CONHECA O QUE É UMA CHAVE FIM DE CURSO

CONHECA O QUE É UMA CHAVE FIM DE CURSO
CONHEÇA O QUE É UMA CHAVE FIM DE CURSO OU MICROSWITCH

DISPOSITIVO DE PROTEÇÃO A CORRENTE DIFERENCIAL-RESIDUAL

PRINCIPIO DE FUNCIONAMENTO 

O DR OPERA EM FUNÇÃO DO CAMPO MAGNÉTICO  RESULTANTE DA CIRCULAÇÃO DA CORRENTE PELOS CONDUTORES DE ALIMENTAÇÃO DOS CIRCUITOS ELÉTRICOS. EM CONDIÇÕES NORMAIS ESSE CAMPO MAGNÉTICO É PRATICAMENTE NULO, MAS EM CASO DE FUGA ASSOCIADAS A CHOQUES ELÉTRICOS OU DEFEITOS DE ISOLAÇÃO, O SEU VALOR DEIXA DE SER NULO E ASSUME UM VALOR PROPORCIONAL À CORRENTE QUE ESTÁ FUGINDO A TERRA.


O DR, POSSUI INTERNAMENTE JOGOS DE CONTATOS, MECANISMO DE ACIONAMENTO MANUAL, UM TRANSFORMADO DE CORRENTE COM NÚCLEO TOROIDAL, UM ENROLAMENTO DE DETECÇÃO, UM SISTEMA MECÂNICO DE DISPARO E OUTRO DE TESTE DE FUNCIONAMENTO DO PRÓPRIO DR.


COMO AS CORRENTES DO CIRCUITO ESTARÃO SEMPRE PASSANDO PELO TRANSFORMADOR DE CORRENTE DO DR, EM CASO DE FUGA A TERRA, O CAMPO MAGNÉTICO RESULTANTE É DIFERENTE DE ZERO E É DETECTADO PELO ENROLAMENTO DE DETECÇÃO, QUE ACIONA O SISTEMA DE DISPARO RESPONSÁVEL  PELA ABERTURA DOS CONTATOS ELÉTRICOS, INTERROMPENDO ASSIM A CIRCULAÇÃO DA CORRENTE ELÉTRICA EM SEUS CONTATOS PRINCIPAIS.


O SISTEMA DE TESTE DO DR, AO SER ACIONADO, POR INTERMÉDIO DE UM BOTÃO EXISTENTE AO PRÓPRIO DR, PROVOCA A CIRCULAÇÃO DE UMA CORRENTE POR FORA DOS CONDUTORES QUE PASSAM DENTRO DO NÚCLEO TOROIDAL, SIMULANDO REALISTICAMENTE UMA FUGA E CONSEQUENTEMENTE  O DESLIGAMENTO DO PRÓPRIO DR.


Exigido o uso pela Norma Brasileira de Instalações Elétricas NBR 5410
DISPOSITIVO A CORRENTE DIFERENCIAL RESIDUAL - DR

SE ALGUMA PESSOA VIER A TOCAR UMA PARTE VIVA DO CIRCUITO PROTEGIDO: A QUANTIDADE DE CORRENTE QUE IRA CIRCULA PELO CORPO DA PESSOA PROVOCARÁ IGUALMENTE UM DESEQUILÍBRIO NA SOMA VETORIAL DAS CORRENTES. ESSA DIFERENÇA É DETECTADA PELO DISPOSITIVO DIFERENCIAL, TAL COMO UMA CORRENTE DE FALTA À TERRA.


QUANDO ESSA DIFERENÇA ATINGE UM DETERMINADO VALOR ELA ATIVA UM RELÊ. ESTE RELÊ IRA PROVOCAR A ABERTURA DOS CONTATOS PRINCIPAIS DO PRÓPRIO DISPOSITIVO OU DO DISPOSITIVO ASSOCIADO A ELE (CONTATOR OU DISJUNTOR ).


