O QUE É UM POTENCIÔMETRO?

Um potenciômetro é um dispositivo relativamente simples. É uma resistência eléctrica ajustável manualmente, que utiliza três terminais. Pode ser usado para medir posição, direção, corrente , tensão etc.


 Potenciômetro de uma única volta

O potenciômetro é uma resistência que pode ser ajustada por intermédio de um curso, o qual esta em contato com uma resistência ligada a dois terminais. O curso ou contato móvel tem sua saída ligada ao  terminal cursor. O contato móvel do potenciômetro se desloca do valor zero ( resistência mínima ) ao valor máximo ( resistência máxima ).


Potenciômetro aberto.

Podemos notar que na imagem abaixo temos um potenciômetro aberto. O mesmo apresenta uma trilha circular de carvão depositado, chamada de pista, sobre o qual se move o contato móvel do cursor que é fixado ao eixo rotativo. Assim a resistência entre os seus dois terminais extremos ( terminais A e B ) é fixa em seu valor nominal (exemplo 10 K). Já o valor da resistência entre um dos terminais da extremidade e o terminal  do cursor ( terminais A e W ou B e W ) dependera do posicionamento do cursor.


Potenciômetro e seus aspectos internos.
Os resistores variáveis construídos a partir de carbono são os mais baratos da sua família, apresentam uma qualidade média em relação ao tempo de vida do elemento resistivo e do ruído.



Alguns tipos de potenciômetros

Os materiais utilizados na construção do elemento resistivo dos potenciômetros varia conforme as características desejadas, como por exemplo a exatidão dos valores da resistência , capacidade de dissipação de potência, tempo de vida ou características de aplicação. Dessa forma, os potenciômetros podem ser construídos a partir de carbono, uma liga de cerâmica e metal conhecida como cermet, plástico condutivo e fio.