FUGA DE CORRENTE DANIFICA ROLAMENTOS DO MOTOR

FUGA DE CORRENTE DANIFICA ROLAMENTOS DO MOTOR
CONFIRA , VÍDEO AULA SOBRE SENSOR MAGNÉTICO .

TIPOS DE DISJUNTORES

Os disjuntores são dispositivos capazes de atuar na proteção de correntes de curto-circuito ou em casos de  sobrecarga . Quando á uma corrente superior a que ele suporta, ele interrompe o fluxo de energia instantaneamente evitando, assim, prejuízos aos equipamentos ligado a ele.





FUNÇÕES BÁSICAS

1-Proteger os cabos contra sobrecargas e curto-circuitos.
2-Permitir o fluxo normal de corrente sem interrupções.
3-Garantir a segurança das instalações e dos utilizadores.


DEFINIÇÃO

Dispositivo de manobra (mecânico) e de proteção capaz de estabelecer, conduzir e interromper correntes em condições normais do circuito, assim como estabelecer, conduzir por tempo especificado e interromper correntes em condições anormais especificadas do circuito, tais como as de curto-circuito.

NORMAS DOS DISJUNTORES

NBR 5361
Disjuntores De Baixa Tensão
NBR 07118
Disjuntores de Alta Tensão
Européias:
IEC 60947-2 
IEC 60898

ESPECIFICAÇÕES

Tensão nominal em vca.
Nível de isolamento.
Curvas características (tempo x corrente) do disparador térmico e/ou magnético.
Freqüência nominal.
Corrente nominal.
Corrente de operação do disparador de sobre carga .
Capacidade de estabelecimento em curto-circuito (kA crista).
Capacidade de interrupção em curto-circuito simétrico (kA eficaz).
Ciclo de operação.

              LOGO A BAIXO ALGUNS TIPOS DE DISJUNTORES.

DISJUNTOR SECO
Disjuntor cujos contatos principais operam ao ar sob pressão atmosférica.


DISJUNTOR DE POTÊNCIA
Disjuntores abertos para elevadas correntes.





DISJUNTOR TERMO-MAGNÉTICO

Atua disparando pelo efeito térmico quando em sobre-carga. Atua disparando instantaneamente pelo efeito eletromagnético de uma corrente de curto-circuito.










DISJUNTORES A SOPRO MAGNÉTICO

Neste tipo de disjuntor os contatos abrem-se no ar, empurrando o arco voltaico para dentro das câmaras de extinção, onde ocorre a interrupção, devido a um aumento na resistência do arco e conseqüentemente na sua tensão.
Uma das principais características dos disjuntores a sopro magnético é a grande resistência do arco voltaico. Os disjuntores a sopro magnético são usados em média tensão até 24 kV, principalmente montados em cubículos.

DISJUNTORES A ÓLEO
O óleo mineral com suas destacadas características de isolante e extintor, foi usado desde os primeiros tempos na fabricação de disjuntores.

DISJUNTORES A GRANDE VOLUME DE ÓLEO (GVO)
Possuem câmaras de extinção onde se força o fluxo de óleo sobre o arco. Os disjuntores GVO são usados em média e alta tensão até 230 kV. A característica principal dos disjuntores GVO é a sua grande capacidade de ruptura em curto circuito.

DISJUNTORES A PEQUENO VOLUME DE ÓLEO (PVO)
Os disjuntores PVO cobrem em média tensão, praticamente, toda a gama de capacidades de ruptura de 63 kA. No nível de 138 kV a sua capacidade de ruptura por câmara está limitada a um máximo de 20 kA, o que equivale a dizer que para maiores correntes de curto – circuito, (31,5; 40 e 50 kA), que são comuns nesta tensão, deve-se empregar varias câmaras em série com o uso obrigatório de capacitores de equalização e acionamento mais possante com conseqüente aumento do uso e complexidade do equipamento.

DISJUNTORES A VÁCUO
Grande segurança de operação, pois não necessitam de suprimento de gases ou líquidos e não emite chamas ou gases. Praticamente não requerem manutenção, possuindo uma vida útil extremamente longa em termos de números de operações a plena carga e em curto circuito. A relação capacidade de ruptura/volume é bastante grande, tornando estes disjuntores bem apropriados para o uso em cubículos.Devido à ausência de meio extintor gasoso ou líquido, podem fazer re-ligamentos automáticos múltiplos.




DISJUNTORES DE MEDIA TENSÃO ISOLADOS A GÁS.


  
DISJUNTORES DR
Proteção contra correntes de fuga à terra em instalações elétricas de baixa tensão.
Os Dispositivos DR, Módulos DR ou Disjuntores DR de corrente nominal residual até 30 mA,são destinados fundamentalmente a proteção de pessoas, enquanto os de correntes nominais residuais de 100 mA, 300 mA, 500 mA, 1000 mA ou ainda superiores a estas, são destinados apenas a proteção patrimonial contra os efeitos causados pelas correntes de fuga a terra, tais como: consumo excessivo de energia elétrica ou ainda incêndios.


No modo popular o dispositivo dr funciona assim: Se uma pessoa colocar o dedo na tomada, ele detecta uma fuga de corrente a terra e desarma. Evitando assim um acidente sério e até a morte. Caso um fio desencapado entre em contato com a parede ou uma estrutura metálica ele detecta a fuga e desarma. 

Um exemplo de acidente elétrico







O dispositivo DR  tem como função principal proteger as pessoas ou o patrimônio contra fugas à terra:
Evitando choques elétricos (proteção às pessoas), Evitando Incêndios (proteção ao patrimônio).
O DR não substitui um disjuntor, pois ele não protege contra sobrecargas e curto circuitos. Para estas proteções, devem-se utilizar outros disjuntores  em associação.

Proteção contra contato direto: 30 mA
Contato direto com partes energizadas pode ocasionar fuga de corrente elétrica, através do corpo humano, para terra.
Proteção contra contato indireto: 100 mA a 300 mA
No caso de uma falta interna em algum equipamento ou falha na isolação, peças de metal podem tornar-se "vivas" (energizadas).
Proteção contra incêndio: 500 mA


O DR funciona com um sensor ( uma bobina tipo toroide ) que mede as correntes que entram e saem no circuito . As duas são de mesmo valor, porém de direções contrárias em relação à carga.
Se chamarmos a corrente que entra na carga de +I e a que sai de -I, logo a soma das correntes é igual a zero. A soma só não será igual a zero se houver corrente fluindo para a terra , como no caso de um choque elétrico.

SEGURANÇA DAR TRABALHO! A FALTA DELA TIRA A VIDA! SEMPRE PRATIQUE O NR-10, CONFIEM EM DEUS, MAIS USE EPIS. A ELETRICIDADE MATA!




211 comentários:

  1. Tenho uma grande dúvida sobre o DR. O que significa a corrente elétrica discriminada no DR, já que ele não protege contra sobrecarga e curto circuito. SERIA SUA SUA RIGIDEZ DIELÉTRICA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O DISPOSITIVO DR NÃO SUBSTITUI O DISJUNTOR TERMOMAGNÉTICO EXISTENTE EM SUA INSTALAÇÃO.ELES DEVEM SER LIGADOS EM CONJUNTO(O DR VAI ATUAR PARA PROTEÇÃO DAS PESSOAS E DO PATRIMÔNIO E O DISJUNTOR VAI ATUAR EM CASO DE SOBRECARGA E CURTO-CIRCUITO).A CORRENTE ELETRICA DISCRIMINADA NO DR SIGNIFICA A CORRENTE DO DISJUNTOR MAGNETICO AO QUAL ELE DEVE SER INSTALADO.EXEMPLO:DISJUNTOR TERMOMAGNÉTICO DE 40A,DR DE 40A OU PRÓXIMO DISSO.NO DR A CORRENTE DE 30mA SE REFERE A CORRENTE DE PROTEÇÃO CONTRA CHOQUE ELÉTRICO.A CORRENETE DO DR NÃO DEVE SER MENOR QUE A DO DISJUNTOR TERMOMAGNÉTICO.

      Excluir
    2. Existe o IDR e o DDR, o IDR(Interruptor Diferencial Residual) só desarma quando a fuga de corrente, ja o DDR(Disjuntor Diferencial Residual)protege tanto age tanto em fugas de corrente como contra curto circuitos.

      Excluir
    3. "quando falar que o dr não substitui o disjuntor"vcs estão falando do idr????????
      por favor tire minha duvida!!!!!!!!!!!!
      desde já obrigadoooooooo

      Excluir
    4. Nao. IDR =Interruptor Diferencial residual.
      DDR =Disjuntor diferencial residual.
      O DDR faz a proteção de sobrecarga,curto circuito e fuga de tensao. Ele e completo e nao precisa de ligar um disjuntor em serie com ele.

      Excluir
    5. oi pessoal gostaria de saber onde encontra esse ddr que faz a proteção de sobregarga, curto circuito e fuga de corrente já procurei em algunhas lojas e ninguem conhece esse ddr como devo pedir esse ddr só achei interrruptor diferencial.
      se alguem souber onde eu encontro por favor mande por e.mail
      meu e.mail é (joaodsilva74@hotmail.com) obrigado

      Excluir
  2. OS DISJUNTORES DR SIMPLES SOMENTE DR . ELES FAZEM A LEITURA DA CORRENTE DE FUGA A TERRA. HOJE NO MERCARDO EXISTE DISJUNTORES DR MAIS COMPLETOS QUE ATUAM COM SOBRE CORRENTE DE CURTO CIRCUITO. O DR ELE USA UM SISTEMA COM TOROIDE QUE FAZ A LEITURA DA CORRENTE QUE ENTRE PELA FASE VIVA E TEM QUE RETORNA PELO NEUTRO TIPO ASSIM: SE ENTRA XY PELA FASE TEM QUE PASSA RETORNADO PELO NEUTRO XY DE CORRENTE , SE RETORNA SO X ELE PERCEBE QUE TEVE UMA FUGA A TERRA E DESARMA O DISJUNTO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como ligar um disjuntor dr numa rede 380/220v

      Excluir
    2. Se não me engano, tem Disjuntor DR tripolar, compre um desse e ligue as fases no mesmo. Lembrando que se for DR, o disjuntor vai ligado na saída, pois se for 'jampiado' na entrada lê-se como fuga de corrente e ele desarma.

