O que é a Classe térmica de um equipamento elétrico?

A classe térmica designa as classes de temperatura dos materiais isolantes elétricos utilizados em maquinas, aparelhos e equipamentos elétricos com base na temperatura máxima que podem suportar em condições normais de operação durante a sua vida útil.
As classes de temperatura dos materiais isolantes e as temperaturas limites que lhes são atribuídas são as seguintes:




Classe Y:
Classe de temperatura que compreende materiais ou combinações tais como algodão, seda e papel. Podem ser incluídos nesta classe outros materiais ou combinações dos mesmos, se por meio de ensaio ou pela experiência, ficar demonstrada a sua capacidade de suportar satisfatoriamente a temperatura atribuída a classe Y.


Classe A:
Classe de temperatura que compreende materiais tais coma algodão, seda e papel, imersos em líquidos dielétricos tais coma óleos isolantes, ou convenientemente impregnados ou revestidos. Podem ser incluídos nesta classe outros materiais ou combinações dos mesmos, se por meio de ensaios ou pela experiência, ficar demonstrada a sua capacidade de suportar satisfatoriamente a temperatura atribuída a classe A.


Classe E:
Classe de temperatura que compreende materiais ou combinações dos mesmos, cuja capacidade de suportar satisfatoriamente a temperatura de 120°C que é atribuída a classe E e que ficou demonstrada por meio de ensaios ou pela experiência a sua capacidade de suportar satisfatoriamente a temperatura.


Classe B:
Classe de temperatura que compreende materiais ou combinações dos mesmos tais como mica, fibra de vidro, amianto etc, com aglutinante inpregnante ou revestimento adequados. Podem ser incluídos nesta classe outros materiais ou combinações dos mesmos não necessariamente inorgânicos, se por meio de ensaios ou pela experiência, ficar demonstrada a sua capacidade de suportar satisfatoriamente a temperatura atribuída a classe B.


Classe F:
Classe de temperatura que compreende materiais ou combinações dos mesmos tais como mica, fibra de vidro, amianto etc, com aglutinante inpregnante ou revestimento adequados. Podem ser incluídos nesta classe outros materiais ou combinações dos mesmos não necessariamente inorgânicos, se por meio de ensaios ou pela experiência, ficar demonstrada a sua capacidade de suportar satisfatoriamente a temperatura atribuída a classe F.


Classe H:
Classe de temperatura que compreende materiais ou combinações dos mesmos, tais como elastômeros de silicone, mica, fibra de vidro, amianto etc., com aglutinante impregnante ou revestimentos adequados tais coma resinas de silicone. Que por meio de ensaios ou pela experiência, ficar demonstrada a sua capacidade de suportar satisfatoriamente a temperatura atribuída a classe H.


Classe c:
Classe de temperatura que compreende materiais ou combinações dos mesmos, tais como mica, porcelana, vidro, quartzo, com ou sem aglutinantes inorgânicos. Que por meio de ensaios ou pela experiência, ficar demonstrada sua capacidade de suportar satisfatoriamente temperaturas acima de 180°C.


Método de impregnação:
Pode-se considerar coma tal quando em um material ha penetração de substancias apropriadas, tais coma vernizes, resinas, massas etc., nos seus espaços vazios em grau suficiente para unir adequadamente os componentes da estrutura isolante, além de formar uma película superficial adequada que impeça a penetração de ar, umidade, poeira, ou outros contaminantes.


Método de revestimento:
Pode-se considerar coma tal quando um é recoberto por substancias apropriadas, tais coma vernizes, resinas, massas etc., num grau tal que assegure um perfeito comportamento.


Em vista destes fatores o fabricante de equipamentos deve certificar-se de que a seleção de materiais para uma aplicação é apropriada as condições de serviços considerados.


A norma que regulamenta a classe térmica é ABNT NBR IEC 60085:2017 


Esta Norma faz a distinção entre as classes térmicas para sistemas de isolação elétrica e materiais isolantes elétricos. Ela estabelece os critérios para a avaliação da durabilidade térmica dos materiais isolantes elétricos MIE e dos sistemas de isolação elétrica (SIE). Ela também estabelece o procedimento para a designação das classes térmicas.



2 comentários: