O Que é o Núcleo de um Transformador?

A invenção do transformador de potência veio em 1831 por Michael Faraday, e só no fim do século dezenove, tornou possível o desenvolvimento do moderno sistema de alimentação em corrente alternada, com subestações de potência freqüentemente localizadas a muitos quilômetros dos centros de consumo (carga). Antes disto, nos primórdios do suprimento de eletricidade pública, estes eram sistemas de corrente contínua, com a fonte de geração, por necessidade, localizados próximo do local de consumo.


Transformador de Potência.

Indústrias pioneiras no fornecimento de eletricidade foram rápidas em reconhecer os benefícios de uma ferramenta a qual poderia dispor alta corrente, normalmente obtida a baixa tensão de saída de um gerador elétrico, e transformá-lo para um determinado nível de tensão possível de transmiti-la em condutores de dimensões práticos a consumidores que, naquele tempo, poderiam estar afastados a um quilômetro ou mais e poderiam fazer isto com uma eficiência e que, para os padrões da época, era nada menos que fenomenal.

Atualmente, sistemas de transmissão e distribuição de energia são, é claro, vastamente mais extensos e totalmente dependentes de transformadores os quais, por si só, são muito mais eficientes que aqueles de um século atrás; dos enormes transformadores elevadores, transformando, por exemplo, 23,5KV (19 KA) em 400KV, assim reduzindo a corrente a valores práticos de transmissão de 1.2KA, ou então, aos milhares de pequenos transformadores de distribuição, as quais operam quase continuamente, dia-a-dia, com menor ou maior grau de importância, provendo suprimento para consumidores industriais ou domésticos.




Afinal o que é o núcleo de um transformador ?

O núcleo do transformador é responsável por transferir a corrente induzida no enrolamento primário para o enrolamento secundário.
O núcleo é constituído por um material ferromagnético, que contém em sua composição o silício, que lhe proporciona características excelentes de magnetização e perdas. Porém, este material é condutor e estando sob a ação de um fluxo magnético alternado, dá condições de surgimento de correntes parasitas. Para minimizar este problema, o núcleo, ao invés de ser uma estrutura maciça, é construído pelo empilhamento de chapas finas, isoladas com Carlite.




Presta-se especial atenção para que as peças metálicas da prensagem sejam isoladas do núcleo e entre si para evitar as correntes parasitas, que aumentariam sensivelmente as perdas em vazio. Estas chapas de aço durante a sua fabricação na usina, recebem um tratamento especial com a finalidade de orientar seus grãos. É este processo que torna o material adequado à utilização em transformadores, devido a diminuição de perdas específicas.
É também com a finalidade de diminuir as perdas, que nestas chapas são feitos cortes a 45º nas junções entre as culatras e os pilares

Corte a 45º para diminuir as perdas do transformador em vazio.

Os tipos de chapas de aço silício mais utilizadas são: M4 da Acesita; M0H e equivalentes; 023ZDKH-90 e equivalentes.
O núcleo juntamente com os enrolamentos, são os componentes que constitui a parte ativa de um transformador.



3 comentários:

  1. Boa tarde,
    O meu nome é Carlos Afonso Braamcamp Sobral, e sou o responsável do Projeto Selectra em Portugal. Selectra é uma empresa espanhola e agora queremos começar no mercado energético português.
    Gostava de falar comsigo para poder partilhar o nosso link (WWW.lojaluz.com). Posso fazer um artigo de algum assunto de interesse para o blog e assim partilhar o link, ou como você me diga.
    Espero possa ajudarnos a ter mais visitas e melhorar as condições dos clientes deste mercado.
    Obrigado pela sua atenção. Com os maiores cumprimentos,
    Carlos Sobral

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cordiais saudações Carlos Afonso. Gostaria de saber como tem feito as novas contratações sejam para estágio ou emprego.

      Excluir