As soft-starters são equipamentos eletrônicos destinados ao controle da partida de motores elétricos de corrente alternada.
As soft-starters são utilizados basicamente para partidas de motores de indução CA (corrente alternada) tipo gaiola, em substituição aos métodos estrela-triângulo, chave compensadora ou partida direta. Tem a vantagem de não provocar trancos no sistema, limitar a corrente de partida, evitar picos de corrente e ainda incorporar parada suave e proteções.
Essas chaves contribuem para a redução dos esforços sobre dispositivos de transmissão durante as partidas e para o aumento da vida útil do motor.
PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO
O soft-starter é um equipamento eletrônico capaz de controlar a potência do motor no
instante da partida, bem como sua frenagem. Ao contrário dos sistemas convencionais utilizados para essa função (partida com autotransformador, estrela-triângulo).
Seu princípio de funcionamento baseia-se em componentes estáticos, os tiristores. O esquema genérico de um soft-starter está ilustrado na Figura abaixo .
SENSIBILIDADE À SEQÜÊNCIA DE FASE
Os soft-starters podem ser configurados para operarem somente se a seqüência de fase estiver correta. Esse recurso assegura a proteção, principalmente mecânica, para cargas que não podem girar em sentido contrário (bombas, por exemplo). Quando há a necessidade de reversão, podemos fazê-los com contatores externos ao soft-starter.
PLUG-IN
O plug-in é um conjunto de facilidades que podem ser disponibilizadas no soft-starter por meio de um módulo extra, ou de parâmetros, como relé eletrônico, frenagem CC ou CA, dupla rampa de aceleração para motores de duas velocidades e re-alimentação de velocidade para aceleração independente das flutuações de carga.
ECONOMIA DE ENERGIA
A maioria dos soft-starters modernos têm um circuito de economia de energia. Essa facilidade reduz a tensão aplicada para motores a vazio, diminuindo as perdas no entreferro, que são a maior parcela de perda nos motores com baixas cargas. Uma economia significante pode ser experimentada para motores que operam com cargas de até 50% da potência do motor.
COMPRESSORES
O soft-starter reduz a manutenção e permite que compressores “críticos” sejam quando não forem necessários. Por outro lado, evita que eles sejam desligados no funcionamento normal devido a fontes de alimentação muito fracas.
VENTILADORES
Os ventiladores, assim como as bombas, exigem um torque proporcional à velocidade, porém, também têm grande inércia. Geralmente, o limite de corrente é utilizado para estender o tempo de rampa, enquanto a inércia é vencida.
5. CONCLUSÃO
Nesse trabalho pode-se verificar que, são vários os processos de se realizar a partida nos motores de indução trifásica. Cada um desses processos apresenta suas vantagens e desvantagens, dependendo do aspecto particular ou do parâmetro que se quer considerar.
São muitas as grandezas envolvidas, tais como corrente de partida, torque inicial, tempo de aceleração, números de operações consecutivas, etc, que o engenheiro projetista deve conhecer em detalhes cada processo, para o dimensionamento e parametrização dos vários componentes.
Durante muitos anos foram utilizados exclusivamente os dispositivos eletromecânicos, com uso de contatores e relés, para partida dos motores de indução. Somente em algumas pequenas aplicações, como no caso de bombas de recalque com vazão ajustável, é que se utilizavam equipamentos para a variação da velocidade do motor de indução trifásico. Nesse caso, a variação de velocidade era feita por meio de dispositivos com embreagens, com grande perda de energia.
O aparecimento de circuitos eletrônicos controlados por tiristores veio permitir, não só o controle de variação da velocidade do motor de indução trifásico em serviço, como também o controle de realizar partidas e paradas suaves da máquina. Esses dispositivos eletrônicos representam uma nova era no campo de aplicação do motor de indução trifásico, são os conversores de freqüência e soft-starters que trazem grandes vantagens no controle de partida e parada nos motores de indução trifásicos.
A conciliação do aproveitamento das vantagens ocasionadas, com a necessidade de se eliminar alguns inconvenientes, é um apelo à capacidade dos engenheiros eletricistas no sentido de se aperfeiçoar cada vez mais, os dispositivos de partida em motores de indução.
ALGUNS COMPONENTES DA SOFT-START
Função e descrição dos conectores da placa de controle:
PARA MAIORES DETALHES CLIQUE AQUI DOWNLOAD DO MANUAL DA SOFT-START.