      Excluir
  3. ANONIMO ESTAREI POSTANDO POR ESSES DIAS UM TEMA SÓ FALANDO COMO FUNCIONA E QUAIS TIPOS DE DR OK...

    ResponderExcluir
  4. GOSTARIA DE SABER QUANTO AO DR DE 63A COM 4 POLOS, SE EU SÓ LIGAR DUAS FASES E O NEUTRO NELE FICANDO UM POLO SEM USAR TEM ALGUM PROBLEMA??
    EXISTE DR DE 3 POLOS PARA 63 AMPERES?

    É PARA 220V OK.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem problema deixar um polo sem usar; alias é o único jeito pois não existe com 3 polos!!!

      Excluir
  5. Existe uma diferença entre o DDR eo IDR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não,pq DDR disjuntor diferencial residual,e IDR interruptor diferencial residual.

      Excluir
    2. Existe sim, o interruptor diferencial não possui acionamento termomagnético e o disjuntor diferencial sim, possui características de disjuntor somadas a de interruptor diferencial.
      Sendo assim o IDR somente atua com fuga de corrente e o DDR atua com fuga de corrente, sobre carga e curto circuito.

      Excluir
  6. O IDR ( interruptor diferencial residual ) não substitui um disjuntor, pois ele não protege contra sobrecargas e cutro-circuitos. Para estas proteções, devem-se utilizar os disjuntores em associação.

    Os DDR's são disjuntores com proteção diferencial , onde já estão incorporados em um único produto as funções do DR (Interuptor Diferencial ) e o Mini-Disjuntor.

    O DDR possui proteção diferencial contra contatos diretos e indiretos e proteção contra sobrecarga e curto-circuito. Sendo assim o DDR tanto de proteger as pessoas dos efeitos maléficos de um choque elétrico e os equipamentos (patrimônio).

    resumindo o DDR JÁ É TUDO EM UM SÓ. DISJUNTOR DE CURTO-CIRCUITO E SOBRE-CARGA E DIFERENCIAL RESIDUAL.

    E O IDR É SO INTERRUPTOR DIFERENCIAL RESIDUAL, NÃO PROTEGENDO A CURTO-CIRCUITO OU SOBRE-CARGA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tandler,eu estou meio confusso,la em cima vem dizendo assim,(O DR não substitui um disjuntor, pois ele não protege contra sobrecargas e cutro-circuitos. Para estas proteções, devem-se utilizar outros disjuntores em associação.)será que estavam se referindo ao (idr)?

      Excluir
  7. MUITO BOM! MINHAS DÚVIDAS FORAM TOTALMENTE SANADAS.
    OBRIGADO!
    ANDERSON MP

    ResponderExcluir
  8. oi eu moro numa casa mais a luz é junta com outra casa ou seja pagamos a luz juntos mais quando as 2 casas liga o chuveiro junto a força cai, é horrivel principalmente no frio pois ninguem quer sair do banheiro para ir la fora ligar o dejuntor eu estava vendo e o numero q aparece na chave q ligamos é o 40 vc poderia me dizer q dejuntor de qual numero temos q comprar para nao cair mais a energia? Obrigada desde ja e aguardo anciosa sua resposta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi boa noite meu nome é Jailton.
      Basta colocar um disjuntor de 80 Amperes.

      Excluir
    2. VC DEVE TER UM DISJUNTOR GERAL QUE ATENDA TODAS AS CARGAS INSTALADAS. ISTO É, SOMA-SE A POTÊNCIA DE TODAS AS CARGAS ISNTALADAS EM AMBAS AS CASAS E DIVIDE O VALOR PELA TENSÃO DE FORNECIMENTO, ASSIM VC ACHA O VALOR DA CORRENTE DO DISJUNTOR. DEPOIS É NECESSÁRIO DIVIDIR OS CIRCUITOS( NESSE CASO PELO MENOS DOS CHUVEIROS) COLOCAR UM DISJUNTOR PARA CADA CHUVEIRO. EXEMPLO: A TENSÃO É DE 127V, O CHUVEIRO É DE POTÊNCIA 4.500W. DIVIDE A POTÊNCIA PELA TENSÃO E ACHA O VALOR DA CORRENTE(NESSE CASO É 35,43A)DISJUNTOR DE 40A, FIO DE 6 MILÍMETROS QUADRADO.TERRA TAMBÉM DE 6 MILÍMETROS QUADRADO.ESPERO TER AJUDADO. CARLOS ALBERTO.

      Excluir
  9. Caline a função do disjuntor é deligar o circuito quando ocorre uma sobre-carga. caso vc venha a trocar o disjuntor por um maior tipo 50 amperes ,sem antes especionar a sua rede e ver se ela suporta a mesma carga de 50 amperes. você esta colocando em risco a sua segurança podendo provocar um sobreaquecimento no circuito e causar um curto-circuito ou até uma coisa pior tipo incêndio. então eu aconselho você chamar um eletricista e pedir para ele verificar a sua rede e então assim poder aumentar o seu disjunto para um de 50 ou até 70. fico grato pelo seu comentario e espero ter ajudado não a resolver seu problema , mais a lhe informa a melhor maneira de resolvelo. Seja sempre bem vinda a elétrica e suas duvidas .

    ResponderExcluir
  10. Vinicius Santiago7 de julho de 2011 09:49

    tenho algumas varias duvidas rsrsrs
    você qual e a utilidade de um tc e tp? e como faço para dimensiona - los em uma cabine de medição?
    como atua uma chave fusivel e como faço para dimensiona-la?

    grato!

    ResponderExcluir
  11. Um transformador de corrente ou simplesmente TC é um dispositivo que reproduz no seu circuito secundário, a corrente que circula em um enrolamento primário, Os transformadores de corrente, também chamados de transformadores de instrumentos, utilizados em aplicações de alta tensão (situações essas onde circulam, frequentemente, altas correntes), fornecem correntes suficientemente reduzidas e isoladas do circuito primário de forma a possibilitar o seu uso por equipamentos de medição, controle e proteção.

    tp:Transformador de Potencial (TP) é um equipamento usado principalmente para sistemas de medição de tensão elétrica, sendo [1] capaz de reduzir a tensão do circuito para níveis compatíveis com a máxima suportável pelos instrumentos de medição. Sua principal aplicação é na medição de tensões com valores elevados, ou seja, em seu circuito primário (entrada) é conectada a tensão a ser medida, sendo que no secundário (saída) será reproduzida uma tensão reduzida e diretamente proporcional a do primário. Assim, com menor custo e maior segurança, pode-se conectar o instrumento de medição (voltímetro)no secundário. exemplo : meu circuito de comando funciona em 110 volts e minha tensão da barra é de 380 volts. então eu coloco um tp que na entrada é 380 volts e na sua saida ele rebaixa para 110 volts. assim posso alimentar meu circuito de 110 volts.

    ResponderExcluir
  12. CHAVE FUSIVEL é um dispositivo de proteção contra sobrecorrente em circuitos. Consiste de um filamento ou lâmina de um metal ou liga metálica de baixo ponto de fusão que se intercala em um ponto determinado de uma instalação elétrica para que se funda, por efeito Joule, quando a intensidade de corrente elétrica superar, devido a um curto-circuito ou sobrecarga, um determinado valor que poderia danificar a integridade dos condutores com o risco de incêndio ou destruição de outros elementos do circuito. PARA SE MANOBRAR A CHAVE FUSIVEL USA-SE VARA DE MANOBRA. FEITA DE UM MATERIAL ALTAMENTE ISOLANTE ( CELEROM )

    A corrente nominal da chave deverá ser

    igual ou maior do que a corrente de carga máxima, no ponto deinstalação da mesma


    SEJA SEMPRE BEM VINDO VINISIUS A ESD

    ResponderExcluir
  13. VALEU FABIO E SEJA SEMPRE BEM VINDO NA ESD.....FIQUE A VONTADE PARA COMENTAR E DAR SUGESTÕES...

    ResponderExcluir
  14. qual a vida util de um disjuntor a sopro magnetico?

    ResponderExcluir
  15. preciso tirar uma dúvida, na minha empresa alimentamos o trafo através de um disjuntor, quando desligo o disjuntor os cabos que estão ligados na saída do mesmo fecham em continuidade e quando rearmo o disjuntor ele opera normalmente. Minha pergunta é, é o disjuntor que está fazendo essa continuidade, e se for qual o nome dele. Desde já agradeço pela atenção.

    ResponderExcluir
  16. anônimo: a continuidade que vc esta detectando é a resistência no fechamento da bobina do transformador ok. ou seja é a resistência do enrolamento do transformador. abraços e seja sempre bem vindo a esd. espero ter ajudado!

    ResponderExcluir
  17. tipos de disjuntores e suas caracteristicas

    ResponderExcluir
  18. qde uais as caracteristicas dos disjuntores dos disjuntores de baixa tensao e alta tensao

    ResponderExcluir
  19. ALTA TENSÃO:
    Para a interrupção de altas correntes, especialmente na presença de circuitos indutivos, são necessários mecanismos especiais para a interrupção do arco voltaico (ou arco elétrico), resultante na abertura dos pólos. Para aplicações de grande potência, esta corrente de curto-circuito, pode alcançar valores de 100 kA.
    Após a interrupção, o disjuntor deve isolar e resistir às tensões do sistema. Por fim, o disjuntor deve atuar quando comandado, ou seja, deve haver um alto grau de confiabilidade.

