal acionamento estaria interfaceado com um circuito eletrônico que enviaria tal ordem, podendo ser até mesmo o próprio inversor. Reitero que depende da estrutura mecânica e giro livre do mesmo. Pois o dispositivo cortaria momentaneamente a alimentação enquanto o sistema entraria em ação no processo de frenagem, que pode ser fixa ou frenagem com encosto rápido frequente no disco (sem atrito constante).
      Tudo pode ser feito em interação com o inversor...
      Att.,
      Vou ver se consigo fazer uma simulação com um motor pequeno por aqui e analisar os resultados...
      At.,

      Excluir
    2. como colocar a função jog no inversor cfw10

      Excluir
  48. estou instalando um inversor cfw08 para um motor 1cv e gostaria de ligar com uma botoeira e potenciometro para regulagem de velocidade e queria um esquema completo.

    ResponderExcluir
  49. Olá amigo Tandler, gostaria de saber se vc pode me passar no e-mail meu algumas dicas de conserto de inversores ou manuais técnicos de manutenção em inversores??? Desde já fico muito agradecido!!!

    ResponderExcluir
  50. Olá gostaria de parabenizar o blog pela gama de informações. Queria tirar uma dúvida, sou eletricista industrial em uma usina de açúcar, não tenho muita experiência com inversor. O fato ocorrido é seguinte: Na mesa alimentadora usa um inversor de frequência CFW 09 cuja o corrente nominal do motor é de 209 A.
    Acontece que no supervisório o operador não pode passar de 80% da velocidade pois ela desarma mesmo sem a mesa alimentadora estar carregada, aparece ERRO 15, Se ele coloca para acelerar 100% ela desarma com o mesmo ERRO 15. Se trabalhar com a mesa abaixo de 80% ela trabalha normal. Ajude por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigo me passa de quanto é o inversor e os dados desses parametros ai ok: 156-157-158-169-170-171-172-202-400-401-402-403-404

      Controle vetorial com encoder, fiação do encoder ou
      conexão com o motor invertida, pode ser isso ai ok...

      Mau contato ou fiação interrompida na ligação entre o inversor e o motor;

      Excluir
  51. Pessoal,
    Meu nome é Célio.
    Agora aposentado, pretendo exacerbar meu hobby em marcenaria e como a operadora aki no Rio cria alguns problemas para a instalação de trifásico, vejo que minha saída são inversores...
    Vi em um site que seu uso pode ter uma vantagem de até 30% de economia no consumo. Não vejo sentido a não ser no controle da partida em motores AC, mas em outros consumos (lâmpadas, TV, etc...), seria jogar Lavoisier na lama, estou certo?

    ResponderExcluir
  52. olá eu gostaria de saber,qual há diferença de uma partida com inversor de frequencia,para há com sofster starte,aguardo sua resposta,obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. no inversor de frequência vc efetua a partida com controle de frequência e tensão, e no inversor vc tem o controle exato de velocidade. e na soft-start vc tem uma partida com apenas o controle da tensão , sendo assim vc não terá como controlar a rotação de seu motor....espero ter ajudado. seja sempre bem vindo a ESD .

      Excluir
  53. ola tandler tudo blz pois é rapaz fiz um projeto no simu cade e não deu certo como faço para tirar minhas duvidas desde ja agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá amigo. baixa ai essa vídeo aula feita por mim para ensinar a usar o cad simu e assim vc verifica o que esta errado ok

      http://www.4shared.com/video/k8d5dkqy/VIDEO_AULA_CADSIMU.html

      Excluir
  54. Olá Tandler
    Segue os parametros:
    156(230)-157(230)-158(230)-169(100%)-170(100%)-171(100%)-172(100%)-202(sensorless)-400(380)-401(209)-402(1185)-403(60Hz)-404(150Cv).
    Será que pode ser o inversor que está com defeito.?
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. JULIANO OBSERVAMOS QUE PODE SER O ENCODER OK APARTI DA VELOCIDADE NOMINAL ELE DÁ ESSE ERRO....; FAÇA O SEGUINTE , COLOQUE O INVERSOR PARA RODAR LOCAL SEM INTERFERÊNCIA DO SUPERVISÓRIO AI SIM VC IRA SABER SE É O SUPERVISÓRIO OU O INVERSOR OK

      Excluir
  55. Tandler muito obrigado valeu mesmo, Deus te abençoe e continue sempre te iluminando. Abraço

    ResponderExcluir
  56. inversor esta causando ruido em dcx behriger 2496 em som automotivo oque fazer ligo em energia normal e o ruido some quando ligo no inversor o ruido aparece oque fazer

    ResponderExcluir
  57. Olá Tandler!
    Eu fiz os teste local e remoto está normal. Acontece que a mesa alimentadora com 100% de velocidade (vazia) roda normal, se carregar e por os 100% desarma erro 15, será que pode ser o inversor?

