PLACA IDENTIFICADORA DO MOTOR ELÉTRICO

Hoje vamos entender um pouco de motores elétricos, mas especificamente sua placa identificadora. Todo motor elétrico possui uma placa identificadora colocada pelo fabricante de acordo com a norma NBR 7094 .


Aqui temos a infomação sobre a potência nominal do motor.
Um motor de 3,7 KW e dentro do parenteses 5 CV.
Definição : Cada cavalo tem 736 watts, portanto  5 cv  x 736 w  = 3.700 watts .

RPM ( rotações por minuto ), trata-se de um motor de 2 polos,um motor de alta rotação assíncrona .
velocidade assíncrona é a rotação medida no eixo do motor. Em síntese, é a verdadeira rotação do motor, descontado-se as perdas; daí o nome de motor assíncrono (em português assíncrono significa fora de sincronismo, no caso entre a velocidade do campo magnético e a do eixo do motor). O valor lido na placa dos motores, portanto valor nominal, é o valor da velocidade assíncrona.

Fator de serviço é um multiplicador que, quando aplicado à potência nominal do motor elétrico, indica a carga que pode ser acionada continuamente sob tensão e freqüência nominais e com limite de elevação de temperatura do enrolamento. A utilização do fator de serviço implica uma vida útil inferior aquela do motor com carga nominal. O fator de serviço não deve ser confundido com a capacidade de sobrecarga momentânea que o motor pode suportar. Para este caso, o valor é geralmente de até 60% da carga nominal durante 15 segundos.

Exemplo : motor de 8,7 A e FS 1,15 Corrente máxima admissível = 8,7 A x 1,15 = 10,005 A



É a determinação da temperatura máxima de trabalho,que o motor pode suportar continuamente sem ter prejuízos em sua vida útil.
A classe de cada motor,é em função de suas características construtivas. As classes de isolamento padronizadas para máquinas elétricas são:
CLASSE A - 105°C; CLASSE E - 120°C; CLASSE B - 130°C; CLASSE F - 155°C; CLASSE H-180°C.



Os motores elétricos solicitam da rede de alimentação, durante a partida, uma corrente de valor elevado, da ordem de 6 a 10 vezes a corrente nominal. Este valor depende das características construtivas do motor e não da carga acionada. A carga influencia apenas no tempo durante o qual a corrente de acionamento circula no motor e na rede de alimentação (tempo de aceleração do motor).
A corrente é representada na placa de identificação pela sigla Ip/In (corrente de partida / corrente nominal).
Atenção: Não se deve confundir com a sigla IP, que significa grau de proteção.



É a indicação das características física dos equipamentos elétricos, referenciando-se a permissão da entrada de corpos estranhos para seu interior. É definido pelas letras IP seguidas por dois algarismos que representam:

1º algarismo: indica o grau de proteção contra a penetração de corpos sólidos estranhos e contato acidental
0 - sem proteção
1 - corpos estranhos de dimensões acima de 50 mm
2 - corpos estranhos de dimensões acima de 12 mm
4 - corpos estranhos de dimensões acima de 1 mm
5 - proteção contra acúmulo de poeiras prejudicial ao equipamento
6 - proteção total contra a poeira


2º algarismo: indica o grau de proteção contra a penetração de água no interior do equipamento:
0 - sem proteção
1 - pingos de água na vertical
2 - pingos de água até a inclinação de 15º com a vertical
3 - água de chuva até a inclinação de 60º com a vertical
4 - respingos de todas as direções
5 - jatos de água de todas as direções
6 - água de vagalhões
7 - imersão temporária
8 - imersão permanente

Exemplo: grau de proteção IP55: proteção completa contra toques, acúmulo de poeiras nocivas e  jatos de água de todas as direções .




A tensão de funcionamento na  grande maioria dos motores elétricos são fornecidos com os terminais religáveis, de modo que possam funcionar ao menos em dois tipos de tensões. No caso da nossa placa 220 volts e 380 volts .



A corrente nominal é lida na placa de identificação do motor, ou seja, aquela que o motor absorve da rede quando funcionando à potência nominal, sob tensão e freqüência nominais.
Quando houver mais de um valor na placa de identificação, cada um refere-se a
tensão ou a velocidade diferente.

