O QUE É UM CONTATOR.

O contator é um dispositivo de manobra eletromecânico, acionado eletromagneticamente, constituído para uma elevada frequência de manobras e seu arco elétrico é extinto no ar.

Alguns modelos de contatores

O contator é constituído por uma bobina que produz um campo magnético, que junto a uma parte fixa, proporciona movimento de uma parte móvel. Essa parte móvel por sua vez altera o estado dos contatos de potência e contatos auxiliar. Os contatos que estão abertos fecham e os que estão fechados abrem.


Bobina e parte fixa do núcleo 
Os contatos internos de potência










Os contatos de potência, geralmente são formados em grupo de 3, devido sua aplicação em circuitos trifásicos. Já os contatos auxiliares são usados para realizações de comandos elétricos, ou seja eles suportam uma corrente bem menor que a dos contatos de potência.


Os contatos móvel de potência
Contatos auxiliares












Suas principais vantagens:

*Suporta um elevado numero de manobras

*Grande vida útil mecânica
*Pequeno espaço para montagem
*Tensão de operação de 85% a 110% da nominal prevista

Para usar um contator é preciso levar em conta a tensão de sua bobina, que vai determina como ele é acionado, e a corrente máxima de seus contatos.


Bobina do contator, a parte verde, são as especificações elétricas.

Os contatores são especificados por sua corrente nominal (IN) que deve ser obrigatoriamente levada em conta. E é altamente recomendável, especificar um contator com uma corrente de 10% a 20% superior a corrente nominal de seu circuito, assim evitara o desgaste prematuro dos seus contatos de potência.



Clique aqui download vídeo aula ensinando a realizar uma manutenção preventiva em um contator de potência.