    ResponderExcluir
  58. estou precisando estalar um inversor em um motor 3cv trif. e gostaria de ligar com uma botoeira e potenciometro para regulagem de velocidade e queria um esquema completo.mmeu e-mail sstos@ig.com.br desde agradeço a todos.

    ResponderExcluir
  59. Boa Noite.
    Meu nome é Eduardo
    Seria possível alguém me mandar por e-mail um esquema de reversão de motro com inversor.
    E-mail emc2005@ig.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigo utilize a Di ( entrada digital ) do inversor para fazer a reversão ok....leia manual do seu inverso e habilite essa Di ( entrada digital ) para opção reversão ok...

      Excluir
  60. Bom dia.
    Meu nome é Carlos Queiroz - Ceres - Goiás.
    Desenvolvi uma máquina simples para dobrar ferro para construção (estribo), maquina possui um motor 2cv com 1750 RPM possui também um conjunto de polias: sendo 1º conjunto 7mm e 34mm, e 2º conjunto 10mm e 600mm, conforme o calculo a RPM deste conjunto é 60 RPM. Gostaria de ajuda para completar este projeto desta máquina, pois mesmo com essa redução através de polia o motor esta bem rápida para dobra a ferragem. A máquina percorrerá um ângulo de 90º grau para a dobra do ferro, ou seja, cerca de 15 centímetros. Senhores gostaria saber se tem algum equipamento adequado para tal redução, sem mexer no conjunto de polias, alem dos: contactora, chave fim de curso, temporizador e outros. Senhores eu não tem conhecimento em eletromecânica. Por gentileza gostaria de auxilio neste projeto.
    Meu e-mail: crqconsultoriampe@hotmail.com
    (062) 84939719

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem sim amigo para a sua solução seria um inversor de frequência ...nele vc pode obter a velocidade desejada e com rampa de aceleração e desaceleração ok.... mais detalhes add meu email... anacletopontes@hotmail.com

      Excluir
  61. Carlos Queiroz - Ceres - GO.
    Caro companheiro Tandler, como já tinha relatado no dia 08 de julho. O problema maior que estou encontrando é a falta de profissional da área para instalar o comando elétrico do motor, como foi sugerido por você em sua resposta postada no mesmo dia 08/07. Companheiro, se não for incômodo gostaria solicitar do senhor relação dos componentes que poderei usar para montar redução do motor, para percorrer um intervalo de 15 centímetros - com 90º grau. “O motor 2cv com RPM de 1750; atualmente a RPM do motor com jogo de polias – nos estágios 1º e 2º - ficou em 60 RPM. Gostaria que esse intervalo fosse mais lento, e que este movimento desse a volta e voltasse para o inicio sem prejudicar a qualidade do trabalho e que o danificasse o motor”.

    ResponderExcluir
  62. Carlos Queiroz - Ceres - GO.
    Caro companheiro Tandler, como já tinha relatado no dia 08 de julho. O problema maior que estou encontrando é a falta de profissional da área para instalar o comando elétrico do motor, como foi sugerido por você em sua resposta postada no mesmo dia 08/07. Companheiro, se não for incômodo gostaria solicitar do senhor relação dos componentes que poderei usar para montar redução do motor, para percorrer um intervalo de 15 centímetros - com 90º grau. “O motor 2cv com RPM de 1750; atualmente a RPM do motor com jogo de polias – nos estágios 1º e 2º - ficou em 60 RPM. Gostaria que esse intervalo fosse mais lento, e que este movimento desse a volta e voltasse para o inicio sem prejudicar a qualidade do trabalho e que não danificasse o motor”.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CARLOS O CORRETO SERIA VC CHAMAR UM PROFISSIONAL DA AREÁ OK POIS O INVERSOR DE FREQUÊNCIA PRECISA DE CONHECIMENTO AVANÇADO PARA PROGRAMAR O MESMO....CASO TENHA INTERESSE IREI OBTER O TELEFONE DE UM AMIGO QUE TRABALHA AI NA USINA DE ÁLCOOL DE RUBIATABA E ELE TEM BASTANTE CONHECIMENTO NO ASSUNTO E PODERÁ COM CERTEZA AJUDA-LO....POIS PARA MIM A DISTÂNCIA ATRAPALHA OK , E ESSE MATERIAL PARA VC SERIA MELHOR FAZER A LISTA DE MATERIAL PESSOALMENTE , PARA EVITAR GASTOS DEMASIADOS E A COMPRAR DE UM EQUIPAMENTO ERRADO OK. FICO NO AGUARDO DE SUA RESPOSTA...QUAL QUER COISA MEU TEL: É (64)8114-7506 LIGUE APOS AS 19:00 HORAS CERTO.