O motor trifásico é um consumidor de carga elétrica equilibrada. Isto significa que todas as suas bobinas são iguais, ou seja, têm a mesma potência, são para mesma tensão e conseqüentemente, consomem a mesma corrente. Logo, as correntes medidas nas três fases sempre terão o mesmo valor.



Cada tipo de máquina exige uma condição de carga diferente do motor. Um ventilador ou uma bomba centrífuga, por exemplo, solicita carga contínua, enquanto uma prensa puncionadora, um guindaste ou uma ponte rolante solicita carga alternada (intermitente).
O regime de serviço define a regularidade da carga a que o motor é submetido. A escolha do tipo do motor deve ser feita pelo fabricante da máquina a ser acionada, comprando o motor mais adequado a seu caso. Quando os regimes padrões não se enquadram exatamente com o perfil da máquina, deve escolher um motor para condições no mínimo mais exigentes que a necessária.

Os regimes padronizados estão definidos a seguir:
- reg. contínuo (S1)
- reg. de tempo limitado (S2)
- reg. intermitente periódico (S3)
- reg. intermitente periódico com partidas (S4)
- reg. intermitente periódico com frenagem elétrica (S5)
- reg. contínuo com carga intermitente (S6)
- reg. contínuo com frenagem elétrica (S7)
- reg. contínuo com mudança periódica na relação carga/velocidade de rotação (S8)
- reg. especiais.
Nas placas dos motores consta seu tipo de regime (Sx). Alguns regimes são acompanhados de dados suplementares (Exemplo: S2 60 minutos).


Frequência nominal de trabalho do motor. quanto maior a frequência de um motor , maior vai ser a sua velocidade.



Um motor elétrico não apresenta o mesmo conjugado para diferentes rotações. A medida que vai acelerando, o valor do conjugado altera, adquirindo valores que vão depender das características de construção do motor (normalmente do formato do rotor). A variação do conjugado não é linear e não existe relação de proporcionalidade com a rotação.
Existem três categorias de conjugados definidos por norma que determinam a relação do conjugado com a velocidade e a corrente de partida dos motores trifásicos, sendo cada uma adequada a um tipo de carga.

Categoria N – conjugado de partida normal, corrente de partida normal, baixo escorregamento. A maior parte dos motores encontrados no mercado pertencem a esta categoria, e são indicados para o acionamento de cargas normais como bombas e máquinas operatrizes.

Categoria H – conjugado de partida alto, corrente de partida normal, baixo escorregamento.
Empregado em máquinas que exigem maior conjugado na partida como peneiras, transportadores carregadores, cargas de alta inércia e outros.

Categoria D – conjugado de partida alto, corrente de partida normal, alto escorregamento (superior a 5%). Usado em prensas concêntricas e máquinas semelhantes, onde a carga apresenta picos periódicos, em elevadores e cargas que necessitem de conjugados de partida muito altos e corrente de partida limitada.



A energia elétrica absorvida da rede por um motor elétrico é transformada em energia mecânica disponível no eixo. A potência ativa fornecida pela rede não será cedida na totalidade como sendo potência mecânica no eixo do motor.
A potência cedida sofre uma diminuição relativa as perdas que ocorrem no motor. O rendimento define a eficiência desta transformação sendo expresso por um número
(<1) ou em percentagem.



Exemplo : Qual é a potência fornecida por um motor trifásico, com rendimento de
90%, que recebe uma potência de 15,5 kW?
P = 15,5 kW x 0,90
P = 13,95 kW



Um motor elétrico é acompanhado de uma placa de identificação onde são informados suas principais características. Outras precisam ser obtidas com o fabricante através de catálogos ou consultas diretas.








67 comentários:

  1. Olá Tandler,
    O blog esta de parabens, os materiais postadas são
    de alto nível técnico, auxiliando muitos profissionais novos e até antigos com os manuais, catalagos e matérias técnicas.
    Francisco das Chagas
    Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VALEU MEU AMIGO PELA FORÇA....FICO MUITO FELIZ EM SABER QUE ESTOU COMPARTILHANDO CONHECIMENTOS......

