Disjuntor motor Siemens de 0,7 a 1 Ampere |
O
Disjuntor Motor possui a função de proteção e de seccionamento. Interrompe a
passagem de corrente ao ocorrer uma sobrecarga através do disparo térmico ou
curto-circuito através do disparo eletromagnético. Sobrecarga é uma corrente
superior a corrente nominal que durante um período prolongado pode danificar o
cabo condutor e o equipamento. Esta proteção baseia-se no princípio da
dilatação de duas lâminas de metais distintos com coeficientes de dilatação
diferentes. Uma pequena sobrecarga faz o sistema de lâminas deformarem-se
(efeito térmico) sob o calor desligando o circuito. A proteção contra
curto-circuito se dá através de dispositivo magnético, desligando o circuito
quase que instantaneamente (curva de resposta do dispositivo).
Os
disjuntores possuem algumas vantagens pois são religáveis e não precisam de
elemento de reposição e pode eventualmente serem utilizados como chave de
sessionamento.
Alguns modelos de disjuntores motor |
Possuem alta capacidade de interrupção, permitindo sua utilização mesmo em instalações com elevado nível de corrente de curto-circuito. Asseguram total proteção ao circuito elétrico e ao motor através de seus disparadores térmico (ajustável para proteção contra sobrecargas e dotado de mecanismo diferencial com sensibilidade a falta de fase) e magnético (calibrado para proteção contra curtos-circuitos).
Ajuste do disparador térmico. (ajustado conforme corrente nominal do motor) |
O disjuntor motor
deve ser ajustado ao valor nominal do motor. São necessárias correntes maiores
na partida do motor. Durante o período de partida, o disjuntor motor deixará a
corrente passar e não disparará, seguindo os padrões internacionais e as curvas
para partida de motor e operação.