      Excluir
  63. GENTE TO COM U, PROBLEMA???
    TO COM UM INVERSOR DA WEG CFW 9 QUE A CORRENTE DE LEITURA DA PLACA DE CORRENTE NÁO É A MESMA MEDIDO PELO ALICATE AMPERIMETRO. GOSTARIA DE SABER SE TEM ALGUM AJUSTE QUE POSSO FAZER NA PLACA??? POIS MEU SISTGEMA ESTA PARANDO POR SOBRECARGA QUE NAO É REAL. DUPLIQUEI OS VALORES DE CORRENTE DE SOBRECARGA PARA NAO PERDER PRODUÇÃO. ME AJUDEM?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AMIGO ESTOU COM O MESMO PROBLEMA AQUI EM UM INVERSOR CFW 09.... ESTE PROBLEMA É CAUSADO PORQUE O TC ( TRANSFORMADOR DE CORRENTE DO INVERSOR ) ESTA DANIFICADO OK...TEM QUE SUBSTITUIR O MESMO CERTO, É A ÚNICA SOLUÇÃO, POIS NÃO TEM PARÂMETROS DE REGULAGEM PARA O MESMO

      Excluir
  64. amigos boa tarde, parabens pelo conteudo das respostas.
    gostaria da opinião de vocês para resolver um problema de parada de um motor de indução trífasico de 1,5 cv trabalhando com o CFW08 sem redutor. A situação é que preciso manter o motor com algum tipo de freio enquanto estiver sem o sinal do clp para avanço ou retorno. conto com as sugestões de vocês. abraços a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AMIGO USE A FUNÇÃO SENSORLES . ESTA FUNÇÃO DEIXA O MOTOR MAGNETIZADO AO PARALO OK....ASSIM O EIXO NÃO RODA POR MOR INERCIA . É O PARÂMETRO P202 OK ...VER LÁ CERTINHO....ABRAÇOS E ESPERO TER AJUDADO.

      Excluir
  65. Tandler,

    Boa tarde, meu nome é Célio - RJ.
    Dia 23/06/12, fiz uma um questionamento a respeito da economia, citada em um site, de até 30% no uso de inversores...é possível que você não tenha reparado.
    Tenho interesse no uso de inversor, aliás é até uma necessidade devido problemática da Light, porém como o uso não seria comercial e sim hobbysta, qualquer investimento deve ser bem pensado...
    Grato

    ResponderExcluir
  66. ola.
    queria saber uma coisa.
    programei o inversor cfw08 tudo certinho como descrito no manual. o acionamento é simples.
    acionar pelo Relé 24v do CLP.
    mas nao ligou. queria saber oq pode ter ocorrido.
    Eu tenho muito mais facilidade com o cfw09, pois no curso nos fazemos aulas praticas com ele.

    caso possa me ajudar agradeço.

    ResponderExcluir
  67. Prezado estou com um inversor CFW 08em bancada. Porém, estou com uma dúvida:
    Estou entrando com 220v nele, porém, ele está saindo só 135 - 142...e está com a frequencia máxima de 6600. O que eu faço?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigo verifique para qual tensão o seu inverso está habilitado a trabalhar e também qual tensão de saída ele está programado ok.....abraços e

      Excluir
  68. qual o cálculo mais prático para descobrir o inversor que atenderá melhor a minha necessidade, se tenho dois motores um de 30 cv e um de 5cv ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigo vc terá que dimensionar seu inversor pela corrente nominal de seu motor exemplo: um motor de 50 cv em 440 volts = 61 amperes... então seu inversor será um de 86 amperes ok.... e assim por diante ok

      Excluir
  69. Ola, cara ,estou com um problema,Tem um inversor CFW-08 comandando um motor de 5 CV, so que este motor queimou, ai eu tive que colocar um motor de 12,5 CV, parametrizei conforme os dados do novo motor, so que o inversor nem acionou.Antes acionava, agora não.O que sera que aconteceu? eu apenas troquei os parametros do motor, antes no antigo motor acionava. por favor me ajudem.