    BAIXA TENSÃO :
    Uma das principais características dos disjuntores é a sua capacidade em poderem ser rearmados manualmente, depois de interromperem a corrente em virtude da ocorrência de uma falha. Diferem assim dos fusíveis, que têm a mesma função, mas que ficam inutilizados quando realizam a interrupção. Por outro lado, além de dispositivos de proteção, os disjuntores servem também de dispositivos de manobra, funcionando como interruptores normais que permitem interromper manualmente a passagem de corrente elétrica.
    Existem diversos tipos de disjuntores, que podem ser desde pequenos dispositivos que protegem a instalação elétrica de uma única habitação até grandes dispositivos que protegem os circuitos de alta tensão que alimentam uma cidade inteira.

    ResponderExcluir
  20. Qual o tipo de disjuntor deve ser instalado, como proteção, num compressor de ar comprimido (monofásico), sendo que o mesmo tem uma corrente de 16A em 220V?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. da sia mae IEAIEIAIEIAEIEIIAEIAEIAIEIAEIAEIAWRHOIASDFUSDHGFISAHFSAFSOIUSAFYGHGFUYSAG

      Excluir
  21. você deve instalar um disjuntor de 25 amperes mais deve usar um contator e um relé térmico de sobrecarga cujo a corrente deve ser igual a nominal do motor do compressor ok...

    ResponderExcluir
  22. gostaria de saber o que acontece , no predio em que trabalho esta queimando muita lampada

    ResponderExcluir
  23. amigo vc tem que observa a oscilação da tensão e também a marca das lâmpadas pois influência muito. caso seja tensão tem que colocar proteções na rede elétrica.

    ResponderExcluir
  24. bom dia amigao quando cai o dijuntor dda casa quando 2 chuveros sao ligados q peça q devo por para nao cair mais a anergia ???q devo fazer obrigado !!!!!bom dia p vc!!

    ResponderExcluir
  25. boa noite, Tandler tenho um DR de 63am 30ma instalado em um restaurante e ele sempre que lavamos o restaurante ele cai, pois as tomadas ficam umidas, estou querendo almentar a sensibilidade para 300ma, gostaria de saber se posso fazer isto se elçe fica com a mesma sensibilidade, se fecharmos com um terra ele vai cai.

    ResponderExcluir
  26. se houver um curto direto ele cairá sim.

    Os Dispositivos DR de corrente nominal residual até 30mA, são destinados fundamentalmente a proteção de pessoas, enquanto os de correntes nominais residuais de 100mA, 300mA, 500mA, 1000mA ou ainda superiores a estas, são destinados apenas a proteção patrimonial contra os efeitos causados pelas correntes de fuga a terra, tais como: consumo excessivo de energia elétrica ou ainda incêndios.

    ResponderExcluir
  27. Ola! Ótimo post alias ótimo site, tenho uma duvida se existe lado certo para ligar um disjuntor termo-magnético ou tanto faz onde se liga os fios da rede ou de carga?
    Desde já agradeço pela atenção.

    ResponderExcluir
  28. ola companheiro estou com um grande misterio nas mãos em uma residencia foi feita a instalação de varios pontos de iluminação e no quadro de energi tem um dr 100a liguei toda a ernergia lavadora secadora aparelhos de ar cond e todas as lampadas e ele não caiu so que a noite guando foi desligar aluz da casinha ele dessarmou gual sera o defeito como faço para descobrir ou sera melhor colocar um dijuntor tripolar normal no lugar do dr (obs o dr etripolar mas neutro)

    ResponderExcluir
  29. anônimo existe lado certo sim para se ligar um disjuntor. nele vc vai encontra as nomenclaturas para ligar ok, são números. vai está assim lá : 1-3-5 vc liga alimentação e 2-4-6 a saída ok

    ResponderExcluir
  30. amigo de quanto é a corrente nominal residual do seu disjuntor ? ela pode esta muito baixa e ocasionando o desarme ok, ou está havendo uma fuga a terra por algum equipamento certinho

    ResponderExcluir
  31. Possuo na minha casa instalações elétricas com disjuntores convencionais, poderia eu simplesmente trocar estes por disjuntores ddr?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigo aconselho vc chamar um profissional e mandar avaliar a sua instalação para saber se esta dentro das normas para poder usar o DR .

      Excluir
  32. Daluz hoje existem ja DRs com proteções para sobre corrente de curto-circuito ok.... todos num só incorporado disjuntor termo-magnético e DR tudo junto ok.

    ResponderExcluir
  33. Tandler, bom dia. Como descrever de forma simples e clara a diferença entre disjuntor e disjuntor-motor?.

    ResponderExcluir
  34. Aproveitando quero deixar um link para uma materia excelente sobre disjuntores
    http://brumaxeletrica.com.br/noticias.php?url=como-funciona-um-disjuntor

    ResponderExcluir
  35. ola!! TANDLER,
    como faso para reduzir o consumo de energia em um estalaçao predial,, é possivel estalar banco de capacitores na rede..para fazer a correçao do fatror de potencia..

    ResponderExcluir
  36. TANDLER
    voce pode mim indicar livros ou cursos compreto para medicao e correção de fator de potencia, para estalaçao industrial.....
    obrigado,,

    ResponderExcluir
  37. Nivio F. Batista17 de maio de 2012 10:22

    Tenho um problema com DR. O fio terra do fogão (exclusivo) derruba o DR e isso acontece mesmo com o disjuntor (exclusivo do fogão) desligado. Considerando que o DR funciona por diferença de valor entre as fases, com o disjuntos desligado não há fase logo...? desliga porque? Com o fio terra do fogão retirado o DR não cai.
    niviofb@ig.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso acontece se você tiver o disjuntor exclusivo do fogão a cortar só a fase (polo positivo) e tiver uma passagem direta do neutro (polo negativo) à terra!

      Excluir
  38. Ola. Senhores especialistas em Energia Eletrica, por favor me digam por qual motivo o medidor de energia elétrica dispara. Sou advogado e tenho visto com muita frequencia vários consumidores reclamarem da CEMIG por apresentar contas absurda. Neste momento tenho uma demanda onde a média de consumo do cliente era de R$ 359 KWH e em Jan/12 o consumo cobrado foi de 4.500 KWH. A Cemig não explica isto, apenas cobra a conta astronomica do cliente e ele que se vire para pagar. Pergunto aqui porque já vi relatos de que o problema seria no Disjuntor. Alguém pode ajudar-me ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite amigo,pra vc ver se o leiturista fez a leitura certa vc pega o papel de dois meses anterior e subtrai em cada mês, asim, se no mês de de Jan a leitura deu 22222, e no mês de Dez deu 22000 a leitura tem que ser de 222 Kw hs quer dizer que ele no mês de janeiro vai ter que pagar 222 kw hs e assim por diante certo.Hilcer Lago

      Excluir
  39. meu querido eu gostaria de saber como faça para colocar um DR na minha casa? pois eu já coloquei um DR mas ele não está atuando...

    ResponderExcluir
  40. Já observei algumas vezes que, em alguns contatores existem um capacitor ligado em paralelo com a bobina do mesmo. Porque é usado este capacitor?

    ResponderExcluir
  41. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  42. Existe algum tipo de dispositivo que desligue a rede elétrica quando houver queda de energia tipi assim o normal e 127,v. de repente ela cai para 50, v. ou menos?

    ResponderExcluir
  43. A geladeira a ser ligada em uma tomada cujo disjuntor é do tipo DR e nao consegue ligar, pode estar com baixa isolação ou o disjuntor está subdimensionado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. positivo amigo pode sim está subdimensionado ok....poderia passar as características desse disjuntor tipo: corrente em A. e corrente em mA ok...corrente em ma por ele ser um DR ok...fico no aguardo.

      Excluir
    2. Se for um IDR a geladeira esta com fuga de tensao.Porque o IDR nao atua com sobre carga.

      Excluir
  44. Tenho uma dúvida ... se eu ligar duas fases em um disjuntor trifásico este poderá atuar (desarmar) quando ligar meu equipamento. Dados do equipamento: Máquina de solda ... 380V (fase + fase ou fase + neutro) ....
    Obs.: Estou usando um disjuntor trifásico 16A ... corrente máxima medida em cada fase 5A .....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só complementando a dúvida acima .... o disjuntor está atuando com as condições descritas ....

      Excluir
    2. anônimo , se for o disjuntor com novo padrão IEC ( aqueles mais novos os branquinhos ) que são termomagnéticos, ele monitora cada fase individual ok... agora se for aqueles mais antigos ( os pretos ) ene só desarma pelo térmico das três fases ok...

      Excluir
    3. Tandler, esse tal de anônimo é um MALA. Boa sorte colega!

      Excluir
  45. em uma instalaçao trifasica,eu quero fazer uma ligaçao 127,eu posso pegar a fase 380 e o neutro ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigo a fase 380 com o neutro vai dar 220 volts ok....agora se for trifásica 220 com o neutro vai dar 110 volts ok... abraços e espero ter ajudado

      Excluir
  46. eu florencio agradeço, muito obrigado.

    ResponderExcluir
  47. ola boa noite gostaria de saber qual cabo devo ultilizar para ligar uma resistencia eletrica de 15kw e o djuntor pois vou iltilizar a mesma para aquecer a agua da minha piscina desde ja agradeço rogeriopiscina@r7.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se a sua tensão for em 220 volts vc terá que usar um cabo de 35 mm e um disjuntor de 100 amperes com curva 'B' ok...

