FUSÍVEL NH O CONHEÇA MELHOR !

NH são as iniciais de Niederspannungs Hochleistungs, que em língua alemã significa "Baixa Tensão e Alta Capacidade de Interrupção.

Atendendo às normas IEC 60 269-1 e IEC 60 269-2-1 e NBR 11841. Seu corpo cerâmico de alta resistência de um material denominado Esteatite, que atende a uma série de requisitos de solicitações dos esforços mecânicos e térmicos que ocorrem durante as sobrecorrentes.

Os fusíveis são preenchidos por areia de quartzo de alta pureza química e distribuição granulométrica controlada. Este material conduz parte do calor do elemento para o corpo e desempenha papel fundamental no processo de extinção do arco e partes metálicas a prova de corrosão.

FUSÍVEIS NH  DE 1000 AMPÉRES 
Os fusíveis utilizam 2 letras, ( letras para identificação do tipo de atuação do fusível )sendo que a primeira letra, denomina a "Faixa de Interrupção" , ou seja, que tipo de sobcorrente o fusível irá atuar, que são elas:

  • "g" - Atuação para sobrecarga e curto
  • "a" - Atuação apenas para curto-circuito

A segunda letra, denomina a "Categoria de Utilização", ou seja, que tipo de equipamento o fusível irá proteger, que são elas:

  • "L/G" - Proteção de cabos e uso geral
  • "M" - Proteção de Motores
  • "R"- Proteção de circuitos com semicondutores

Sendo assim, temos as montagens dos principais fusíveis utilizados no mercado:

  • "gL/gG"- Fusível para proteção de cabos e uso geral (Atuação para sobrecarga e curto)
(Esta curva é que em sua maioria denominam erroneamente - "Retardados")
  • "aM" - Fusível para proteção de motores
(Pela confusão, nunca se sabe se esta curva pode denominar-se "rápida" ou "retardada")
  • "aR" -Fusível para proteção de semicondutores
(Este podendo ser chamado de "Ultra-Rápido", por não criar conflito com outras curvas)

HÁ DIVERSOS TIPOS DE FUSÍVEIS, EMBORA O FUNCIONAMENTO SEJA BASEADO NO MESMO PRINCÍPIO. OS FUSÍVEIS SÃO PROJETADOS COM DIVERSAS CAPACIDADES E DEVEM SER USADOS DE ACORDO COM A NECESSIDADE DE PROTEÇÃO DE CADA CIRCUITO .
NÃO TENTE USAR FUSÍVEIS DE MAIOR CORRENTE DE PROTEÇÃO, JÁ QUE VOCÊ PERDERA SUA PRINCIPAL CARACTERÍSTICA : A PROTEÇÃO DO CIRCUITO .



7 comentários:

  1. bom gostaria saber hoje já se no brasil as grandes usinas térmicas gostaria de saber se existe ulguma variações de frequências em relação as usinas idroeletricas já que as frequências do brasil e padrão roberto soza

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, estava com duvidas e foi de grande ajuda.


    Obrigado

    ResponderExcluir
  3. Muito bom! É sempre bom agregar conhecimentos. Parabens!

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber si tem que colocar fusível nh na caixa padrão de luz

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de entender uma coisa: qual é a real diferença entre os fusíveis NH1, NH2 e NH3, já que os NH2 e NH3 tem dimensões parecidas e os três modelos possuem faixas de atuação em comum? Como eu posso identificar visualmente esses três tipos de fusíveis? (lógico sem ver o que está escrito). Obrigado pela atenção! Se possível entre em contato comigo pelo email kaleby.amaral@outlook.com.

    ResponderExcluir