    ResponderExcluir
  70. Olá. Gostaria de saber se um inversor ligado no veículo para uso de uma t/ de 14", gasta muita bateria. E, quanto tempo posso manter a tv ligada.

    ResponderExcluir
  71. olá amigos gostei muito do blog não tenho muita experiencia em blogs ,mas deu para ver que é interessantissimo p/mim e acredito que para muitos trocar experiências e passar conhecimentos adquirido ao longo da carreira é uma otima maneira de dominar ainda mais tais conhecimentos marcio_cardoso2008@hotmail.com

    ResponderExcluir
  72. Alguém já utilizou inversor Danfos?? instalei um na empresa para manter a pressão na linha dágua constante , mas estou querendo colocar um transdutor de pressão, para seu controle.Li e reli o manual e não tem jeito ele não modulo pelo setpoint que programei.
    Estou usando um transdutor de 2 fios de 4-20ma e pressão até 10BAR.Coloquei 24v em um fio e o outro liguei na entrada analógica ela está habilitada e configurada para enviar o feedback,com contole em malha fechada, trabalha em MIN.4ma MAX.20ma,pressão com unidade em BAR configurada. O inversor é um Danfos Aqua Drive FC 200.

    ResponderExcluir
  73. achei interesante o equipamento gostaria de saber se este aparelho fonciona num portico volante q tem 2 motores de 3 hp no carro e fonciona intermitentemente ou seja 2 a3 seg cd partida e as vezes ate com inversão, como o aparelho se comporta

    ResponderExcluir
  74. Também não estou encontrando o link paras download.

    ResponderExcluir
  75. Para aqueles que não estão encontrando seus donwloads, basta ir direto na pagina do 4shared do EESD http://www.4shared.com/u/twNSsBG0/VISITE_ELETRICA_E_SUAS_DUVIDAS.html

    ResponderExcluir
  76. Roberto Ramos 18 de setembro.
    Nos manuais de inversore falam comando local e remoto e tecla. quel a diferença entre os dois. favor responder no e-mail;rjesusramos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  77. Tenho um motor de 1800 RPM - 60 Hz monofasico... reduzindo a velocidade ira reduzir a taxa de escorrecamento demais e assim pode ate queimar o motor? reduzir para 30 Hz com o inversor cfw 10

    ResponderExcluir
  78. Amigo boa tarde. Em primeiro lugar, parabens pelo blog. Gostaria de saber se existe e se posso usar um inversor de frequencia para controlar um MOTOR DC.

    ResponderExcluir
  79. Boa Noite, trabalho com afiações em esmeril mono 110v 1 hp, necessito de controlar a rotação bem como o RPM do motor,qual inversor os Srs. aconselham

    ResponderExcluir
  80. VÁRIOS MOTORES ALIMENTADOS POR UM INVERSOR VETORIAL SENSORLESS, SÃO PROPÍCIOS A BAIXAR ISOLAMENTO MAIS RÁPIDO, JÁ QUE NÃO HÁ CONTROLE DE TORQUE?

    ResponderExcluir
  81. bom dia...pessoal tenho um cfw09 10cv 220v 28ah quero ligar o potenciometo mais não sei qual são os conectores onde conecto o potenciometro me falaram em 1 e 5 mais vcs sabem mais se tiver como me ajudar meu email é adricavalinho@hotmail.com me add ou manda email desde ja obrigado...

    ResponderExcluir
  82. amigo ver esse artigo ai ok e baixe a video aula que vai te ajudar

    ResponderExcluir
  83. amigo ver esse artigo ai ok e baixe a video aula que vai te ajudar

    ResponderExcluir
  84. http://eletricaesuasduvidas.blogspot.com/2012/05/video-aula-inversor-de-frequencia.html?m=1

    ResponderExcluir
  85. Tenho uma extrusora com um motor de 25vc, partida por inversor Santerno, Mod. Sinus M, 4TBA2X2. Derepente a máquina começou a variar a frequencia sozinha. No display do inversor, a frequencia também varia. A variação deveria ser feita apenas por um potenciometro que tenho instalado. Alguém pode me ajudar??? Obrigado e parabéns pelo site!!!

