DISPOSITIVO DE PROTEÇÃO A CORRENTE DIFERENCIAL-RESIDUAL

PRINCIPIO DE FUNCIONAMENTO 

O DR OPERA EM FUNÇÃO DO CAMPO MAGNÉTICO  RESULTANTE DA CIRCULAÇÃO DA CORRENTE PELOS CONDUTORES DE ALIMENTAÇÃO DOS CIRCUITOS ELÉTRICOS. EM CONDIÇÕES NORMAIS ESSE CAMPO MAGNÉTICO É PRATICAMENTE NULO, MAS EM CASO DE FUGA ASSOCIADAS A CHOQUES ELÉTRICOS OU DEFEITOS DE ISOLAÇÃO, O SEU VALOR DEIXA DE SER NULO E ASSUME UM VALOR PROPORCIONAL À CORRENTE QUE ESTÁ FUGINDO A TERRA.


O DR, POSSUI INTERNAMENTE JOGOS DE CONTATOS, MECANISMO DE ACIONAMENTO MANUAL, UM TRANSFORMADO DE CORRENTE COM NÚCLEO TOROIDAL, UM ENROLAMENTO DE DETECÇÃO, UM SISTEMA MECÂNICO DE DISPARO E OUTRO DE TESTE DE FUNCIONAMENTO DO PRÓPRIO DR.


COMO AS CORRENTES DO CIRCUITO ESTARÃO SEMPRE PASSANDO PELO TRANSFORMADOR DE CORRENTE DO DR, EM CASO DE FUGA A TERRA, O CAMPO MAGNÉTICO RESULTANTE É DIFERENTE DE ZERO E É DETECTADO PELO ENROLAMENTO DE DETECÇÃO, QUE ACIONA O SISTEMA DE DISPARO RESPONSÁVEL  PELA ABERTURA DOS CONTATOS ELÉTRICOS, INTERROMPENDO ASSIM A CIRCULAÇÃO DA CORRENTE ELÉTRICA EM SEUS CONTATOS PRINCIPAIS.


O SISTEMA DE TESTE DO DR, AO SER ACIONADO, POR INTERMÉDIO DE UM BOTÃO EXISTENTE AO PRÓPRIO DR, PROVOCA A CIRCULAÇÃO DE UMA CORRENTE POR FORA DOS CONDUTORES QUE PASSAM DENTRO DO NÚCLEO TOROIDAL, SIMULANDO REALISTICAMENTE UMA FUGA E CONSEQUENTEMENTE  O DESLIGAMENTO DO PRÓPRIO DR.


Exigido o uso pela Norma Brasileira de Instalações Elétricas NBR 5410
DISPOSITIVO A CORRENTE DIFERENCIAL RESIDUAL - DR

SE ALGUMA PESSOA VIER A TOCAR UMA PARTE VIVA DO CIRCUITO PROTEGIDO: A QUANTIDADE DE CORRENTE QUE IRA CIRCULA PELO CORPO DA PESSOA PROVOCARÁ IGUALMENTE UM DESEQUILÍBRIO NA SOMA VETORIAL DAS CORRENTES. ESSA DIFERENÇA É DETECTADA PELO DISPOSITIVO DIFERENCIAL, TAL COMO UMA CORRENTE DE FALTA À TERRA.


QUANDO ESSA DIFERENÇA ATINGE UM DETERMINADO VALOR ELA ATIVA UM RELÊ. ESTE RELÊ IRA PROVOCAR A ABERTURA DOS CONTATOS PRINCIPAIS DO PRÓPRIO DISPOSITIVO OU DO DISPOSITIVO ASSOCIADO A ELE (CONTATOR OU DISJUNTOR ).


O DISPOSITIVO DR É COMPOSTO BASICAMENTE, DOS SEGUINTES ELEMENTOS:



1- UM TC DE DETECÇÃO TOROIDAL, SOBRE O QUAL PASSA CADA UM DOS CONDUTORES DE POTÊNCIA E QUE ACOMODA TAMBÉM O ENROLAMENTO DE DETECÇÃO, RESPONSÁVEL PELA MEDIÇÃO DAS DIFERENÇAS ENTRE CORRENTES DOS CONDUTORES.

2- CONTATOS PRINCIPAIS DE POTÊNCIA.

3- CONDUTORES PRINCIPAIS, QUE INTERLIGAM OS CONTATOS DE ENTRADA AOS CONTATOS DE SAÍDA DO DISPOSITIVO.

4- ELEMENTO DE PROCESSAMENTO DO SINAL E QUE ACOMODA O DISPARADOR DO DR, GERALMENTE DESIGNADO RELÊ REVERSÍVEL.


5- INTERRUPTOR PRINCIPAL LIGA/DESLIGA DO DISPOSITIVO DR.


TIPOS DE DR : 

*INTERRUPTORES DR
*DISJUNTORES COM PROTEÇÃO DR INCORPORADA
*TOMADAS COM INTERRUPTOR DR INCORPORADO
*BLOCOS ACOPLÁVEIS A DISJUNTORES CAIXA MOLDADA E MODULARES ( MINI DISJUNTORES )
*E PEÇAS AVULSAS ( RELÊ DR E TRANSFORMADOR TOROIDAL ) QUE SÃO ASSOCIADOS A UM ELEMENTO DE SINALIZAÇÃO OU ALARME SE EVENTUALMENTE FOR APENAS ESTA, E NÃO UM DESLIGAMENTO, QUE É O OBJETIVO DA DETECÇÃO DR.