      Excluir
  48. gostria de tira uma duvida gual olado certo de ligar um disjuntor? meu nome e antonio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a entrada de tensão é no polo de numero 1 e a saída no 2....os números impares são sempre a entrada e os pares a saída ok

      Excluir
  49. TXT.1 => com continuação...
    Olá pessoal. Bom dia. Estou com o seguinte probleminha.Cliente me solicitou para resolver um problema de apagão no local (AG. banco)num Shopping, me salientando que o DR estava desarmando assim que o armava. Pronto: No local, iniciei uma inspeção visual em todos os quadros.
    -Passo algumas características do circuito, meio que a grosso modo só para se ter uma noção. Se eu estiver equivocado me fale. Grato.
    SEGUE: Para denominar alguns quadros, vou utilizar abreviações técnicas. OK.
    QGBT = neste ponto a força é entre pelo shopping num distância de 70m.)
    PI = 39786W
    FP. GLOBAL = 0,90
    FD = 0,85
    PD = 37,57KVA
    TESÃO = 380/220
    CONDUTORES: F=25mm; N=25mm e Terra=16mm.
    QGBT CONSTA: EM BARRAMENTO (CLARO!), BARRA DE TERRA E BARRA DE NÊUTRO (OBRIGATÓRIO)
    MÓDULO 'IDR' 30mA / 63A TETRAPOLAR C/ ICC 25Ka;
    FORA O IDR, HÁ MAIS OU MENOS 7 DISJUNTORES DIM E 3 DPS (DPS 275/40KVA - PROTEÇÃO CONTRA SURTOS). DISJUNTORES CADA QUAL ALIMENTANDO OUTROS QUADROS DE REDISTRIBUIÇÃO.
    AGORA VAMOS AO DEFEITO:
    INICIALMENTE, APÓS ANÁLISE VISUAL E NÃO VISUALIZANDO NADA SUSPEITO DE FORMA VISUAL, INICIEI PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO POR ELIMINAÇÃO DOS CIRCUITOS, OU SEJA, DESLIGAMENTO INDIVIDUAL E RELIGAÇÃO DO DR E OBSERVANDO O COMPORTAMENTO DO MESMO. CHEGUEI AO CIRCUITO DE QUE DEMANDA P/

    Segue: TXT.2

    eletronicagloria.wsaales@hotmail.com

    ResponderExcluir
  50. TXT.2
    SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO. DISJUNTOR O QUAL ENVIA PARA O "QDFCA" SALIENTO QUE TODOS OS DISJUNTORES DESTE CIRC. (REFRIG.) OBEDECEM A NBR IEC947-2.
    EFETUEI DESLIGAMENTO: E RELIGUEI O IDR, O SISTEMA ENTROU EM OPERAÇÃO SEM PROBLEMAS... DEIXEI EM ATIVIDADE POR ALGUMAS HORAS E CONCLUINDO QUE O DEFEITO ENCONTRA-SE MESMO NO CIRC. DO QDFCA.
    1. PASSO SEGUINTE: REAVALIAR O QDFCA E FAZER O DESLIGAMENTO DE EQUIPAMENTO POR EQUIPAMENTO E OBSERVAR O COMPORTAMENTO DO IDR.
    BOM, DEIXEI LIGADO O AR CENTRAL, POIS QUANDO LIGA OUTROS, APÓS ALGUM TEMPO DESARMA O DR... FUI ELIMINANDO UM A UM... ONTEM, 02/08 VOLTEI A AGÊNCIA E DEPAREI COM OUTROS DISJUNTORES DESARMADOS, E LIGUEI RESTABELECENDO O FUNC. DE OUTRAS TOMADAS E ETC... UM DOS DISJUNTORES RECEBEM CONDUTORES TERRAS, CHAVEANDO A CONTINUIDADE DO MESMO PARA OUTROS PONTOS... FIZ A ATRAQUE DO MESMO E PUDE LIGAR O UM AR SPLINTER PEQUENO E ATÉ O MOMENTO NÃO DESARMOU O DR., PELO MENOS NÃO ME LIGARAM P/ AVISAR.
    BOM, ESTE SPLINTER PEQUENO, ANTES DO DSJUNTOR (DSJ) QUE TEM UM TERRA LIGADO NELE, AO SER LIGADO, APÓS ALGUM TEMPO DESARMAVA O IDR. APÓS ATRACAMENTO DSJ, FIRMOU.
    SÓ QUE, AINDA MANTENHO MAIS 2 AR INATIVOS, UM PARA ATENDIMENTO EXT. E OUTRO INTERNO DO BDN. POIS AO LIGAR ESTE CIRCUITO O IDR DESARMA.

    SEGUE TXT.3

    ResponderExcluir
  51. TXT.3
    OS TÉCNICOS DE REFRIGERAÇÃO FOI ACIONADOS E FIZERAM ALGUMAS MEDIÇÕES JUNTO AOS MOTORES, PORÉM SEM FAZER O DESLIGAMENTO INDIVIDUAL DOS MESMOS E LIGÁ-LOS EM REDE ISOLADA PARA PROCEDER O TESTE E DISSERAM QUE O PROBLEMA NÃO ESTÁ NO AR
    PORÉM, AINDA APONTO DEFEITO PARA OS MESMOS: JULGANDO O QUE JÁ FOI DITO E, QUE O DEFEITO NÃO FOI CONSTATADO POR ELES, DEVIDO O PROCEDIMENTO DE TESTE EFETUADO, POIS, IMAGINO QUE ATÉ O CAMPO DO COMPRESSOR DO EQUIPAMENTO POSSA ESTÁ ACUSANDO FUNCIONAMENTO OK, MAS HÁ A QUESTÃO MECÂNICA, UMA VEZ QUE, SE O PISTÃO DO COMPRESSOR ESTIVER TRAVANDO OU APERTADO NA CAMISA DO MESMO, EXIGIR-SE-Á MAIS ESFORÇO DO CAMPO O QUE PUXARÁ MAIS CORRENTE... E UM DOS EQUIPAMENTO ESTÁ COM DIFICULDADE NA PARTIDA... (O QUE ACHA DE MINHA TESE SUPERFICIAL? UMA VEZ QUE AINDA NÃO OS ISOLEI POR COMPLETO DA REDE, SÓ ESTÃO DESATIVADOS VIA DISJUNTOR). POR QUE O DISJUNTOR NÃO DESARMA O CIRCUITO AVARIADO ANTES DO IDR? BOM, IMAGINO QUE SEJA ESTE O PROCEDIMENTO NORMAL HAJA VISTO QUE A SENSIBILIDADE DO IDR É INFINITAMENTE SUPERIOR.
    OUTRA QUESTÃO É: COM OS DOIS APARELHOS DESLIGADOS VIA DISJUNTOR, MEDI AS CORRENTES NOS CONDUTORES DE ENTRADA DO IDR (ALIMENTAÇÃO FORNECIDA PELO SHOPPING) OS RESULTADOS SÃO OS SEGUINTES:
    R = 13A PICOS +/- 17A
    S = 13,5A PICOS +/-14A => PICOS A CADA 20SG.APROX
    T = 13A PICOS +/- 16A
    NA SAÍDA DISJUNTOR TRIPOLAR, ALIMENTAÇÃO DO CIRC. AR, AS SEGUINTES CORRENTES:
    R= 5,3A
    S= 8,9A => COM OS SUSPEITOS DESLIGADOS.. CLARO.
    T= 5,3A
    COM ELES LIGADOS, QUANDO OCORRE O DESARME NÃO DÁ TEMPO DE EFETUAR A MEDIÇÃO...
    POR ISSO, INSISTO NA IDEIA DE DESLIGAR OS SUSPEITOS DO CIRCUITO E LIGÁ-LOS NUM CIRCUITO A PARTE, QUE NÃO SEJA PASSANDO PARA ESTE DR, PARA NÃO COMPROMETER O FUNCIONAMENTO DO AMBIENTE.
    VOU FAZER UMA PLACA COM IDR SEPARADA (PARA TESTAR) ESTES EQUIPAMENTOS FORA. COM SÉRIE E TUDO MAIS.
    AGORA EXISTE UM OUTRO CIRCUITO DISJUNTOR QUE DEMANDA CORRENTE PARA UM OUTRO QUADRO QUE ALIMENTA UM TRAFO ABAIXADOR E A CORRENTE É A SEGUINTE:
    T= 8,5A PICO OSCILANTE 10A (NORMAL)
    R= 3.3A
    S= 4,5A
    OBS: MESMO COM ESTE SUPOSTO DESBALANCEAMENTO, O SISTEMA ESTÁ FUNCIONANDO SEM PROBLEMA E SEM DESARME, LEMBRANDO QUE ESTE É ACOPLADO A UM NOBREACK DE 8,0KVA (P=6400W; FD=0,80; P=8.0KVA);
    E O QUADRO COMPÕE UMA CHAVE REVERSORA - 63A PARA A MANOBRA NOBREACK(NB) E REDE.

    SEGUE TXT.4 E FIM...

    ResponderExcluir
  52. TXT.4
    SUPONHO QUE NÃO SEJA ESTE O CASO, UMA VEZ QUE HÁ UM QUADRO BARRAMENTO SÓ PARA AQUELE AMBIENTE E ATÉ ENTÃO NÃO OCORREU PROBLEMA. E TUDO ACONTECE QUANDO LIGA O BENDITO AR.

    eletronicagloria.wsaales@hotmail.com
    SITUAÇÃO ATUAL: HOJE ESTOU COM DOIS AR EM FUNCIONAMENTO SEM PROBLEMAS... SÓ FALTA OS OUTROS DOIS JÁ CITADOS.
    CURIOSIDADE: ME EXPLIQUE AS RAZÕES SE POSSÍVEL, TROCAR INFORMAÇÕES E TIRAR ALGUMAS DÚVIDAS É PRAXE E ADMISSÍVEL PARA ENRIQUECERMOS A CADA DIA.
    SEGUE:
    = COLOQUEI O AMPERÍMETRO DO BARRAMENTO NEUTRO DA CONCESSIONÁRIA, O QUAL ESTÁ INTERLIGADO OS QUE SE REDISTRIBUEM P/ O AMBIENTE E DEPAREI COM O SEGUINTE RESULTADO, CORRENTE VERIFICADA:
    03,8A - SÓ NO BARRAMENTO NEUTRO.
    NO FIOS INDIVIDUAIS LIGADOS AO BARRAMENTO: há de forma distinta as seguintes correntes: 04A; 03,0A; 1,6A...
    (achei estranho, mas, ainda não parei para analisar tal ocorrência e verificar se é normal estas fugas de corrente para o nêutro). Para mim é curioso... Onde deveria ser zero.
    - Pergunto: Será que esta fuga pode ser proveniente de alguma deficiência no DPS? Já que, o neutro é ligado a extremidade de cada um, que por sua vez estão distintamente conectados a cada fase????
    - Já na barra de aterramento o amperímetro apontou: 000,1A.

    eletronicagloria.wsaales@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, pessoal, alguém aí pode me ajudar na dúvida acima?!!! Estou com um corrente de fuga em torno de 4, 5, 2, 2 e 3 Amp., nos condutores neutro, que saem do barramento neutro. São 5 neutros distintos para os quadros diferentes... bom... A Tensão de entrada, partindo do alimentador do shopping é de 380/220. Os 220Vac, é obtido via trafo abaixador devidamente dimensionado conforme projeto original. Porém, há um desbalanceamento em das linhas de fase... L1(8 a 12A) = L2(5A) = L3(5A) = NÊUTRO (CONFORME EXPLIQUEI)...
      QUANDO LIGO AS DUAS MÁQ. AR-CONDICIONADOS, DESARMAR LOGO... CHAMEI OS TÉCNICOS RESPONSÁVEIS PELO EQUIPAMENTO E SUGERI O DESLIGAMENTO DE UMA A UMA E ENERGIZÁ-LAS COM UMA ALIMENTAÇÃO INDEPENDENTE. FEITO ISSO O AS MÁQUINAS FUNCIONARAM E SEGUNDO ELES ESTAVAM OK... BEM COMO AS CORRENTES DE PICO E A DE ESTABILIZAÇÃO...
      -------------------------------------------------
      PERGUNTO, SE ESTÃO OK, PORQUE QUANDO LIGO UM OUTRO O DR DESARMA?
      SERÁ QUE O DESBALANCEAMENTO DE UMA DAS FASES PODE CAUSAR O DESARME DESTE DR???? CONTINUO NO AGUARDO...
      -------------------------------------------------------
      AGENDEI PARA SEXTA-FEIRA EFETUAR O PROCEDIMENTO DE REBALANCEAMENTO DO QUADRO PRINCIPAL E SECUNDÁRIO, RESPONSÁVEL PELA DISTRIBUIÇÃO PARA AR-CONDICIONADOS... UM GRANDE, CENTRAL... E MAIS TRES MENORES...
      -----------------------------------------------------------

      Excluir
  53. Oi Me chamo Rubia e gostaria muito de saber sobre o DR (disjuntor) perdi meu unico irmão em um acidente de trabalho no subsolo de uma mina ele consertava um painel sendo que ele havia desligado o painel e tirado fora e faz a mantençao. quando ele foi colocar o painel no lugar. tipo como se fosse uma gaveta. atraz teve um contato entre o painel e a caixa onde fika o painel... mas como a empresa não tinha esta tal DR ele valeceu.. no momento ele ja nao estava com a luva. porq como ja tinha desligado o dijuntor.. confiou no aparelho... mas de a empresa tivese esse tal do Dr ele hoje pederia esta aqui... Meus pais sofrem ate hoje a falta este filho e eu tenho segura a barra... e tenho duvidas sobre a indenizacao.. pois so vou ganho por danos morais. Você acha que teriamos mais direitos de receber algo, porque ate hoje achamos que se tivese esta tal DR poderia ter salvo a vida dele... e por issu tbm fou falha da empressa não ter este equipamento de segurança... obrigado!! saudades irmão querido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigo é normal circular corrente pelo neutro, o que não pode é circular corrente pelo terra...pois ali só circula corrente de fuga.....o correto seria vc testa a isolação desses compressores do split....assim podendo ter uma ideia se a fulga é por eles....aconselho também vc colocar um disjuntor mais sensível para o split e assim verificar se o culpado pelas falhas é ele mesmo ok....qualquer coisa me add ai ok meu email é : anacletopontes@hotmail.com

      Excluir
    2. Boa noite, já adicionei, mas ainda não foi possível a coincidência de tê-lo ou vê-lo online... at., Winston

      Excluir
  54. oi me chamo saulo,gostaria de saber se posso colocar um disjuntor dr(63a/100ma) no lugar do disjuntor principal(60a) do quadro de força da minha casa p/proteção do patrimonio (cosumo da casa 12.000watts).

    ResponderExcluir
  55. ola pessoal se alguel pudese tirar as minhas duvidas sobre a ligação do dr e normal ligar o terra do circuito junto com o neutro do circuito na entrada do dr.

    ResponderExcluir
  56. Gostaria de uma informacao o eletricista esteve na minha casa e orientou que fosse retirado o DR e trocado por um disjuntor trifasico,pois ao ligar aspirador de po este desligava.Foi correto retirar o DR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. naõ pode neuto e neutro terra e terra tem que ser separados


      Excluir
  57. Não,em áreas consideradas "secas", pode se colocar tomadas de uso geral fora do circuito do DR através de proteção de disjuntor . Menos em área de serviço,banheiro,cozinha(Áreas molhadas)

    ResponderExcluir
  58. instalei 2 chuveiros cada um com 1 disjuntor IDR ligado no mesmo aterramento mas um deles desarma guando abre o registro só funciona se ficar aterrado individual se ligar os 2 então ele desarma o outro esta perfeito porque? gostaria de saber como fazer ?

    ResponderExcluir
  59. Numa casa de 3 suites sala cazinha e sala, qual a amperagem certa de um dijuntor no quadro? Sendo que so tem 1 dijuntor para ambos so separando os chuveiros!!!

    ResponderExcluir
  60. Boa tarde moro em um sitio e o chave padrão fica 200 metros da minha residencia, queria colocar um DR mas na chave geral da casa chegam três fios e todos com fase(220)no DR tem entrada e saida de três fases mais o neutro, como faço para colocar o neutro sem ter que trazer do padrão poi e muito longe, sera que poço aterra-lo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. carro amarada em primeiro lugar gostaria de saber qual a tensão da cidade de onde vc mora ? se for 220V , 380 você pode comprar um ddr trifasico que ele substituirar o seu disjuntor. obs no ddr tem que passar as três fases mas o neutro . caso vc tenha circuito com aterramento o seu terra tem que passa junto com o neutro pois se não fozer isso o seu ddr vai ficar desarmando.

      Excluir
  61. Prezados

    Comprei uma casa que tem tomadas em 110 e lampadas em 220 e há vários disjuntores em um painel. Mas estou confuso. Pois alguns disjuntores, quando desligados, cortam a passagem de energia tanto de tomadas em 110 quanto de lampadas em 220. Por outro lado, há algumas tomadas e lampadas que permanecem com energia, exceto quando eu desligo dois disjuntores. Isto é, se eu desligo um, elas continuam com corrente. Se eu desligo somente o outro elas continuam com corrente. Mas somente quando eu desligo dois disjuntores é que ficam sem energia tanto algumas lampadas em 220 quanto algumas tomadas em 110.

    Estou meio confuso. Isto é, um mesmo disjuntor na minha casa interrompe ao mesmo tempo correntes de 110 e 220. Por outra parte tenho tomadas e lampadas com voltagem diferentes que estão conectadas simultaneamente a dois disjuntores, sendo preciso desligar a ambos para cortar a corrente delas.

    Isso é normal ou eu corro o risco de ter um curto circuito na minha casa?

    Obrigado por qualquer ajuda.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. carro amigo o que a contece ai é que quando você usa um circuito para a alimentação de 220 vc usa duas fase. pois no local onde vc mora a tensão de 220 e entre fases ( fase fase ,p vc ter uma tensão de 220. o seu circuito de tomadas 110 vc usa fase e neutro . o que a conte e que o disjuntor que alimenta as tomada 110 támbém a alimenta as lampadas em 220 v isso é normal pois vc usa a fase de dois disjutores para ter uma tensão de 220v.

      Excluir
  62. SE VC USAR O DDR NÃO PRECISA USAR O DISJ. TERM. SE USRA O IDR É NECESSÁRIO USAR O DISJ. TERM. O PROBLEMA É QUE SEMPRE HÁ UMA CONFUSÃO ENTRE ESTES DISPOSITIVOS. O DISJUNTOR DIFERENCIAL RESIDUAL(DDR), PROTEGE CONTTRA SOBRE CARGA, CURTO CIRCUITO E CHOQUES DIRETOS E INDIRETOS, OU SEJA, ELE ACUMULA AS DUAS FUNÇÕES, A DO INTERRUPTOR DIFERENCIAL RESIDUAL(IDR) QUE PROTEGE SOMENTE CONTRA CHOQUES DIRETOS E INDIRETOS E A DO DISJUNTOR TERMOMAGNÉTICO.

