DISJUNTOR MOTOR

Disjuntor motor Siemens de 0,7 a 1 Ampere
São dispositivos de proteção para um circuito principal. Eles combinam controle e proteção do motor em um único dispositivo. São basicamente utilizados para ligar e desligar os motores manualmente e protege os motores e as instalações sem fusíveis contra curto circuito, sobrecarga e falta de fase. Proteção sem fusível com um disjuntor motor economiza custos, espaço e assegura uma reação rápida em condições de curto circuito, através do desligamento do motor em milissegundo.

O Disjuntor Motor possui a função de proteção e de seccionamento. Interrompe a passagem de corrente ao ocorrer uma sobrecarga através do disparo térmico ou curto-circuito através do disparo eletromagnético. Sobrecarga é uma corrente superior a corrente nominal que durante um período prolongado pode danificar o cabo condutor e o equipamento. Esta proteção baseia-se no princípio da dilatação de duas lâminas de metais distintos com coeficientes de dilatação diferentes. Uma pequena sobrecarga faz o sistema de lâminas deformarem-se (efeito térmico) sob o calor desligando o circuito. A proteção contra curto-circuito se dá através de dispositivo magnético, desligando o circuito quase que instantaneamente (curva de resposta do dispositivo).

Os disjuntores possuem algumas vantagens pois são religáveis e não precisam de elemento de reposição e pode eventualmente serem utilizados como chave de sessionamento.
Alguns modelos de disjuntores motor

Possuem alta capacidade de interrupção, permitindo sua utilização mesmo em instalações com elevado nível de corrente de curto-circuito. Asseguram total proteção ao circuito elétrico e ao motor através de seus disparadores térmico (ajustável para proteção contra sobrecargas e dotado de mecanismo diferencial com sensibilidade a falta de fase) e magnético (calibrado para proteção contra curtos-circuitos).



Ajuste do disparador térmico. (ajustado conforme corrente nominal do motor)

O disjuntor motor deve ser ajustado ao valor nominal do motor. São necessárias correntes maiores na partida do motor. Durante o período de partida, o disjuntor motor deixará a corrente passar e não disparará, seguindo os padrões internacionais e as curvas para partida de motor e operação.