O DISPOSITIVO DR É COMPOSTO BASICAMENTE, DOS SEGUINTES ELEMENTOS:



1- UM TC DE DETECÇÃO TOROIDAL, SOBRE O QUAL PASSA CADA UM DOS CONDUTORES DE POTÊNCIA E QUE ACOMODA TAMBÉM O ENROLAMENTO DE DETECÇÃO, RESPONSÁVEL PELA MEDIÇÃO DAS DIFERENÇAS ENTRE CORRENTES DOS CONDUTORES.

2- CONTATOS PRINCIPAIS DE POTÊNCIA.

3- CONDUTORES PRINCIPAIS, QUE INTERLIGAM OS CONTATOS DE ENTRADA AOS CONTATOS DE SAÍDA DO DISPOSITIVO.

4- ELEMENTO DE PROCESSAMENTO DO SINAL E QUE ACOMODA O DISPARADOR DO DR, GERALMENTE DESIGNADO RELÊ REVERSÍVEL.


5- INTERRUPTOR PRINCIPAL LIGA/DESLIGA DO DISPOSITIVO DR.


TIPOS DE DR : 

*INTERRUPTORES DR
*DISJUNTORES COM PROTEÇÃO DR INCORPORADA
*TOMADAS COM INTERRUPTOR DR INCORPORADO
*BLOCOS ACOPLÁVEIS A DISJUNTORES CAIXA MOLDADA E MODULARES ( MINI DISJUNTORES )
*E PEÇAS AVULSAS ( RELÊ DR E TRANSFORMADOR TOROIDAL ) QUE SÃO ASSOCIADOS A UM ELEMENTO DE SINALIZAÇÃO OU ALARME SE EVENTUALMENTE FOR APENAS ESTA, E NÃO UM DESLIGAMENTO, QUE É O OBJETIVO DA DETECÇÃO DR.







Gambiarra. Rede elétrica. Previna-se, ou melhor, nunca faça!

Medidas de segurança:  A instalação elétrica do local deve ser feita com segurança por profissional qualificado para evitar sérios riscos à sua segurança. A instalação deve ter pelo menos fusível e disjunto adequados.


Logo a baixo estou postando umas fotos de gambiarras elétricas que chego a ver por onde eu passo no meu dia a dia.


Este é um painel que estava em pleno funcionamento. E para  ligar a iluminação o pessoal abria e colocava a mão,  
qualquer pessoa apenas necessita-se da luz ia lá e ligava. 
Este é o mesmo da foto a cima só que aberto.veja uma gambiarra grave! O mesmo esta com a alimentação de força jampiada em cima do contactor. Fora ainda a proteção contra o tempo  (chuva,sol até animais. ) que não tem nele, olha o bura em cima do painel.








Conheçam o painel que eu o batizai com o nome balaio de gato ou ninho de cobra :)


Agora eu pergunto quem é quem ai nesses cabos ? Qual chave é de qual motor ? Outra esse painel se é que podemos chamar de painel é um painel de um posto de combustível.
Pessoal comentem ao final da postagem,expressem o que vocês acharam dessas gambiarras e não esqueça gambiarra jamais,nunca.






Aproxima foto é uma emenda em um cabo aéreo de baixa tensão que particularmente chamo de emenda giboia ou sucuri voadora, vocês entenderão o porque desses nomes... :)





Pareçe ou não uma cobra sucuri enrolada no cabo? 









Comentem ! 

Aprecie sorria com a emenda giboia. :):):)








"Veja como é fácil fazer de um painel um armário para guarda copo"

Barramento energizado com 380 volts. Perceba o risco de quem está guardando esse copo lá. Esta pessoa ou ela não valoriza a vida dela mesmo ou está muito mal informada do risco que esta correndo.




Respeite a vida respeite a segurança. Eletricidade mata ! Seja um profissional exemplar e pratique sempre a 
NBR-5410. 




Mais a baixo estou postando umas fotos de gambiarras mais não elétricas so para descontrair um pouco e vermos o que encontramos quando sairmos as ruas no nosso dia a dia.




















NÃO ESQUEÇAM DE COMENTAR SOBRE AS FOTOS.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...