As soft-starters são utilizados basicamente para partidas de motores de indução CA (corrente alternada) tipo gaiola, em substituição aos métodos estrela-triângulo, chave compensadora ou partida direta. Tem a vantagem de não provocar trancos no sistema, limitar a corrente de partida, evitar picos de corrente e ainda incorporar parada suave e proteções.
Essas chaves contribuem para a redução dos esforços sobre dispositivos de transmissão durante as partidas e para o aumento da vida útil do motor.
PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO
O soft-starter é um equipamento eletrônico capaz de controlar a potência do motor no
instante da partida, bem como sua frenagem. Ao contrário dos sistemas convencionais utilizados para essa função (partida com autotransformador, estrela-triângulo).
Seu princípio de funcionamento baseia-se em componentes estáticos, os tiristores. O esquema genérico de um soft-starter está ilustrado na Figura abaixo .
SENSIBILIDADE À SEQÜÊNCIA DE FASE
Os soft-starters podem ser configurados para operarem somente se a seqüência de fase estiver correta. Esse recurso assegura a proteção, principalmente mecânica, para cargas que não podem girar em sentido contrário (bombas, por exemplo). Quando há a necessidade de reversão, podemos fazê-los com contatores externos ao soft-starter.
PLUG-IN
O plug-in é um conjunto de facilidades que podem ser disponibilizadas no soft-starter por meio de um módulo extra, ou de parâmetros, como relé eletrônico, frenagem CC ou CA, dupla rampa de aceleração para motores de duas velocidades e re-alimentação de velocidade para aceleração independente das flutuações de carga.
ECONOMIA DE ENERGIA
A maioria dos soft-starters modernos têm um circuito de economia de energia. Essa facilidade reduz a tensão aplicada para motores a vazio, diminuindo as perdas no entreferro, que são a maior parcela de perda nos motores com baixas cargas. Uma economia significante pode ser experimentada para motores que operam com cargas de até 50% da potência do motor.
COMPRESSORES
O soft-starter reduz a manutenção e permite que compressores “críticos” sejam quando não forem necessários. Por outro lado, evita que eles sejam desligados no funcionamento normal devido a fontes de alimentação muito fracas.
VENTILADORES
Os ventiladores, assim como as bombas, exigem um torque proporcional à velocidade, porém, também têm grande inércia. Geralmente, o limite de corrente é utilizado para estender o tempo de rampa, enquanto a inércia é vencida.
5. CONCLUSÃO
Nesse trabalho pode-se verificar que, são vários os processos de se realizar a partida nos motores de indução trifásica. Cada um desses processos apresenta suas vantagens e desvantagens, dependendo do aspecto particular ou do parâmetro que se quer considerar.
São muitas as grandezas envolvidas, tais como corrente de partida, torque inicial, tempo de aceleração, números de operações consecutivas, etc, que o engenheiro projetista deve conhecer em detalhes cada processo, para o dimensionamento e parametrização dos vários componentes.
Durante muitos anos foram utilizados exclusivamente os dispositivos eletromecânicos, com uso de contatores e relés, para partida dos motores de indução. Somente em algumas pequenas aplicações, como no caso de bombas de recalque com vazão ajustável, é que se utilizavam equipamentos para a variação da velocidade do motor de indução trifásico. Nesse caso, a variação de velocidade era feita por meio de dispositivos com embreagens, com grande perda de energia.
O aparecimento de circuitos eletrônicos controlados por tiristores veio permitir, não só o controle de variação da velocidade do motor de indução trifásico em serviço, como também o controle de realizar partidas e paradas suaves da máquina. Esses dispositivos eletrônicos representam uma nova era no campo de aplicação do motor de indução trifásico, são os conversores de freqüência e soft-starters que trazem grandes vantagens no controle de partida e parada nos motores de indução trifásicos.
A conciliação do aproveitamento das vantagens ocasionadas, com a necessidade de se eliminar alguns inconvenientes, é um apelo à capacidade dos engenheiros eletricistas no sentido de se aperfeiçoar cada vez mais, os dispositivos de partida em motores de indução.
ALGUNS COMPONENTES DA SOFT-START
Função e descrição dos conectores da placa de controle:
X1 - Conector para alimentação da eletrônica.
X2 - Conector para entradas digitais / saídas a relés.
X3 - Conector para termostatos e Tc.
X4 - Conector para disparo dos tiristores da fase R.
X5 - Conector para disparo dos tiristores da fase S.
X6 - Conector para disparo dos tiristores da fase T.
XC6 - Conector para IHM.