    ResponderExcluir
  63. Estou trocando os fios e disjuntores de meu apartamento, o eletricista me falou sobre DRs e resolvi pesquisar na internet.
    O disjuntor DR só vai desarmar quando a fuga de corrente for de 30mA, correto? Pesquisei e descobri que a corrente alternada entre 9 e 23 mA para homens e 6 a 14 para mulheres impede a vítima de se soltar do circuito, e para criança que é a minha principal preocupação deve ser ainda menor. Então esse dispositivo de segurança não terá utilidade alguma para descargas elétricas nessas intensidades. Qual a sua opinião?
    Em residências, os choques elétricos são em média de quantos mA? O que vai determinar a quantidade de mA do choque.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  64. eu estou com uma duvida,como é q eu fasso p medir fuga de corrente de uma instalaçao antiga ?

    ResponderExcluir
  65. anônimo 12 de outubro de 2012 20:00

    Por favor tire-me uma duvida se o Dispositivo Dr de até 30ma e primariamente para a proteção de pessoas e o acima de 100ma de patrimonios podemos colocalos juntos numa instalção se se sim como?

    ResponderExcluir
  66. Para medir fuga de corrente em instalações elétricas use um alicate amperímetro especifico para este fim; existem varios fabricantes, um
    exemplo é o modelo Et-3140 da minipa.
    Francisco
    Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  67. Boa tarde,
    A minha casa é de instalação bifásica. Tenho 2 chuveiros 127v/5500w, recentemente instalados e divididos por fase no quadro de distribuição interno. Quando ligo 1 chuveiro, cai o disjuntor (bipolar- Marca UNIC) do medidor que é de 40A. Nessa circunstâncias qual a capacidade adequada do disjuntor do medidor e do disjuntor do quadro de distribuição? Grato. Roberto.

    ResponderExcluir
  68. TRABALHO COM CONTACTOR DE 110 V, SEMPRE Q VOU MEDIR A TENÇÃO NO 1A É A MESMA NO 2A O QUE OCORRE??? E PARABENS PELAS RESPOSTAS SÃO SEMPRE .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como 1a é o inicio de uma bobina e 2a é o fim da mesma bobina quando vc mede vai dar sim a mesma tensao de 1a em 2a pois é a mesma bobina só que o final dela....

      Excluir
  69. tenho uma duvida,qual a diferença entre e]a protençao fulga terra em um DR e um disjuntor de media potencia? essa funçao em disjuntores de media e descrita em um IHM de monitoramento do mesmo mais ele representa um contato aberto,poderia me explicar

    ResponderExcluir
  70. tenho uma obra a ser executada com uma rede 220 V Trifasica com um dijunto e 125 Amp no relogio de entrada.Ja na caixa de distribuição estou usando um dijuntor de 80 Amp.A pergunta e o DR de 80 Amp e 100 Milhamper esta correta ou não

    ResponderExcluir
  71. qual o tempo medio para que um disjuntor desarme com sobrecarga de corrente?
    é imediato igual ao curto circuito ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://bezerraeletrica.blogspot.com.br/2012/10/curva-de-disparo-de-disjuntores.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed:+blogspot/ZElpp+(Bezerra+El%C3%A9trica)

      amigo confere esse link ai ok...

      Excluir
  72. SEMPRE QUE TO TOMANDO BANHO O DISJUNTOR DESARMA,AS POTENCIA DO CHUVEIRO, 5500W A BITOLA DOS FIOS 4MM O DISJUNTOR 35A, PQ SERA QUE TA ACONTECENDO ISSO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigo qual a sua tensão ai ? 220 ou 110 ?

      Excluir
  73. A MINHA TENSÃO É 222V

    ResponderExcluir
  74. a instalação em minha casa esta ben feita so que o electricista usou fios de cores para fase (vermelho e preto) e amarelo para terra. devo trocar a cor vermelha ou preta para o azul (fio neutro)? help...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigo queria saber porque trocar a cor ok....se já esta funcionando direitinho deixa cm esta .....provavelmente ele não usou o azul pois num tinha esta cor disponível.... e tem que saber com o seu eletricista qual a cor que ele usou como neutro ok se foi a vermelha ou preta.....

      Excluir
  75. amigo tira uma duvida, sempre q to tomando banho o disjuntor desarma,a potencia do chuveiro é 5500w
    a bitola dos fios é 4mm o disjuntor é 35a a tensão é 220v, pq sera q tá acontece isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigo me fala uma coisa: o seu disjuntor é daqueles preto ( linha nema ) ou do branco ( iec _), caso seja preto troque o mesmo por um siemens 32 Amperes curva B . vem escrito nele assim B32 ok.

      Excluir
    2. ver a imagem dele ai ok do que vc tem que usar :

      http://www.tigraoderamos.com.br/Material-Eletrico/Disjuntor-Unipolar-Siemens_4568.html

      Excluir
  76. oi pessoal.
    estou fazendo exercicios da escola e tenho duvidas: tracei um circuito que deu no total 5720w, a seção do fio a usar é 2,5mm. qual o disjuntor(amperes) a usar sabendo que o fio de 2,5mm a Imax. é 20 Amperes?
    sks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigo seus 5720 irão dar 26 ampeses, o correto seria usar um fio de 6,00 mm. que é ideal para 36 amperes ai sim vc utiliza um disjuntor de se for carga resistiva B32 ou se for carga indutiva tipo motores usar C32...

      Excluir
  77. Boa Noite, faz umas horas atrás que acabou a energia do meu apartamento, de repente! Eu não ouvi nenhum barulho pelo fato de estar ouvindo música no momento. Tive que chamar o porteiro do prédio pra ver se ele conseguiria arrumar, o que de fato ele conseguiu.
    Na caixa tem disjuntores de: 30|30(Geral), 20|15(chuveiro)
    30|30(Sala(Kitnet)), 15|15(Não sei o que é esse)
    Mas enfim, quis saber a explicação do por que houve essa queda de energia. De acordo com ele foi sobrecarga, pelo fato de os disjuntores do 'Geral' e da 'Sala(Kitnet)' serem de mesmo valor. Não acreditei nessa justificativa pelo fato de nunca ter acontecido isso em 1 ano e meio.
    Acompanhei tudo o que ele fez na caixa, vi que ele separou os disjuntores, pelo fato de estarem "colados" uns aos outros, ele disse que não poderia estar assim. Logo após separa-los, colocando pedaços de fita isolante entre os dijuntores, a energia voltou. Por fim, essa explicação é correta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. varios fatores influênciam.

      qual tipo é seu disjuntor Nemo ou iec ( preto ou branco )
      disjuntores desarmam por sobre carga ou proteção termomagnética e curto circuito.... tem que saber o dimensionamentos correto para saber o motivo pois podem sim esta com sobre carga na rede elétrica ou um curto circuito ....por isso ele desarmou.

      Excluir
  78. Boa tarde. Para ligar um chuveiro de 6000w em uma rede de 220v. Qual é o cabo e o disjuntor?
    E a mesma potencia em 127v.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em 220V o cabo e de 6mm2 e o disjuntor 32A.
      em 127v o cabo e de 10mm2 eo disjuntor 50A.

      Excluir
  79. oi gente.
    como calcular o tipo de disjuntores a usar num determinado circuito? alguem me ajuda. abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. calcule pootencia divide pela tensão exemplo: 2000 watts / 220v = 9 Amperes -- adcione mais 10% use um dijuntor de 15 Amperes.

      Excluir
  80. aqui eo LUIZ TO COM GRANDE PROBLEMA DIJUNTOR DR SEM CARGA FICA ATUADO SE LIGA UMA LAMPADA SE QUER ELE DESLIGA COMO FASSO OBRIGADO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. troque seu DR, ja tive problemas assim, e defeito do mesmo.

      Excluir
  81. OBS O MEU DR 25AMP 30MA MAS ELE NÃO ARMA COMO FAÇO

    ResponderExcluir
  82. ESTOU COM UM PROBLEMA NA MINHA CASA O DISJUNTOR QUE E LIGADO AO CHUVEIRO NAO ESTA PASSANDO CARGA DE 220 OQUE DEVE ESTA ACONTECENDO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Percorre a fiação para verificar se não ouve curto circuito, se for preciso troque a fiação, ou tambem pode ser o disjuntor utilize um multimetro e veja se passa tensão de um lado pro outro do disjuntor..

      Excluir
  83. MEU CIRCUITO E TRIFASICO ,MAS MÃO PRECISO DE UTILISAR O NEUTRO E GOSTARIA DE UTILISAR DDR O MESMO VAI FUNCIONAR NORMALMENTE SEM O NEUTRO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai funcionar sim. Mas e melhor vce conectar o neutro na entrada com as tres fases e na saida vce u
      utiliza so as fases.

      Excluir
  84. Caros Senhores,
    Esta não é a minha especialidade, mas será que alguem consegue avançar com uma sugestão do que poderá ter acontecido em minha casa? Moro numa moradia isolada, a instalação já tem alguns anos, mas anteontem, uma parte da corrente da casa (alguns quartos e casa de banho) a luz começou a ficar fraca e depois desligou completamente) no quadro os disjuntores estão todos bem nenhum disparou. Mas nas divisões que falo, não há carga nem nas tomadas.Desde já agradeço atenção. Cumprimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. consute um eletricista amigo.....apa ele verificar a instalação elétrica e corrigir o defeito

      Excluir
  85. Amigo preciso da sua ajuda a iluminaçao
    da escada do predio é florecente e acende
    atravez do relé só q algumas lámpadas nâo esta acendendo,
    aonde sera q ta o defeito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser lampadas queimada ou reatores, se for lampadas fluor 40Watts
      certifique que chegue tensão nos bocal das luminarias com um multimetro -- agora que tipo de relé e esse? se for sensor de presença ele pode estar queimado

      Excluir
  86. Por favor, alguem poderia me ajudar ?
    Desde quando eu comprei a casa, reparei que os eletrodomesticos estão mais fracos do que na casa anterior. Minha esposa sempre reclama do Ferro Eletrico não esquencar quanto deveria. Minha filha reclama que o secador de cabelo está fraco, e quando viajamos e ficamos em uma pousada, lá funciona bem mais forte. Porisso queria saber como eu faço para mediar a corrente eletrica e qual é o valor padrão ? Grato e aguardo retorno...
    Augusto
    email: gutosoft@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, certifique a voltagen dos aparelhos se é 220 ou 110, pq se tu ligar um aparelho 220 na tomada 110V ele ficara fraco mesmo.. para medir a voltagem e não corrente.. use um multimetro digital -- tambem o que pode ser e a baixa tensão que a compania de energia disponibiliza, por exemplo o comum e tensao 127V e 220V aproximadamente -- porem tem regiao que ela e baixa ja cheguei e ver 100v e 190V em uma cidade..

