Novo Padrão Brasileiro de Tomadas de acordo com a norma NBR 14136.



Esta norma foi aprovada em 2001 com a participação de vários setores da sociedade, sempre buscando a segurança das instalações elétricas e principalmente a segurança dos usuários.


Segurança contra choque elétrico
Em função do rebaixo existente na configuração desta tomada, evita-se o contato com as partes energizadas dos plugues, fato este muito comum quando um plugue está parcialmente inserido na tomada ou quando ocorre uma inserção unipolar deixando um dos pinos energizado exposto ao contato do usuário.






















- Inserção parcial: quando um plugue estiver parcial ou totalmente inserido na tomada, não pode permitir contato acidental com as partes vivas (energizadas); 


- Inserção unipolar: não deve ser possível estabelecer ligação entre um pino de um plugue e o contato sob tensão de uma tomada enquanto o outro pino permanecer acessível:


Conclusão:
Em ambos os casos os usuários podem levar um choque elétrico com risco de vida, principalmente as crianças, e com a nova geometria da tomada padrão isso não ocorrerá;



Padronização de apenas duas versões de correntes nominaisA NBR 14136 padroniza as correntes de 10 A e 20 A. Em função do diâmetro dos plugues torna-se impossível a inserção de um plugue de 20 A em uma tomada de 10 A, evitando-se desta forma uma situação de sobrecarga. 
Entretanto, o consumidor poderá utilizar um plugue de 10 A em uma tomada de 20 A. Esta solução proporciona ao usuário maior versatilidade.



Conexão do condutor terra antes dos demais
Com o novo padrão e devido as suas características, o condutor terra sempre será conectado antes dos condutores de energia lembrando que o aterramento é obrigatório nas novas instalações desde julho de 2006, conforme a Lei 11.337, alem de ser fundamental para a segurança do usuário.







                     Padronização das configurações






Características do padrão 
As tomadas podem ser:
- Fixas e sempre 2P+T 
- Móveis, 2P ou 2P+T 
- De 10A ou 20A 
- De embutir, sobrepor ou semi-embutir 
- Desmontáveis ou não desmontáveis
Aspectos Normativos: ABNT NBR5410


6.5.3 Tomadas de corrente e extensões


6.5.6.1 Todas as tomadas de corrente fixas das instalações devem ser do tipo com contato de aterramento (PE).


As tomadas de uso residencial e análogo devem ser conforme NBR 6147 e NBR 14136 e as tomadas de uso industrial devem ser conforme IEC 60309-1.


5.1 Proteção contra choques elétricos


5.1.2.2.3 Eqüipotencialização5.1.2.2.3.6 Todo circuito deve dispor de condutor de proteção, em toda sua extensão.


NOTA – Um condutor de proteção pode ser comum a mais de um circuito, observado o disposto em 6.4.3.1.5.

FONTE: (ESSA MATÉRIA FOI FEITA COM BASE NO WEBSITE DA SIEMENS ) .

11 comentários:

  1. existe um prazo para troca das tomadas antigas

    ResponderExcluir
  2. a adequação começou em 2000 e a parti de 07/2011 se tornou obrigatorio a adequação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLÁ PROFESSOR ! COMO ESTÁ ?
      CONFESSO QUE GOSTEI MUITO DESTE SITE, EU ESTOU EM ANGOLA SERÁ QUE EU PODERIA TER UMA FORMAÇÃO ONLINE COM VOCÊS ? POR FAVOR ESTOU A PRECISAR MUITO.

      Excluir
  3. Tandler comprei uma geladeira, uma máquina de lavar e um fogão em Junho de 2011. Todos eles vinheram com o fio terra separado do pluque de alimentação. Os aparelhos ainda estão na garantia, tenho direito a reclamação?

    ResponderExcluir
  4. Como se diz mesmo, se por um lado esse novo padrão ficou ótimo,pelo outro, ou melhor por dentro... é impressão ou inventaram um conector gigantesco para o mesmo tamanho de caixa do padrão antigo, fora a facilidades que alguns modelos tem de espanar o parafuso e nem segurar os fios...fora isso, acho uma excelente evolução....

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber a distância entre uma tomada e outra...
    Agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço nenhuma forma para determinar a distancia entre elas, porem voce pode calcular o perimetro para saber quantas tomadas colocar em cada comodo

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Desculpem se foge do tópico, mas achei adequado à pergunta.
    Fiz um curso elétrico e o professor me orientou a não enrolar os fios pois gera calor (resistência) e consequente maior consumo de energia. Verifiquei em minha casa que em algumas roldanas os fios foram enrolados e em outras torcidos (ficando 02 fios juntos enrolados) que descem para as tomadas. Realmente causará maior consumo de energia? Seria interessante tentar arrumar tudo (desenrolar em alguns casos e deixar a fiação sobrando e em outros casos cortar e emendar)? Tem muita coisa, são 02 quadros, no total com quase 30 disjuntores bipolares. Agradeço desde já.

    ResponderExcluir