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IHM |
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DISSIPADORES DE CALOR EM ALUMÍNIO ( DISSIPAR O CALOR PROVENIENTE DOS TIRISTORES ). |
CONJUNTO DE SOFT-START EM CCM DE DESTILARIA ( PARA PARTIDA DE CENTRIFUGAS DE ÁLCOOL ) . |
PARA MAIORES DETALHES CLIQUE AQUI DOWNLOAD DO MANUAL DA SOFT-START.
voces são muito bom adorei valeu
ResponderExcluirMuito bem explicado... com imagens e detalhes dos componentes fizeram a diferença... parabéns .
ResponderExcluirANONIMO SEJA SEMPRE BEM VINDO A ESD. ESTAMOS ABERTO A SUGESTÕES E DUVIDAS OK....ABRAÇOS.
ResponderExcluirprimeiramente parabens pela didactica e conteudo do trabalho realizado nas video aulas,se vc puder queria pedir uma vieo aula de de um comando com temporizador,rele intermitente ou ciclico,rele de impulso e comtador de pulsos,não necessariamente todos eles,muito grato:
Excluirruben efrain
electricista
Bom dia, tenho uma pergunta e agradeço se conseguir responder, tenho um motor de 100cv 6 pontas 440v, para nao ter qa ue rebobinar para 380, seria possivel instalar um inversor na tensao 380v e o motor esstando c 9omo fechamento para 440v ?
ExcluirAdooorei tudo aqui, faço eletrotecnica pela escola tecnica e achei o site muito interessante. Tem me ajudado muito.
ResponderExcluirCamille Dias
camile dias muito obrigado pelo comentario e seja sempre bem vindo a ESD...
ResponderExcluirfala TANDLER ! O SITE TA SHOW JA ADICIONEI NOS MEUS
ResponderExcluirFAVORITOS ESTAO DE PARABENS !!! MAS COMO POBRE SEMPRE QUER MAIS, QUERIA QUE VOCES NUM FUTURO PROXIMO FIZESSEM UMA VIDEO AULA FALANDO COMO FUNCIONA SEUS CONTATOS RELES,DT1,24V,220 ETC.
SERIA UMA MAO NA RODA PRA MIM POIS FALTEI ESSA AULA
NO CURSO DE ELETRICISTA INDUSTRIAL DO SENAI
E VCS SABEM COMO ISSO E IMPORTANTE P/ ARRUMAR UM
EMPREGO NA AREA
AGRADEÇO DESDE JA!
RIBEIROALVESDS@GMAIL.COM
ÓTIMO PARABÉNS,
ResponderExcluirSÓ ELETRICISTA ESTOU LIGADO NESTE BLOG antoniosergioeletronica@hotmail.com PS antonio sergio
ResponderExcluirfalou antonio seja sempre bem vindo a RSD ok abração e estamos ai.....
ResponderExcluircara muito bom esse blog
ResponderExcluirbem explicado...parabens. excelente blog. já tá nos favoritos. valeu
ResponderExcluirFalou cara, ficamos felizes em ajudar.
ResponderExcluirParabens adorei a aula de inversores,porem gostaria se posivel que passasse tambem como e feito a parametrização com resistor de frenagem para parada instantanea quando temos carga acoplada ao eixo do motor.
ResponderExcluirMeu e-mail é :jailson.t@ibest.com.br
Se a duvida é dirigida a uma aplicação usando soft starter, o único jeito de "ajudar" na frenagem é com freio CC,ou seja, a injeção direta de tensão retificada no motor por intermédio dos tiristores(Ajustável via parâmetros, frenagem cc). Resistores de frenagem só podem ser instalados em inversores de frequência.
ExcluirNa video aula de soft-starter se precisar lavar a placa de controle como é que faz e qual produto usar.
ResponderExcluirMuito obriado pela video-aula tá otimo
Parabens!!!!!!
JAILSON VC TEM QUE USAR ÁGUA DESTILADA PARA LAVAR E DEPOIS ESTUFAR. E PARA RETIRAR QUALQUER UMIDADE USE BENZINA RETIFICADA OK.
ResponderExcluirJAISON ESTAMOS TENTANDO PREPARAR UMA VÍDEO AULA USANDO SIM UMA DBW ( UNIDADE DINÂMICA DE FREIO) DA WEG OK
ResponderExcluirVcs estao de parabens mais uma vez atenciosos muito obrigado por tudo.O MELHOR SITE DE ELETRICA DA NET continuem assim com vcs estou voltando a adimirar a eletricidade.
ResponderExcluirvaleu jaison ficamos felizes em saber que nosso conhecimento compartilhado está sendo muito útil...