      Excluir
  87. como é q eu posso saber quando o reator esta queimado ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que tipo de reator? depende -- normalmente vc troca as lampadas por novas se elas não acenderem certifique que chega tensão, se o mesmo problema continuar é reator!

      Excluir
  88. oi pessoal.
    alguem me ajude ai...
    tenho um disjuntor geral de 50A aumentei o consumo 4 A/C, + lampadas, microndas, maquina de lava, aspirador e um freezer domestico.devo manter o disjuntor de 50A?
    pretendo tambem instalar um DDR é necessario eliminar o dijuntor geral ou trabalham os dois?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O aumento do disjuntor vai depender do fator de demanda, pois em residencias dificilmente todos os pontos de energia serão utilizados ao mesmo tempo, se vc instalar um DDR não é necessário o disjuntor geral pois o mesmo é composto por DR+Disjuntor, mas é difícil encontrar ele para venda geralmente se encontra o IDR que é somente o DR, mas aconselho procurar um profissional para analisar sua instalação pois o aumento do disjuntor poder ocasionar incêndios causados pelo derretimento do fio,que não suporta a nova corrente do disjuntor.

      Excluir
  89. Amigo, para utilizar o dr sua instalação elétrica deve estar corretamente certa -- principalmente com os neutros e terras, pois qualquer fuga ele ficara desarmando, enfim no caso de trocar o dijuntor de 50 amper, voce precisa saber quanto e a corrente que a sua casa puxa mais ou menos, pois ficar trocando dijuntor sem essa informação pode levar a derretimento dos fios, não adianta ter um dijuntor de 100 amper mais com uma fiação 4.0 mm por exemplo, uma coisa leva a outra, fio fino dijuntor alto.. super aquecimento = deretimento dos fios = curto circuito.. enfim, coloque um de 60 amper se for usar dr. use ele como dijuntor geral. --- www.ensinandoeletrica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  90. -Em minha cidade os eletricistas não embutem a fiação na laje, ficando ela aérea...tenha algum problema?
    -Em pesquisa notei que um condicionador de 9.000 BTU's possui 790 W de potência, como minha rede é de 220 W, então eu poderia usar um circuito para 2 condicionadores de ar (pq. o limite seria de 2.200W correto?)?
    -Pelos posts anteriores entendi a diferença entre os disjuntores DR e os DDR, minha dúvida seria com os Disjuntores DIN, eles teriam a mesma função que os DDR protegendo as pessoas contra choques elétricos?
    Obrigado à todos - estudante iniciante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se os cabos ficarem expostos segundo normas o cabos terão quer ter algum tipo de proteção mecânica adequada ao ambiente ao qual está exposto.
      Na verdade sua rede é de 220V, (W) é unidade de potencia, equipamentos como ar condicionado utilizam TUE que são tomadas de uso especifico e para estes equipamentos você pode ligar potencia maiores que 2200W, desde que o disjuntor seja dimensionado para a potencia do equipamento, e que condutor suporte a corrente necessária devidamente corrigidas pelo fatores necessários para o calculo conforme a norma NBR 5410 , respeite a queda de tensão máxima do circuito.
      O disjuntor DIN é padrão de disjunto comum, e não substitui o DR.

      Excluir
  91. Tandler, o jumento do meu eletricista nao seguiu o projeto eletrico e instalou os sistemas de iluminacao e tomadas juntos (nos mesmos disjuntores), ele separou somente as tomadas 220V (chuveiro e ar condicionado). Esta ocorrendo que o DR esta caindo muito ao ligar a iluminacao, o que pode estar ocorrendo???? Obrigado! Erick

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem o ele não pode ser considerado eletricista, pois se ele fosse não faria, mas já em relação ao seu problema uma coisa não tem a ver com outra você poderia ligar a iluminação ao DR sem problemas de queda, o que deve estar acontecendo é que algumas das emendas da iluminação não esta totalmente isolada e pode está encostando em alguma parte metálica e roubando corrente e por consequência derrubando o DR, alguma parte da proteção da fiação pode ter sido danificada

      Excluir
  92. Anonimo
    Ola tudo bem, tenho dois quadros eletricos em minha residencia e instalei um DR em cada um deles mas quando eu ligo os disjuntores secundarios de iluminação é DR não para armado, alguem pode me dizer porque esta acontecendo isto?
    OBS: tenho uma rede eletica trifasica geral para cada umm dos quadros eletricos, o problema tambem é que se eu bater o DR dos dois quadros um desarma o outro, um dos meus quadros eletricos fica na parte terro e o outro na parte superior, todos os dois quadros tem um disjuntor termo antes do DR, um dos quadros tem um disjuntor geral de 63A com DR de 63A e alimentação de 16mm, e o outro do mesmo jeito mas com disjuntor termo de 80A e DR de 80A, mas não para armado e ja identifiquei que não a curtos na residencia.
    Aguma sugestão por favor.
    Alguem pode me ajudar?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você dever ter alguma fuga de corrente em alguma ligação da iluminação, verifique se não ha algum fio desencapado ou fita isolante velha que está permitindo o contato do condutor com alguma parte metálica, estas lampadas econômicas geram pequenas fugas de correntes que de bons fabricantes são bens insignificantes já em de fabricantes inferiores são maiores sendo insignificantemente dependendo da quantidade de lampadas.

      Excluir
  93. Boa noite amigo.
    Estou com uma duvida cruel.
    Estou prestes a refazer a instalação elétrica de minha casa, pois a existente já está velha e em perigo de incêndio.
    Estou refazendo a planta dos circuitos e os dimensionamentos das bitolas e dos disjuntores.
    Até aqui sem problemas.
    A minha dúvida é que no quadro de distribuição os cálculos da Amperagem estão dando 71,6A, gostaria de saber se para essa amperagem posso utilizar um disjuntor e um DR de 80A amperes sem qualquer problema, sabendo que fiz os cálculos para as tomadas de usos geral da cozinha e copa para 600VA.
    Caso necessário posso enviar a planilha com os cálculos e o dimensionamento.

    Desde já agradeço.

    Att
    Henry

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigo consideraria vc utilizar um rede trifasica, assim podendo balancear facilmente sua carga ok. quantos mA é a proteção do seu DR, caso queira utilizar proteção para pessoas utilize um de 30 mA caso proteção patrimonial utilize acima de 30 mA.

      Excluir
  94. tandler parabens pelo seu blog ,minha duvida e ,tenho um rele termico que nele circula um sinal de 24v que segue pra um auto trafo e depois vai pro clp, um comando de um motor da lander 2 velocidades ,porem o rele esta abrindo e desliga o sistema ,e reinicia novamente começando com partida compensada e a hora que vai entrar a velocidade baixa ele abri reinicando tudo de novo e fiz alguns teste como tirar do auto trafo e ligar direto e nao deu certo ,melhorou quando isolei estecomando do rele porem nao entendi muito porque o força esta desligado ou seja nao passa corrente pelo circuito se puder me ajudar desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  95. tandler fiz um questionamento sobre o rele termico , mas nao consegui me cadastrar corretamente no seu blog porem vou continuar tentando, sou eletricista e tenho curso tecnico em mecatronica e muitas coisa nao vi no curo como auto trafo por exemplo como faser o comando com segurança (de no caso um so auto ligar 6 motore porem individualmente) meu email e gilbertobrasil19@hotmail.com

    ResponderExcluir
  96. Existe algum Dijuntor especifico para computadores

    ResponderExcluir
  97. qual o disjunto ideial para cada residencia?

    ResponderExcluir
  98. como ligar uma chave reversora lombard modelo 10 em um motor que é acionado por um contator???

    ResponderExcluir
  99. como instalar 4 maquinas elétricas de solda 50 amperes ... se alguém poder me enviar um apostila ou um tutorial ficarei muito agradecido.

    ResponderExcluir
  100. Amigo, boa noite, gostaria de saber se existe IDR ou DDR para 220V de fase-fase, pois moro em SP e aqui só tem 110V e precisei fazer o 220V dessa forma pro chuveiro, então como me proteger?
    Muito obrigado antecipadamente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi amigo existe sim idr bifasico ok,so que vc terá que utilizar o neutro ok, de todo o jeito tem que usar o neutro

      Excluir
  101. Bom dia, tenho uma dúvida, meu chuveiro é 220v e toda vez que eu ligo ele o disjuntor começa a fazer barulho e quanto mais quente o chuveiro mais barulho ele faz. Alguém pode me dizer se isso é normal ou se não, o que pode ser?

    ResponderExcluir
  102. o cabo no disjutor esta mau apertado, ocasionando pico de corrente

    ResponderExcluir
  103. EXISTEM PESSOAS QUE UTILIZAM A REDE PARA PRESTAR VERDADEIROS SERVIÇOS E VOCE E É UMA DELAS, PARABENS.

    ResponderExcluir
  104. EM UMA INSTALAÇÃO TRIFASICO,COMO FAZERO CALCULO DE BALACEAMENTO ?