      Excluir
    2. acabei de conhecer o canal e estou gostando muito,acabo de assumir a diretoria de uma empresa de rebobinamento de motor elétrico,e não tenho muito conhecimento tecno na área,acho que esse canal vai me ajudar muito.

      Excluir
    3. Cara com todo respeito. Você não sabe nem escrever e diz ter assumido a diretoria de uma empresa. KKKKKK. Mais uma empresa fechada no pais.

      Excluir
    4. Faltam alguns itens que não foram explicados. Mas esse tutorial é exelente.

      Excluir
  2. Muito bom Show de bola!
    Ta fino mesmo,continue assim!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. estou estudando mecatronica ´consutei aqui parabens amigo

      Excluir
  3. Galera,

    Estou querendo comprar uma esteira com motor de 3hp e gostaria de saber por quanto tempo posso ficar com ela funcinando. Não sei se tem alguma coisa a ver, mas peso 100kg.

    abs

    ResponderExcluir
  4. CARA ESSE BLOG É MUITO LEGAL, AGORA SOU LEITOR DIARIO DE VCS.
    VALEU!

    sOUSA.

    ResponderExcluir
  5. E ai tandler td bem?
    Gostaria que vc me explicasse, se não for pedir muito postar uma video aula sobre esse assunto.
    Quando um motor de rotor bobinado não mantêm carga, neste caso há uma fase interrompida. existe um teste, ligando 3 amperimetros em serie com as fases,para detectar essa fase interrompida gostaria de uma video aula para ver esse processo.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo site!!! Muito útil.

    Estive lendo sobre o Fator de serviço e é mencionado sobre sobre carga momentânea. Esse 60% acima da corrente nominal, é que deve ser levado em consideração para ajustar o valor do relé térmico?
    Como devo calcular esse valor para sjustar um relé térmico (proteção de sobrecarga)?

    ResponderExcluir
  7. oi tandler td bem ?tenho uma dúvida para dimensionar disjuntores e fusiveis, quando se trata de partida direta. pq quando o motor parte em patida direta a corrente aumenta em aproximadamente 7 vezes, em relação a nominal, agora fica a dúvida. Deve-se usar um disjuntor e um fusivel para uma corrente 7 vezes maior ou deve usar o disjuntor e o fusivel de acordo com a corrente nominal. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NAO HA NECESSIDADE DE SE USAR OS DOIS DISPOSITIVOS PARA PROTEGER UM EQUIPAMENTO. UM DOS DOIS REALIZAM O MESMO PAPEL. NO CASO DO DISJUNTOR ELE É DIMENSIONADO EM FUNÇÃO DA CORRENTE NOMINAL DO EQUIPAMENTO E TAMBEM SE OBSERVANDO A CAPACIDADE DE CONDUÇÃO DE CORRENTE DOS CABOS ELETRICOS. EM SE TRATANDO DE MOTORES ELETRICOS DEVE-SE OBSERVAR A CURVA DO DISJUNTOR:C,D,E, ETC. POR EXEMPLO, O DISJUNTOR DE CURVA C(PERMITE ATÉ 7 VEZES A CORRENTE)NOMINAL DO MOTOR NA HORA DA PARTIDA SEM DESLIGAR O EQUIPAMENTO. E PROTEGE O EQUIPAMENTO NO CASO DE UMA ELEVAÇÃO ANORMAL DA CORRENT, OU CURTO CIRCUITO, OU SEJA, ELE DESARMA.
      NO CASO DO FUSIVEL ELE TEM QUE SER DE RETARDO,ISTO É, ELE AGUENTA A CORRENTE DE PARTIDA SEM SE ROMPER, E REALIZAR O PAPEL DE PROTEGER O MOTOR CONTRA UM CURTO CIRCUITO(QUANDO A CORRENTE TENDE AO INFINIT0, POR EXEMPLO SE UMA FASE ENCOSTAR NA OUTRA FASE.

      Excluir
  8. gostei demais, nao vou deixar mai sde olhar

    ResponderExcluir
  9. I would like to thank yоu for the efforts you have
    put in wгiting this blοg. I аm hοping to checκ out the same
    high-grade content bу уou іn the future
    aѕ well. In fact, уour сreаtive writіng аbilіties hаs motivated me tο get my оwn ѕite
    now ;)

    my wеb page :: My Outfits Smell Brand New After I Smoke V2 Cigs

    ResponderExcluir
  10. I waѕ recommenԁeԁ this web sіte bу my cousin.
    Ι'm not sure whether this post is written by him as nobody else know such detailed about my problem. You are incredible! Thanks!