ResponderExcluirMaravilhoso o trabalho de vocês !
ResponderExcluirEstou sempre visitando o site e sempre aprendendo com vocês. Peço a vocês um favor não pare com o trabalho, continue ajudando os trabalhadores amantes das elétrica.
Valeu parceiros !
pedro_aquino1991@yahoo.com.br
ótimo trabalho:Estou iniciando na área de eletricidade industrial e, fontes de consulta como esta são uma mão-na-roda..Parabens a todos...
ResponderExcluirVocês são muito bons,eu gostaria que vocês mim esclarece-se uma dúvida. Um soft start com sua nominal de placa de 30A, eu poderia ligar um motor de 50cv em uma bancada de teste, motor sem carga.
ResponderExcluirPODE NUM PODE NÃO AMIGO POIS ESTA FORA DAS NORMAS DE PROTEÇÃO DA SOFT OK. MAIS DESDE, QUE ELE VAZIO NÃO ULTRAPASSE A CORRENTE NOMINAL DA SOFT.
ResponderExcluirAGORA O CORRETO SERIA UM MOTOR DE NO MAXIMO 20 CV EM 380 OU 440 VOLTS.
Muito obrigado pela explicação, valeu mesmo.
ResponderExcluirmaterial muito bom cara gostei do seu site continue sempre assim cara, que deus te abençoe sempre.
ResponderExcluirGostaria de saber se existe algum dispositivo associado a soft starter que possa programar para ela ligar e desligar sozinha como se fosse automatizada.
ResponderExcluirOlá amigo...
ExcluirTem como sim, basta vc usar um interruptor horário da COEl, esse são os modelos RTST-20 E RTSTL-20, com ele vc programa o horário os dias etc, da forma que vc quiser...basta vc colocar ele em série com comando, no manual esplica bem com e a estalação.
OLÁ, GOSTARIA DE TIRAR UMA DÚVIDA TENHO UMA SOFT-START 09 QUE ESTAVA EM PERFEITO FUNCIONAMENTO, AGORA ELA NUM ESTA ACEITANDO COMANDO NEM UM MAIS... E COM ISSO O TENSÃO ESTA PASSANDO DIRETO, COMO SE ESTIVESSE SEMPRE LIGADA DIRETA O QUE PODERAR SE ISSO?
ResponderExcluirISSO JA ACOTENCEU COMIGO, TIVE QUE TROCAR OS TIRESTORES, È MUITO COMUM NAS SOFT_START WEG... EU COLOQUEI UMA TELEMECANIQUE E NUNCA MAIS TIVE DOR DE CABECA
ExcluirATT : SPIVA - BOLIVIA
A solução esta no conhecimento da aplicação e não em marca "A ou B"...
ExcluirWeg é tão boa qto qualquer outra.
OLA...PARABENS PELO BLOG, MUITO INTERESSANTE.GOSTARIA SABER AS POSSIVEIS LIGACOES PARA UMA SOFT-START EM UM MOTOR DE 160 KW, HOJE ESTA EM ESTRELA-TRIANGULO, QUERO COLOCAR UMA SOFTER PARA PARTIR 3 MOTORES, ELES NUNCA PARTEM JUNTOS, POR ISSO CREIO SER POSSIVEL...DADOS MOTOR : 160 KW 380/660 V...ALIMENTACAO DA FABRICA EM 380V....GRATO SPIVA-BOLIVIA
ResponderExcluirPAULO 16 DE MAIO DE 2012 21:55
ResponderExcluirOI,OBRIGADO POR TIRAR ALGUMAS DÚVIDAS NÃO MAIS EXISTENTES.vOLTO DEPOIS
ÓLA pessoal aqui na empresa onde trabalho estamos com a idéia de trocar as chaves estrela-triangulo dos compressores pistão com rearme a pressostato com motor de 15CV/220V/60 pés,para partida com soft-start.A duvida é vai cair mesmo o consumo de energia significadamente? A soft-start vai aguentar o funciona e para do motor?
ResponderExcluirDUQUE DE CAXIAS-RJ
Com certeza vai melhor em um todo...A soft-start tem que ser da mesma corrente ou maior...A programação vai ter que ser decorente a sua aplicação ok...AT...
ExcluirJa que o Soft-Start e um controlador de fluxo de corrente e ao mesmo tempo da partida ao motor para retirar de sua inercia, o fato dele melhorar de fato e grande, com a sua perda quase 0 pois esse controle e o circuito microprocessado.
ExcluirDepende de quantas partidas por hora este seu motor utiliza.