    ResponderExcluir
  105. Meu nome RINALDO 6/7/13.
    Olá, alguém pode me ajudar a resolver um problema, após o medidor da Eletropaulo tem dois disjuntores de 50 amper, tem cabo de 10 ou 12mm indo para o quadro de disjuntores dentro da minha casa, a ponta dos fios esta queimando la no disjuntor do medidor, a ponta q esta queimando é a q esta saindo do disjuntor da rua, oq poderia ser?

    ResponderExcluir
  106. GOSTARIA DE SABER COMO DIMENSIONAR O DISJUNTOR GERAL E O ESPECIFICO PARA CADA COMPONENTE DE UM QUADRO DE COMANDO P/ PARTIDA DIRETA DE DUAS BOMBAS ABS SUBMERSA DE 220 V - 24A E UM AERADOR ( BOMBA DE AR) 220V - 9 A.
    EXISTE ALGUMA FORMA GERAL PARA ESSE CASO??

    ResponderExcluir
  107. amigo quero a tua ajuda,tenho 3 circuito no meu apt.1 só para chuveiro,1 para iluminação com 8 lampadas,e 1 para 8 tomadas, quero dividir 4 tomadas do circuito, eu só preciso desentroca-lo e lança uma fase e criar mais um cicuito, e quanto ao neutro eu devo mante-lo o mesmo ou lança-lo outro.

    ResponderExcluir
  108. o interruptor diferencial de 4 polos funcionaria se eu ligar em apenas uma fase. exemplo: na minha residencia só tem uma fase, e eu tenho um interruptor de 4 polos, se eu ligar só uma fase e o neutro, e os outros polos do ficarem desenergizados, irá funcionar ?

    ResponderExcluir
  109. tenho uma rede de 5 motores dois de 5cv dois de 3 cv e um de 2 cv na rede 220v a uma distancia de 50 metros da entrada.
    qual o cabo que uso qual o melhor disjuntor para geral e pra cada motor individual

    ResponderExcluir
  110. tenho 5 motores a serem ligados numa rede trifasica 220v total de 100 amper numa distacia de 50 metros qual o cabo q devo usar e qual o disjuntor trifasico que coloco para geral e qual o melhoar curva b ou c para motores.

    ResponderExcluir
  111. FABIANO

    GOSTARIA DE SABER QUAL MODELO DE DR USARIA PARA UMA ILUMINAÇÃO EXTERNA DE UM ESTACIONAMENTO, POIS ESTOU COM UM PROBLEMA, TODAS AS LUMINÁRIAS INSTALADAS SÃO BLINDADAS E AS CAIXAS DE PASSAGEM DE CABEAMENTO SÃO SUSPENSAS E ESTÃO BEM ISOLADAS COM FITA DE ALTA FUSÃO, MESMO ASSIM O DR ESTA DESARMANDO, GOSTARIA DE SABER QUAL TIPO DE DR SERIA O IDEAL PARA ESTE CASO. MEU E-MAIL (fabiano.sateles@hotmail.com) OBRIGADO

    ResponderExcluir
  112. Preciso saber sobre a criação do disjuntor-motor, alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  113. Preciso saber sobre a criação do disjuntor-motor, alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  114. o que acontece quando eu ligo o liquidificador a televisão fica tremendo a imagem ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por que estão ligadas na mesma corrente... (Tipo: um disjuntor para as tomadas). Se tivessem em correntes diferentes dificilmente aconteceria isso. (tipo: um disjuntor para tomadas da cozinha, um para tomadas da sala e etc.)

      Excluir
  115. olá amigo!
    Preciso comprovar para um condomínio que existe um lado certo para ligações de disjuntores, e como faço isso, qual norma estabelece, ou qual local encontro itens que fale sobre isso?
    valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigo vc encontrara nas seguintes normas: NBR 5361
      Disjuntores De Baixa Tensão
      NBR 07118
      Disjuntores de Alta Tensão
      Européias:
      IEC 60947-2
      IEC 60898

      E também amigo no próprio disjuntor vem escrito, 1 que é a entrada e 2 que é a saída, se for trifásico é assim : 1-3-5 entrada e 2-4-6 saida.

      Excluir
  116. Olá,gostaria de tirar uma dúvida. Tive uma oscilação de energia e então todas as tomadas parou de funcionar. Desliguei todas as chaves do disjuntor, e quando ligava o disjuntor que corresponde as tomadas fazia um barulho(parecia que estava ligado) então deixei tudo desligado, e depois de uma hora que isso ocorreu, voltei a ligar o disjuntor e ele estava normal, aí liguei todos,e tudo ok
    Porém quando a geladeira liga,ha uma baixa nas lampadas. Preciso trocar esse disjuntor? Esta é minha dúvida. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Marcela, possivelmente tudo indica para problema interno no disjuntor, o mesmo não pode apresentar ruido algum quando ligado......Faça a substituição ok.

      Excluir
  117. Ontem medi corrente em um disjuntor Schneider 32A e indicou 60A no alicate amperímetro. Ele não desarmou. O disjuntor é aquele branco, creio que seja termomagnético. Está gravado nele K32a1B16. Deixei por uns 4 segundos e ele não desarmou. O cabo que está antes dele não ia suportar a corrente e ia torrar, desliguei tudo até descobrir porque não desarmou. Alguém poderia me ensinar? Obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigo pelo que vc me passou ai, seu disjuntor disjuntor é B16 ou seja curva B ( de 3 á 5 vezes sua capacidade nominal para desarme ) e de 16 amperes . o correto seria vc identificar de onde se origina essa corrente e verificar se seu alicate esta medindo a mesma corretamente, caso esteja seu disjuntor esta subdimensionado e pode tambem esta com defeito.

      Excluir
    2. Olá Tandler, eu desmontei o disjuntor e descobri que o térmico não estava funcionando (estava desencaixado) pois tem um pequeno arame que conecta o bimetálico ao gatilho de desarme do disjuntor. Como você mesmo comentou o disjuntor estava com defeito e valeu muito o aprendizado. Sugiro para quem tiver paciência desmontar um e ver como é por de
      ntro pois fica tudo mais fácil quando aparecer um destes defeitos. Obrigado pela resposta.

      Excluir
  118. Tandler bl?fiz uma casa no fundo da residência atual, e vou colocar um medidor,só que a Eletropaulo pediu uma caixa só com dois medidores EE bipolar para as 2 casas, posso colocar para a casa da frente (casa velha fiação antiga e ainda com chaves geral fios 2.5mm e 4,00 mm no um disjuntor de 63 amp ?e no quadro de energia posso tirar a chave geral e colocar outro disjuntor de 63am a fiação vai aguentar?

    ResponderExcluir
  119. Tenho uma Prancha de passar a vapor que consome 1450w de potencia e sua tenção e freqüência é: 127v/ AC 60hz de quanto tem que ser o dejuntor? me ajude por favor pois coloquei um preto de 25 amp e queimou.
    Se for branco de quanto devo colocar?

    ResponderExcluir
  120. Estou usando a fiação de 4mm e as tomadas são de 20 amp.

    ResponderExcluir
  121. posso colocar o DDR no lugar do IDR E Do DR?

    ResponderExcluir
  122. Amigo ,tenho um disjuntor bipolar DR de 40 A que vou ligar uma banheira no prédio não tem bom aterramento então eu vou mandar soldar uma barra de ferro com um parafuso na estrutura do prédio para criar um bom terra porque o motor da banheira é 220 V ,então eu queria saber como ligar no disjuntor DR o aterramento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. entra em contato comigo por email ok, que te mando a do cfw 09 todo o mapeamaento dos circuitos de eletrônico

      anacletopontes@gmail.com

      Excluir
  123. espero saber isto assim que puder me enviar

    ResponderExcluir
  124. tenho um dijuntor de 100 amp trifazico q toca dois aviarios e duas casas qual a amperajem maxima por faze?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 100 amperes por fase amigo, ele monitora individualmente cada fase...

      Excluir
    2. entra em contato comigo por email ok, que te mando a do cfw 09 todo o mapeamaento dos circuitos de eletrônico

      anacletopontes@gmail.com

      Excluir
  125. Para cada tomada e chuveiro da casa necessito de um dr?

    ResponderExcluir
  126. Tenho um disjuntor trifásico Siemens de 50 A, com o multímetro verifiquei a tensão de cada fase e uma está com 43A, a outra com 44A e a outra com 38A. O Disjuntor e os fios próximos a ele estão aquecendo. Preciso de um disjuntor maior? Ele não disparou.

    ResponderExcluir
  127. O Dsjuntor da rede de entrada pode ser menor que o Dsjuntor geral do quadro de distribuição dentro de casa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não pode não ok, o disjuntor da rede de entrada tem que maior ou igual ao do seu quadro de distribuição.

      Excluir
  128. Bom dia...moro nos apto construido pela mrv....eles instalaram o dr de 63 a .....funcionava normal ate começar a desarmar quado liga qlqr chuveiro do apto......isso começou em todos os blocos....as vezes cai mais de uma vez e tem dia q nenhuma.......meu primo deu uma olhada. ..mas ele é meio leigo. ....mas mediu as fases com o terra e esta dando voltagem de 127 volts....ele tbm retirou o terra dos chuveiros e desarmou o dr...o q pode ser

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, vc terá que verificar se seu chuveiro elétrico tem a resistência blindada, só chuveiros com resistência blindada se pode usar disjuntor DR. os chuveiros comuns tem por se só uma fuga de corrente que o DR detecta desarmando assim o circuito.

      Excluir
  129. Ola amigo eu tenho uma duvida sobre DR , eu sei q ele dispara qndo ha fulga de corrente pra terra so q eu queria saber se ele dispara com oscilacao de energia e que onde moro a e nergia oscila muito. Obgado

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...