    Feel free to surf to my blog: Uniteusnations.Com
    Also see my web site > V2 cigs

    ResponderExcluir
  11. Magnificent beat ! ӏ ωould like to aрprеntice while yοu аmend your sіte, how сould і
    subѕcгibе fоr a blοg web
    sitе? Τhе account hеlрeԁ me
    а aсceptаble deаl. Ι had
    been tiny bit acquainteԁ of thіs your broаԁсаst offerеd
    bгight clear concept

    Ηere іs my blog pοst :: Suggested Resource site
    My web page - Ipl Hair removal

    ResponderExcluir
  12. Wonԁeгful gоods from yοu, man. I havе understand youг
    stuff preѵiοus tо and you аre just tοo fantaѕtic.
    Ι аctually likе what yоu've acquired here, really like what you are stating and the way in which you say it. You make it enjoyable and you still take care of to keep it wise. I cant wait to read far more from you. This is actually a terrific site.

    My web-site click through the up coming Web Page
    My webpage > click through the next article

    ResponderExcluir
  13. I'm really enjoying the theme/design of your site. Do you ever run into any browser compatibility issues? A handful of my blog visitors have complained about my site not operating correctly in Explorer but looks great in Opera. Do you have any advice to help fix this problem?

    Also visit my web blog: www.team-ecla.eu

    ResponderExcluir
  14. I'm really enjoying the theme/design of your site. Do you ever run into any browser compatibility issues? A handful of my blog visitors have complained about my site not operating correctly in Explorer but looks great in Opera. Do you have any advice to help fix this problem?

    my web blog :: www.team-ecla.eu
    Also see my site: simply click the next website

    ResponderExcluir
  15. Hi to all, as I am really eаgeг of readіng this webpage's post to be updated on a regular basis. It consists of pleasant stuff.

    my site ... v2 cigs

    ResponderExcluir
  16. Way cool! Some extremеly valid ρoints! I apprеciаte you pеnning thiѕ post ρlus the rest οf the site is also very gοoԁ.


    my homepage - Www.Sfgate.Com

    ResponderExcluir
  17. ωhoah this wеblοg is fantastiс i like studying your
    artiсles. Keep up thе gоod work!
    You rеcоgnіze, a lot of peгsons aгe hunting arοund for this infoгmation, yοu cоuld aid thеm grеatly.



    Сhеck οut mу webрage ... V2 Cig Review

    ResponderExcluir
  18. Nice рost. I waѕ checkіng continuouѕly this blog and I'm impressed! Extremely helpful info specifically the last part :) I care for such information a lot. I was seeking this certain info for a long time. Thank you and good luck.

    Also visit my web blog :: please click the up coming article
    My web page - Friendyab.com

    ResponderExcluir
  19. Hurrah, that's what I was seeking for, what a stuff! present here at this website, thanks admin of this web page.

    Look into my web blog ... v2 cigs

    ResponderExcluir
  20. Good day! I simply wіsh tо givе you a big thumbs up
    for thе great info уou hаve here on this
    post. I'll be returning to your web site for more soon.

    My web page; tamildownloadshd.com

    ResponderExcluir
  21. I have been surfing оnline gгeateг than 3 hours nowadаyѕ, but I by nο means ԁiscovered any attention-grabbing artіclе like yours.
    It's pretty value enough for me. In my opinion, if all web owners and bloggers made excellent content material as you probably did, the net will likely be much more helpful than ever before.

    My homepage ... skin care

    ResponderExcluir
  22. Thanks on your marvеlous рοsting! I tгuly enjoyеd reаding it, yоu will be a grеat аuthοг.
    I will rеmembeг to bookmark your blog anԁ
    will сome back doωn the road. I ωant to encourage yourself to continue yоur gгeat posts, have a nice day!