ExcluirA softstarter tem certa limitação em relação a partidas por hora no casa da WEG são 3 no maximo.
Com isso eu aprendi o seu funcionamento e meu emprego!!
ResponderExcluirVai à luta. Bons profissionais não transferem seus problemas para os outros.
ExcluirVai à luta. Bons profissionais não transferem seus problemas para os outros.
Excluirbom dia , gostaria de saber se para instalar o soft start para um motor de 60 cv preciso de um tecnico ou eu mesmo posso ligar ?
ResponderExcluiramigo precisar sim de um técnico ok, um profissional da areá , com conhecimento avançado no assunto ok. risco de acidente elétrico e risco de danificar o equipamento....
Excluircara tirei um tempinho pra olhar o inicio do bog , mas descobri que é tão interessante que acabei lendo os comentários até o fim abraço a todos que agem com humildade?
ResponderExcluirquando o equipa no caso o falta de fase está vibrando com barulho como se as bobinas estivessem soltas o que fazer pra eliminar esse barulho que até encomoda no quadro de comandos o que fazer?
Excluirmeu nome clovis sou eletricista metalurgica sp,queria dar meus parabens pelo site, o conheci hoje muito bom , se puder ajudar em algo to ai, muito legal ajuda muito as pessoas,
ResponderExcluirParabéns pelo blog, excelente conteúdo e postagens muito didática, tocando em muitas cicatrizes de guerra...mas gostaria de tirar uma dúvida, o SSW5 tem suas proteções e não seria necessário utilizar um disjuntor motor com ele, ainda mais se utilizar um fusível com retardo, poderia utilizar disjuntor comum?
ResponderExcluirAcrescentando que não vi nada no catálogo da WEG sobre isso...
Excluirta faltando colca ums softweres livres para download, relacionados a eletrica e eletronica
ResponderExcluirAmigos eu instalei uma soft starter ssw05 plus de 45 A em um motor compressor de 10cv pistão duplo, sendo medido a corrente no pico de partida antes da instalação de 94A, após a instalação caiu para 84 a 86 A, mais a minha preocupação é que o motor as vezes parte duas a três vezes em menos de 15 minutos, gostaria de saber se a soft aguenta pois é acionado pelo pressostato, e trabalha dia e noite no momento.
ResponderExcluiramigo boa noite ,espero te ajudar segundo os fabricantes de soft elas tem limites de partidas por hora que sao 10 partida por hora da mesma forma a partida usando um auto trafo ,,entao sugere-se usar um inversor de frequencia ,de qualquer fabricante e um pouco caro mais se paga as soft ate um certo tempo ela aguenta depois queima devido as partidas em demasia ,,entao instala um inversor e nao colocar pressostato sim um transmissor de pressao de 4-20 ma ele controla a rampa do inverssor ,ele desacelera quase no minimo quando carregado e acelera quando vazio ... qualquer duvida estou a disposição valdenirabreudelima@gmail.com
Excluireste aparelho pode ser instalado em uma ponte volante, somente no carro da ponte para evitar tranco de saida ;como escolho modelo ?
ResponderExcluirdesculpe esqueci de mencionar q sao dois motores de 3hp
ResponderExcluirBoa Noite. meu nome é Prisicilian eletricista gostaria de saber ser for possivel assistir um vidio aula de todas as programação do soft obrigado e espero resposta meu email é priscilianpinheiro2012@hotmail.com
ResponderExcluircara show mesmo esse trabalho viu esclareceu minhas duvidas e ainda fiz um trabalho a respeito do mesmo valeu...
ResponderExcluirGuilherme!!!!!!
vcs esstao de paraabens, sao muitas informações é bem explicadas, conteudos q na maioria das aulas nao tiramos esssas duvidas, parabens msm, é site já meu favorito..
ResponderExcluirRenato
Parabens pela site, sempre que posso visito.
ResponderExcluirGostaria de fazer um pedido, fazer uma vídeo aula sobre monitor de corrente de fuga, equipamento comumente conhecido como LIMITER, Grato.
como instalar o comando da soft siemens 3rw4444-6bc44 comando siemens
ResponderExcluirdigo um comando simples. fiz normal mas nao fica acionado.
ResponderExcluirtenho dois motores de 5 cv , eles sao ligados em paralelo,em um contator gostaria de colocar uma softstarter para ligar os dois ao mesmo tempo,.tenho uma softstarter de 15 cv , ela suporta ligar os dois motores ao mesmo tempo??
ResponderExcluirAtt
Henrique
Com certeza...sim.
Excluirporque nao posso instlar capacitor na saida do soft starter
ResponderExcluirO capacitor tem uma frequência projetada para 50 ou 60Hz e a saída do softstart, varia de 0 a 60Hz, e nos inversores pode dobrar a frequência. A frequência gerada pelos softstart é PWM totalmente diferente da alimentação da rede, no mais pode causar problemas no equipamento interferindo nos capacitores internos e podendo danificar o banco de capacitor instalado.
ExcluirAmigo, a sofstarter não gera tensão PWM mas fornece uma rampa de tensão, e tampouco usa capacitores internos. Quem faz isso é o inversor de frequência. E sim, não é possível instalar capacitor na saída da sofstarter.
ExcluirGostaria de perguntar a vocês sobre como devo parametrizar a tensão de partida na soft-starter. A tensão que estarei utilizando é 220V entre fases. Aguardo breve contato!
ResponderExcluirCamila a soft trabalha em porcentagem a tensão ok.... então a minima da soft start e de 25% e maxima de 100% . então vc regula a tensão dependendo da partida que vc quer, se seu conjulgado for de muito peso , muita dificuldade para quebrar a inercia então vc tem que começar com a minima de 25%.
ExcluirEXP: a partida é de 10 segundos com 25% de tensão inicial, então a soft vai levar 10 segundos ate elevar essa tensão de 25% até 100% ok....espero ter ajudado
CHANDLER PARABÉNS PELO SEU BLOG, BAIXEI OS VÍDEOS DO CAD E SIMU E DO MEGÔMETRO E ACHEI BOA SUAS EXPLICAÇÕES,OBRIGADO!
ResponderExcluirgostei muito deste blog tirei muitas duvidas
ResponderExcluirAmigo, boa noite! Muito legal essa postagem, parabens mais uma vez!
ResponderExcluirComo faço para especificar uma soft-starter dentro de um painel? Além dela, quais acessórios e componentes preciso me atentar para fazer uma especificação técnica para compra?
No aguardo!
Abraços,
Doroteu
Bom conteúdo,o melhor que achei...
ResponderExcluirTenho duvidas quanto a ventilação
ResponderExcluirAs softs de maior potencia têm um ventilador proprio. O ideal é que vc parametrize-o para ligar sempre que a chave for alimentada e não somente quando acionar o motor a ser controlado .O local de instalação no caso de paineis fechados precisa de exaustão independente para aumentar a vida util da chave.
ExcluirGostaria de material sobre emendas de cabos de AT, confecção de muflas e testes com HighPot. Valeu.
ResponderExcluirBOM DIA,
ResponderExcluirGOSTARIA DE UMA INFORMAÇÃO,POIS O SOFT APLICADO EM UM MOTOR DE 7.5 CV TRIFÁSICO ELE ESTABILIZA A TENSÃO, POIS EM CAMPO TENHO 220 VOLTS QUANDO COLOCO EM FUNCIONAMENTO COM INVERSOR DE FREQUÊNCIA, A VOLTAGEM CAI PARA 201 VOLTS NÃO PERMITIDO.
AGRADEÇO
MARCEL
olá amigos,
ResponderExcluirgostaria de um material mais técnico do soft-starter como alguns manuais e livros.
sabem aonde encontrar?
Cara. muito bom o post, bem informativo. mas uma dica: mude as cores da letra e do fundo do post, essas cores irritam os olhos fazendo com que a leitura se torne cansativa e isso faz com que você perca leitores!!! Fica ai a dica de um blogueiro para outro :)
ResponderExcluirGostaria que vc demonstrasse o comando para dois softs acionando dois motores ex. bombas de recalque. Com isso quero fazer a reversão automática usando o RRA - Rele Reversor Automático ... vejam no youtube grande abraço
ResponderExcluircomo é a história do soft-start
ResponderExcluirgostei
ResponderExcluirGostaria de saber este equipamento posui desligamento por tempo, quando der o comando para desligar um contato alimenta uma selonoide, so vai desligar motor apois um tempo de 10 a30 segundos
ResponderExcluirNão possui temporizador no entanto pode-se programar rampa de aceleração e desaceleração e neste ultimo definir um tempo para parada.
Excluirexelente o que acabei de ler neste conteudo de varios conpanheiros e deversos contestos de personalidades no ramos de eletrica como é gostoso ver e ler as esplicaçoes do antonio.
ResponderExcluirjoao santos-eletricista de sonda de perfuraçao de petroleo e gas terra.
sou jhony! e atualmente trabalho com eletricidade! gostei muito do blog c ta de parabens!!!!!