    ResponderExcluir
  86. curiosidade alguem sabe me dizer se é projudicial um motor de 10cv girar o dobro da rotação dele o motor e auto ventilado weg e é pra 1160 mais de vez enquando ele vai ir até 2200rpm e vai ficar uns 140minutos trabalhando sendo que 20 minutos em 2200rpm e o resto em 1650...dessde já obrigado

    ResponderExcluir
  87. tenho um inverso cfw09,e o mesmo esta com uma alimentação trifásica na entrada de 440 vca so que na saída esta com 49 vca alguém pode me explicar o por que,como já observei que todos os parâmetros estão corretos acho que o inverso queimou

    ResponderExcluir
  88. OLÁ TANDLER, PRIMEIRAMENTE PARABÉNS PELO BLOG MUITO BOM.
    CAMARADA COMO FAÇO PRA LIGAR UM INVERSOR EM UMA BANCADA COM ACIONAMENTO REMOTO. SENDO UMA BOTOEIRA PARA MUDAR LOCAL/REMOTO E VICE VERSA, UMA OUTRA BOTOEIRA PARA LIGAR O MOTOR E UM POTENCIOMETRO PARA INTERVIR NA VELOCIDADE DO MOTOR.
    GRATO.

    ResponderExcluir
  89. BOA TARDE TANDLER, GOSTARIA DE UMA AJUDA, POIS TENHO UM INVERSOR CFW700 WEG... GOSTARIA DE AUMENTAR SEU TORQUE NA HORA DA PARTIDA, POIS AS VEZ TENHO QUE PARTIR O MOTOR DE 30CV, 1765RPM COM CARGA E NUM CONSIGO...JÁ MUNDEI O TIPO DE CONTROLE PARA V/F AJUSTÁVEL PARA AUMENTAR O FLUXO NOMINAL, MAIS NÃO DEU CERTO, O INVERSOR NAO LIGA NEM EM LOC. E NEM REM., O QUE DEVO FAZER CARO AMIGO?

    ResponderExcluir
  90. BOM DIA !
    PEÇO QUE ME AJUDE , TENHO UM INVERSOR CW8 E TENHO UM MOTOR ACOPLADO AO MESMO, COMO POSSO FAZER QUE UM EIXO DE UMA ESTEIRA GERE UM SINAL ANALOGICO PARA QUE O MOTOR FUNCIONE EM CONCIDENCIA COM A VELOCIDADE DA ESTEIRA , ESTE INVERSOR NÃO TEM ENTRADA DE ENCODER, SO TEM ENTRADA ANALOGICA .
    FICO AGRADECIDO PELA AJUDA.

    ResponderExcluir
  91. Amigos, tenho um motor de 0,5cv,8p, 220/380v e gostaria de acoplá-lo em uma hélice para fazer um exaustor de 5 velocidade, sendo: uma mínima, uma máxima e 3 ptos de velocidades intermediárias. consigo fazer isso sem usar um inversor? Muitíssimo obrigado pela ajuda e sinceros parabéns por este serviço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigo vc precisar de um inversor de frequência ...não tem como ok tem que usar um inversor...nele vc pode utilizar até 7 velocidades pre definidas por você....

      Excluir
    2. obrigado Sr. Luis Oliveira pela gentileza.... e sua atenção....qualquer dúvida é só entrar em contato....fico feliz em ajudar.

      Excluir
  92. Olá tandler parabéns pelo trabalho que está fazendo,estou com um problema tenho um soprador com um motor monofásico e quero que ele acione com um inversor sendo que gire nos dois sentido como posso fazer isso se o inveror a saida e trifásica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc tera que fazer um fecha mento externo com contatores. Nesse fechamento vc tera que troca o 5 pelo 6 nos terminais do motor... Assim ele trocara o sentido de giro. O.fechamento tera que ser feiito fora fora por contatores.

      Excluir
    2. Vc tera que fazer um fecha mento externo com contatores. Nesse fechamento vc tera que troca o 5 pelo 6 nos terminais do motor... Assim ele trocara o sentido de giro. O.fechamento tera que ser feiito fora fora por contatores.

      Excluir
  93. Ola como posso controlar um inversor WEG CFW10 em um computador?

    ResponderExcluir
  94. Bom dia
    Gostaria de saber se posso ligar um motor de 25hp em um inversor de 20hp?
    buregiomaquinas@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  95. Eu consigo criar uma resistencia de 12,5 % da massa corporal de uma pessoa por meio desse inversor?

