GRAU DE PROTEÇÃO ( IP ) NBR IEC 60529 .

Hoje vamos falar de uma característica de proteção muito importante para um equipamento elétrico, a classificação IP ( Índice de Proteção ).
Trata-se do grau de proteção (IP), apresentado na norma NBR IEC 60529 - Graus de proteção para invólucros de equipamentos elétricos .

O grau de proteção IP ( Índice de Proteção ) classifica e avalia o seguinte:

  • Proteção de pessoas contra o contato a partes energizadas sem isolamento; contra o contato as partes móveis no interior do invólucro e proteção contra a entrada de corpos estranhos.
  • Proteção do equipamento contra o ingresso de água em seu interior.
Os invólucros são designados por uma simbologia que é composta de uma sigla “IP”, seguida de dois dígitos, que classificam o grau de proteção do equipamento elétrico.


Placa identificadora de um motor elétrico .

Um equipamento de alta disponibilidade, levando-se em consideração a aplicação em um ambiente industrial deve ser robusto o suficiente para estar sujeito, por exemplo a variações bruscas de temperatura, umidade, chuva e um ambiente com bastante poeira. Para isso a classificação IP foi criada, visando definir qual o grau de proteção desse equipamento e qual o tipo de ambiente que ele suporta.

Tabela de Grau de Proteção

                                                          






Uma das principais características construtivas de um equipamento elétrico a ser analisada em um projeto, instalação ou manutenção, como luminárias, painéis, motores, é o grau de proteção. A proteção de um produto bem projetada é capaz de evitar que pessoas sofram danos físicos, como choque elétrico, ferimentos causados por partes móveis, entre outras; e ainda evita danos ao próprio equipamento, pela penetração de corpos sólidos estranhos ou água, que muitas vezes pode prejudicar o seu funcionamento.