ResponderExcluirMuito bom o conteúdo
ResponderExcluirquero saber como ligar uma sof start em um compresso de 15 cv
ResponderExcluirOlá, Existe a possibilidade de ligação de dois Motores em uma unica Soft starter?
ResponderExcluirAguardo resposta e desde já agradeço.
Desde que seja respeitada a capacidade maxima da soft, não tem problema.
ExcluirE ligações corretas...
Cadê as fontes isso é tudo copiado daqui: http://www.feis.unesp.br/Home/departamentos/engenhariaeletrica/softstarter.pdf
ResponderExcluirOLHA O PLÁGIO MININO!!!!!
onde fica o rele de by-pass da ssw 07 e como posso subistituir o mesmo pode me ajudar
ResponderExcluirO relé fica em serie com os tiristores(Um para cada).
ExcluirA troca é simples porem a compra não...
Tente conserta-los, algumas vezes o problema é apenas sujeira, do contrario recomendo procurar uma revenda autorizada.
OLA O MEU NOME E ROBERTO TEC ELETRICISTA INDUSTRIAL A MINHA DUVIDA E NA PARTIDA DIRETA COM FRENAGEM EU TINHA QUE MONTAR CONTATORES BANCO DE RETIFICADORES DE HONDA COMPLETA EM FIM ERA UM MOTE DE PARAFERNAIA E COM O SOFT START EU ESTOU LIVRE DE TUDO ISSO OBRIGADO
ResponderExcluirvc e um genio tandler espero ser tao bom quanto vc gostaria de saber como usar uma sofstarter para partir 3 motores vc poderia postar no bloge pois e algo muito complicado agradeco desde ja
ResponderExcluirSe for ao mesmo tempo, coloque-os em paralelo de acordo com o limite de corrente da soft starter.
Excluirse for um de cada vez, verifique se a soft tem opção multi partida/motor, nem todas tem esta opção.
Geralmente o diagrama eletrico esta no manual do produto.
SHOW ADOREI A AULA
ResponderExcluirola boa noite a todos deste blog ,creio que esta e a ultima terca deste ano
ResponderExcluireu queria ver se alguem tem um circuito de comando e forca para partida de dois motores
usando uma softstarter weg
Gostaria de saber qual softstart devo usar em uma bomba de aguá de 25 cv ligada em 380 volts sou de Angatuba desde já obrigado
ResponderExcluirRecomendaria uma SSW07 61A.
ExcluirEfetue partida por rampa de corrente.
Parabéns! Muitor bom!
ResponderExcluirOlá, gostaria primeiramente de elogiar o blog, ótimas informações e dicas! Eu comecei recentemente a trabalhar com a manutenção de drives, mas já chegaram umas 10 ou 12 ssw06 e ssw07 com E71 que é o erro no fechamento do bypass. Em todas as vezes o bypass estava bom e o problema era na placa de potência. Alguem sabe quais componentes trocar para ela voltar a funcionar? Ou tem que substituir a placa por uma nova?
ResponderExcluirDesde já agradeço.
SSW07 - Siga os conectores dos relés/contatores de by pass.
ExcluirEncontrara um circuito para atracar e segurar o relé.
Este circuito é composto normalmente por alguns transistores SMD(NPN e PNP). Provavelmente neste ponto estará o defeito .
SSW06 - Defeito esta geralmente relacionado aos próprios relés, verifique a resistência da bobina...
Inversor de frequência oferece a opção de modular a saída para o motor e consequentemente sua velocidade e torque.
ResponderExcluirSoft serve basicamente para partida, parada e monitoramento do motor/aplicação.
Além do custo ser bem diferente entre os casos...
o que pode danificar ou queimar a placa de controle da soft starter? obrigado.
ResponderExcluirGostaria de saber como instalar um banco de capacitor, para corrigir o fator de potência em um motor que acionado um sfot start
ResponderExcluirexcelente, tenho uma duvida gostaria de saber se tem como fazer uma reversao num motor de 200 cv atravez de uma soft starter ssw 06,v 1.33, 604 A, preciso fazer esse motor girar alternadamente invertendo a rotaçao por alguns segundos depois posso movimenta-lo no seu sentido normal
ResponderExcluirGostaria de saber como detectar defeito nos tiristores de uma soft através de multímetro... Desde já agradeço e parabéns pelo blog
ResponderExcluirUse a escala de resistência.
ExcluirBaixas resistências podem indicar problema, não existe um valor exato, varia de acordo com o fabricante do tiristor.