    ResponderExcluir
  96. QUAL A DIFERNÇA ENTRE INVERSOR D FREQUENCIA E SOFT START

    ResponderExcluir
  97. Bom dia amigo, tenho uma fonte de 50 amperes que toca meu som quando ligada à energia de 110 volts, um inversor 1000 W consegue manter minha fonte ligada por um período de 2 horas tendo a bateria carga para alimentá-lo?

    ResponderExcluir
  98. Tenho um módulo de 2400 PMPO para o som grave e um outro de 1200 PMPO para o som agudo, totalizando 3600 PMPO, tocados por uma bateria simples de 80 amperes e outra de gel de 100 amperes, junto com uma fonte de 50 amperes alimentada por energia elétrica de 110 volts. Valeu...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kara diz ai invesor de frequencia ou caregador de bateria ??

      Excluir
  99. Ah, a fonte é para ir recarregando a bateria, queria saber se a fonte pode ser alimentada pela energia do inversor 110 volts para recarregar a própria bateria onde está ligado o inversor!

    ResponderExcluir
  100. Alguém sabe dizer o código do sensor de temperatura que fica na placa de potência desses inversores CFW09 maiores?
    São aqueles que ficam dentro do resistor de pré carga preso ao contactor.
    Eles abrem muito.

    ResponderExcluir
  101. oi tudo bom;gostaria de um videoaula ou explicações dos contatos que entra e sai das borneiras que me confundem um pouco.obrigado?

    ResponderExcluir
  102. Oi TANDLER, tudo bem?
    Este PDF sobre inversor que é disponibilizado na página oferece soluções de frenagem de inversor. Fazem até um comparativo em entre o custo da frenagem dinamica e regeneração para a rede. Você conhece o metodo de regeneração? É muito aplicado a industria?? Que empresa é essa?
    Muito obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigo o método regenerativo é quando vc utiliza a unidade de regeneração que também é vendido pelo fabricante do inversor, assim quando vc estiver reduzindo a velocidade do motor essa energia que o motor vai gerar (regenerar ) não sera queimada por resistências e sim devolvida a sua rede elétrica ...

      Excluir
  103. porque que queimam motores ligados a vareadores

    ResponderExcluir
  104. como colocar a função jog no inversor cfw 10

    ResponderExcluir
  105. Tenho um inversor CFW-08 Versão 2.0 (weg) sinal de entrada monofásico 220, e coloquei para sair trifásico 220V. Quero com este inversor e 2 fim de curso eletrico fazer um motor trifásico de 0,5CV. Iverter a rotação cada vez que um fim de curso é acinado. (fazendo um movimento de ida e vinda). Isto é possivel? em quais parametros do inversor faço isto?

    ResponderExcluir
  106. ola gastaria de ajuda dos companheiros preciso instalar um inversor em um motor de 3 cv mas preciso colocar botoeiras gostaria de contato com um tecnico estou no rj e meu e-mail sstos@ig.com.br

    ResponderExcluir
  107. para te responder presiso saber de que forma voce quer que ele foncione e que marca e modelo e este inverter

    ResponderExcluir
  108. olá , tudo bem , primeiramente parabens pelo site , tenho q ligar um motor de 22 cv em uma maquina , e gostaria de saber qual a melhor maneira que eu possa fazer pra ter uma boa proteçao com o minimo custo possivel .

    ResponderExcluir
  109. a tensao é de 220volts trifasica , tambem gostaria de saber passo a passo como uso a autoprogramaçao

    ResponderExcluir
  110. AMIGO NA EMPRESA QUE TRABALHO TEMOS UM INVERSOR DE FREQUENCIA CFW-09 E DA WEG JA TEM UM TEMPO QUE ESTA DESARMANDO POR SOBRE CORRENTE NA SAIDA QUAL ACAUSA DESE DESARME VC PODE MIM AJUDA OBRIGADO POR FAVOR ME MANDA ARESPOSTA NESSE E MAIL antonio.jose@yamana.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. seu problema foi resolvido por email ja ok....agradeço a atenção

      Excluir
    2. TANDLER sou tec. de eletrica, hoje retirei 04 variadores de freqüência CFW08 PLUS WEG ligados a motores 440v, para substituição dos coolers.so que 02 desses após há reinstalação no painel,ao ligar o disjuntor que alimenta V/F,queimou vários fusíveis de comando de disjuntores da subestação em que trabalho.agradeço dês de já.favor me manda a resposta nesse e mail: Cris_.silva@live.com

