GRAU DE PROTEÇÃO ( IP ) NBR IEC 60529 .

Hoje vamos falar de uma característica de proteção muito importante para um equipamento elétrico, a classificação IP ( Índice de Proteção ).
Trata-se do grau de proteção (IP), apresentado na norma NBR IEC 60529 - Graus de proteção para invólucros de equipamentos elétricos .

O grau de proteção IP ( Índice de Proteção ) classifica e avalia o seguinte:

  • Proteção de pessoas contra o contato a partes energizadas sem isolamento; contra o contato as partes móveis no interior do invólucro e proteção contra a entrada de corpos estranhos.
  • Proteção do equipamento contra o ingresso de água em seu interior.
Os invólucros são designados por uma simbologia que é composta de uma sigla “IP”, seguida de dois dígitos, que classificam o grau de proteção do equipamento elétrico.


Placa identificadora de um motor elétrico .

Um equipamento de alta disponibilidade, levando-se em consideração a aplicação em um ambiente industrial deve ser robusto o suficiente para estar sujeito, por exemplo a variações bruscas de temperatura, umidade, chuva e um ambiente com bastante poeira. Para isso a classificação IP foi criada, visando definir qual o grau de proteção desse equipamento e qual o tipo de ambiente que ele suporta.

Tabela de Grau de Proteção

                                                          






Uma das principais características construtivas de um equipamento elétrico a ser analisada em um projeto, instalação ou manutenção, como luminárias, painéis, motores, é o grau de proteção. A proteção de um produto bem projetada é capaz de evitar que pessoas sofram danos físicos, como choque elétrico, ferimentos causados por partes móveis, entre outras; e ainda evita danos ao próprio equipamento, pela penetração de corpos sólidos estranhos ou água, que muitas vezes pode prejudicar o seu funcionamento.




10 comentários:

  1. Amigo, boa noite!, Muito bom a postagem, parabéns. Quero tirar uma duvida, quando temos uma area classificada, seguimos essa mesma tabela, por exemplo se eu tenho um painel à prova de explosão, qual IP utilizo? Abraços, Doroteu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado, minha modesta colaboração: o IP é para o motor não para o ambiente. No caso de painel a prova de explosão, você necessita proteger o meio ambiente no caso de uma explosão ou fagulha elétrica dentro do painel. Para isto a métrica é outra. Procure normas Ex pertinentes.

      Excluir
  2. Bom dia, gostaria de saber se posso divulgar seu blog no meu grupo de automação industrial e eletrônica no facebook?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia amigo,
      O IP20 é suficiente para um carregador de bateria trifásico e saída 25V ?

      Excluir
  3. Um equipamento com proteção IP67 está automaticamente protegido para ambientes que necessitam IP66?

    ResponderExcluir
  4. Como faço para garantir o grau de proteção mesmo tendo que fazer furações em um painel?

    ResponderExcluir
  5. Instalei exastores e eles não parão armados ja ferifiquei tdo oq pode ser

    ResponderExcluir
  6. Estou com quatro exastores novos já corregi tdo des de ligação ate queda de tensão mas continua desarmando.pode ser o grão de proteção.?

    ResponderExcluir