Gostaria de saber se existe alguma softstart com reversão de giro sem uso de contatores externos, isto é, como se faz nos inversores.
ResponderExcluirSem contator é fisicamente impossível, tem-se que inverter as fases de saída ou de entrada.
ExcluirGostaria de saber se tem com ligar softstart em um compressor de ar condicionado monofasico
ResponderExcluirEstes equipamentos só funcionam em motores trifásicos.
ExcluirMuito bom! Tava batendo uma aqui e parei pra estudar, muito obrigado.
ResponderExcluirseu babaca
ExcluirBOA TARDE
ResponderExcluirPODE-SE INSTALAR SOFTSTARTER EM COMPRESSOR DE REFRIGERAÇÃO TIPO SCROLL, ONDE OS MESMOS LIGAM E DESLIGAM EM TORNO DE 10 VEZES POR HORA
bom dia meu nome e Edilson tem como dar a partida em um motor weg de 150 cv 220 v e virar o triangulo em contatores pois se trata de um moinho da muitos picos durante o trabalho.resumindo,usar o solftstart apenas para a partida e trabalhar pelos contactores .se tiver vc tem como me enviar o desenho.obrigado
ResponderExcluirTenho uma câmera frigorífica e gostaria de automatiza-la para funcionar com partida suave e controle de energia mais eficiente. Porem seus componentes, compressor, controle etc. são um pouco antigo. Eu consigo fazer esta modernização mesmo em equipamentos antigos? vocês indicam uma solução?
ResponderExcluirBom dia!
ResponderExcluirEstou com um problema na indústria onde trabalho, e que esta queimando muita Soft starter aqui nos racs de refrigeração, o que faz isso você sabe me dizer?
Poderia me informar qual soft start seria indicado para dar partida em motor de 125CV 380V para refrigeração industrial.
ResponderExcluirAmigo parabéns pelo trabalho ficou ótimo, você poderia me ajudar nessa questão: O soft starter é utilizado para partir e para
ResponderExcluircontrolar a velocidade de um motor? Justifique.
Sou acadêmica de Engenharia Mecânica, confesso que essa parta da engenharia elétrica está sendo um desafio pra mim, se puder me ajudar eu agradeço.
Bom dia Nayane!
ExcluirA soft start ela é exclusiva para partidas de motores, ela só controla a velocidade do motor na hora da partida. Controle este que é através da redução de tensão aplicada no motor, então o motor partira mais lento, pois não está com sua tensão nominal. Ja no inversor ele controla a tensão e frequência do motor em qualquer estágio, sendo assim, o inverso tem controle total do rpm do motor através do ajuste de tensão e frequência em qualquer tempo ou necessidade.
Muito obrigada sua explicação foi ótima eu entendi tudo perfeitamente, novamente obrigada pela ajuda.
ExcluirPor favor, me exclaressa uma dúvida, um motor pode ser partido com a carga total usando a softstart?
ResponderExcluirEx.: um motor acoplado em uma bomda citrifuga de potência 150hp.
Bom dia amigo! É recomendado em 90% dos casos o seu motor partir sem carga na ponta do eixo. Ou seja a bomba partir com a sucção fechada e após a partida esta sucaca ser aberta. Agora existem casos que se parte com carga no eixo. Certo seria realizar o estudo de sua partida e verificar se ela te permite parti com carga.
ExcluirBoa noite a todos, gostaria de ssbsa se posso substituir um inversor por um softstast, para partir um compressor Scrolls, antes era usado um inversor, que tinha um pid, integrado , usava mas na questão da eficiência energética com o controle de proporcionalidade entre temperatura e frequência.
ResponderExcluirParabéns muito bom
ResponderExcluirBoa tarde, estou com uma soft ssw 07, para partir uma bomba em um sistema de incêndio, só que ela aciona sozinha, sem ninguém acionar as botoeiras, já viu disso?
ResponderExcluirBom dia , tenho uma soft 07 de 255a ela tá em 380 v com o comando 220v , está aprendendo erro 71 , os Contatos do by pass está bons , mais queria saber como testa as bobinas do by pass , pois elas tem três fios azul vermelho e preto? Desde já agradeço pela atenção.
ResponderExcluirBom dia! Desculpas não poder ajudar de imediato com a informação correta. Mas acredito que esta bobina deve ser como a de outros contatores de 3 terminais. Ou seja dois dele são comuns. Mas como lhe disse acredito e não tenho a certeza pois não tenho nenhuma disponível aqui.
ExcluirBoa noite estou com soft starter da eletromesa e no display aparece limite de corrente,o que poderia ser?
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