      Excluir
  111. BOA TARDE!!
    TRABALHO COM PROJETOS DE IRRIGAÇÃO, NORMALMENTE USO O INVERSOR QUANDO DIMENSIONO BOMBAS DISPONIVEIS APENAS COM MOTOR TRIFASICO, E A REDE NA PROPRIEDADE É MONOFASICA. SE PASAR A USAR COMO PADRÃO EM CADA PROJETO (PROJETOS ESTES TOTALMENTE AUTOMATIZADOS, COM PAINEL E CONTROLADOR ELETRICO), TERÁ ECONOMIA DE ENERGIA/ EQUIPAMENTO, ETC. vISTO QUE GERALMENTE O SISTEMA FICA LIGADO APROX. 8HRS? GRATO SE FOR ATENDIDO!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigo o cfw 09 da weg o inversor sendo trifasico ele funcionara em monofasico ok ...só que tem uma observação, só inversores até 10 amperes certo. acima disso tem que ser obrigatoriamente trifasico ok.

      Excluir
  112. não consigo baixar a apostila de manutenção de inversores,mas quero parabeniza-lo pelo blog é muito bom valeu.

    ResponderExcluir
  113. Gostaria de saber se o inversor de frequencia trifasico com um motor monofasico ( motor de maquina de custura industrila de 400wats 110v, se sim qual seria o inversor ideal .

    grato

    ResponderExcluir
  114. olá, gostaria de saber se é possivel comandar quatro motores trifásicos de mesma potencia e rotação com um único inversor ? grato

    ResponderExcluir
  115. Qual diferença de carregadores de bateria automotiva transformadores e carregadores inversores de frequencia? ambos podem ser ligados diretamnete no carro sem desconectar os cabos da bateria?

    ResponderExcluir
  116. quero sabe de um inversor cfw 09 trabalhando em mestre e escravo se o escravo queimar qual poderia ser o motivo desse poblema

    ResponderExcluir
  117. estou precisando de rpm acima da nominal do meu motor ,será que o inversor resolve este problema?

    ResponderExcluir
  118. estou precisando de rpm acima da nominal do meu motor ,será que o inversor resolve este problema?

    ResponderExcluir
  119. boa noite.
    por favor tire uma duvida cruel que esta em minha cabeca.tenho um motofreio de 70 cv com rotor rebobinado,dupla polaridade,que trabalha conjugado a um redutor e a um banco de resistencia para movimentar uma carga de 15 a 17 ton.
    seria possivel, substituir o comando e o banco de resistencia por um inversor de frequencia, e o motor continuar com o mesmo desempenho?
    tenho duas pessoas com opinioes diferentes entao, conto com sua ajuda para tirar a duvida.

    ResponderExcluir
  120. Boa tarde meu nome é André e parabéns pelo blog,tenho um baita ploblema sou novo na area de manutenção de inversores cfw 08,09,11 e tenho aki 2 inversores cfw09 mecanica 8 180am estou testando ele em um motor trifasico de 0,50cv de 1800 rpm 380v mas quando eu mando ele partir o motor gila só q travando e vibrando bastante oq isso poderia ser ficaria muito grato se vc me ajudar meu email andre_psytrance7@hotmail.com obrigado

    ResponderExcluir
  121. olá , tudo bem , primeiramente parabens pelo site , tenho q ligar um motor de 2 cv 220 v em uma maquina , e gostaria de saber se posso usar um invesor de 5 cv q ja tenho sera possivel ???.

    ResponderExcluir
  122. Boa tarde,

    é preciso utilizar um redutor com o inversor?

    ResponderExcluir
  123. Boa tarde,

    é preciso utilizar um redutor com o inversor?

    ResponderExcluir
  124. o que pode causar a falha de "sobre tensão" em um inversor de frequencia?

    ResponderExcluir
  125. Olá amigo, estou com um problema. Tenho um motor de 2 HP e vou aciona-lo com um CFW 08. esse motor é para acinar um portão eletronico atraves de botoeiras. Eu preciso que ele abra. feche e pare. A parada deve ser pela botoeira ou por 2 fim de curso instalados nas extremidades. Voce pode me ajudar ? meu e-mail: sidnei_junior87@hotmail.com

    ResponderExcluir
  126. gostaria de saber se tem inversores com entrada mono e saída trifásica para motor de 7,5cv

    ResponderExcluir
  127. Cara seu blog e show continue assim abraço...

    ResponderExcluir
  128. ola gostaria de saber se o curso de parametrizaçao de inversores da weg em jaragua do sul e bom

    ResponderExcluir
  129. boua noite vc tem o manual de manutenção do cfw08 16A e diagrama do circuito de potencia, ou sabe como faço para testar os disparo do pwm com o igbt no lugar ou sem ele e como devo fazer para inibi E00 vlw

    ResponderExcluir
  130. ola em primeiro lugar é muito bom ter vcs nos ajudando, que Deus te abençoe. é eu queria saber pra que serve uma resistencia ligada no inversor cfw - 09 e como calcular.

    ResponderExcluir
  131. Ola como posso ligar um CFW 08 com acionamento remoto por botao, e controle de velocidade por potenciometro

    ResponderExcluir
  132. A possibilidade de converter um inversor cfw08 380v para 220v! ou a soluçao e substituilo?

    ResponderExcluir
  133. carlos torres

    Olá amigo,porfavor gostaria que vc me tirase uma dúvida,em um sistema de partida de um motor,temos um conversor de frequensia toda vez que damos partida este começa a desarmar antes de atingir a velocidade maxima,que ação deve ser tomada para evitar a falha.

    OBRIGADO PELO ESPAÇO ESTA DE PARABENS.

    TREC CARLOS TORRE
    carlostorres_serv@hotmail.com

    ResponderExcluir
  134. Ola Amigos, gostaria de saber se da e como fazer para partir um invesor da seguinte maneira: Trata-se de um motor ventilador de 20CV, se ele parar acaba girando ao contrario então quando liga da falha no invesor, como fazer ele girar ao contrário por poucos segundos e depois iniciar trabalho em sentido horário.

    ResponderExcluir
  135. Tandler, para achar a corrente de um motor eu cálculo potência dividido pela tensão somente ou preciso acrescentar outro valor na fórmula como fator de serviço por exemplo para determinar o sobre-carga.

    ResponderExcluir
  136. Eu quero saber se posso trabalhar com velocidades acima da velocidade nominal do motor se sim qual é o limite desta?

    ResponderExcluir
  137. gostaria de fazer downloads..
    Porque é tão complicado..e não vem nada..

    ResponderExcluir
  138. Olá, sou Fernando, preciso de ajuda. Está ocorrendo onde trabalho, que dois inversores de freqüência estão se desligando, não desarmando por falhas. Cada inversor aciona um motor e os dois apresentão esta falha, são alimentados pela mesma fase de comando, porém o desligamento não ocorre simultaneamente.
    As vezes desliga um, as vezes o outro. No mesmo painel existe outro inversor, (três no total), este outro não apresenta falha, considerando então que o desligamento não se dá por alta temperatura dentro do painel. Será os sensores de temperatura do dissipador de calor destes dois inversores apresentando defeito? Qualquer ajuda é bem vida. Grato. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  139. tander como faço para habilitar o mais novo lançamento do inversor weg eu fecho quem com quem.

    ResponderExcluir
  140. Por que não se recomenda que os inversores operem em velocidades abaixo de 50%
    da velocidade nominal? Por que o conjugado do motor começa a decrescer quando se
    ultrapassa a freqüência nominal?

    ResponderExcluir
  141. boa noite gostaria de saber oque acontece se eu alimentar um inversor de frequencia trifasico corrente alternada com alimentaçao cc?
    na verdade o meu problema é o seguinte:
    tenho um motor de 15 cv corrente alterna e preciso alimentar ele com um banco de baterias de automovel sera que isso é possivel e como deverei fazer para conseguir ligar este motor qual componentes necessitarei?

    ResponderExcluir
  142. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  143. tenho um cfw 10 que ta ligado em uma esteira de academia e ele funciona e para derepente e aparece no inversor um erro e05 alguem sabe o que pode ser ?
    e-mail para resposta bacural_2003@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse erro quer dizer carga no motor muito alta ou programação muito baixa no parâmetro P156.

      Excluir
  144. Preciso funcionar um motor de geladeira de 1/8 hp, 110 vca , através de uma bateria de 12 vcc , em trabalho continuo por horas a fio . O que preciso usar ? Tenho encontrado muitos inversores de frequência , mas nenhum deles aceita carga de um motor , apenas de eletrônicos e cargas resistivas. Podes me ajudar nessa ?

    ResponderExcluir