    Мy blog; teachers.fju.edu.tw:16080
    My webpage :: v2 cigs review

    ResponderExcluir
  23. hello!,Ӏ love youг ωriting so a lot!
    share ωe keep in touсh more apprοximatelу your аrticlе οn AOL?
    I need an expeгt іn this area to unгavel
    mу problem. Mауbе that іs you!
    Haνing a lοоκ ahеad tο
    lοoκ yοu.

    Feel freе to surf to my blog post End Just Before You Get Silkn Study This Exclusive Critique

    ResponderExcluir
  24. Oh my goodnesѕ! Inсredible article duԁe!
    Thanks, However I am encountering dіfficultiеs with your RЅS.
    I don't understand why I cannot subscribe to it. Is there anybody else getting similar RSS problems? Anybody who knows the answer will you kindly respond? Thanx!!

    Feel free to visit my page: related resource site
    Also see my website > silk n sensepil

    ResponderExcluir
  25. Hello! Someone in mу Fаcebook grouρ shared this site
    with us sο I cаme to cheсk it out.

    I'm definitely loving the information. I'm bookmarking and ωill be tweeting this to my followers!
    Exсeptiоnal blog and amazing design and style.


    my site :: More inspiring ideas
    My page > www.1spanishcompany.co.Uk

    ResponderExcluir
  26. Whats up аre using Wordpress for your site plаtform?
    I'm new to the blog world but I'm trying tо get started and create my
    own. Do you need any html coding knowlеdge
    to make yοur own blog? Αny help would be гeally appreciated!



    Stоρ by my pаge - visit the next document

    ResponderExcluir
  27. Нi there wοulԁ yοu
    mіnd letting me knοw whiсh web host yοu're using? I've loаded yοur blοg іn 3 different brоwsers and Ι must say this blog lоads a lοt faster then most.

    Can you suggeѕt a good hοѕting prоvider аt а reasοnablе price?

    Many thanκs, I appгecіаte it!

    Here is my hоmеρage - silk'N sensepil
    My web site: laser hair removal nyc

    ResponderExcluir
  28. Excellent weblog гight here! Αdditionally your web sitе гather a lot up fаѕt!
    Whаt host are you using? Can I get уour affiliate lіnk in
    уour hоst? I wish my site loadeԁ up аs
    fаst as yours lol

    Look at my ωеb page - V2 Cigs review

    ResponderExcluir
  29. Muito bom site,muita e util infomação escrita de forma a que mesmo os amadores como eu, entendem e apresendem alguma coisa. Tenho uma duvida e gostaria de poder ter a sua preciosa ajuda: Tenho um motor monofasicod e 4 terminais W2-V2 U1-W1 e não sei como o ligar a 220v pois calculo que precise de condençador mas tambem não sei qual o valor apropriado, será que é possivel a sua ajuda profissional.
    Aceite os meus cumprimentos e já est´nos meus favoritos
    Fernando Madeira

    ResponderExcluir
  30. Wash your curly hair at the very least two days in a week.

    Likewise, using imported shampoos and conditioners from
    a tropical country when your climate is cold and temperate is not such a good idea.
    Its intention is to offer you ideal cosmetics which are safe and substantial in quality,
    all the way through the world.

    my blog :: hair products

    ResponderExcluir
  31. qual o motor ideal para uma peneira linear , com excentrico para movimento de 30mm, com carga de 200kg.
    relação é de 6x a polia de 50mm motora e 600mm a movida.

    ResponderExcluir
  32. Por que não falou da parte dos rolamentos dianteiro e traseiro? queria muito saber o que aquela referencia quer dizer... tiago.tm17@gmail.com

    ResponderExcluir
  33. olá , onde na placa de identificação está a informação do tempo de partida do motor, pois para dimensionar o fusivel preciso dessa informação

    ResponderExcluir
  34. tandler qual motor aproveita melhor o campo magnético, o monofasico ou o trifasico? obrigado

    ResponderExcluir
  35. O motor esta ligado com um inversor e queima
    como saber se é o motor ou inversor
    qual procedimento seguir.

    ResponderExcluir
  36. eu não consegui descobrir e perdemos tempo tentando ligar ate que tiramos e ele estava queimado
    por isso gostaria de uma resposta mais rapida para esta situação.

    ResponderExcluir
  37. Pessoal, parabéns pelo trabalho de vocês! Continuem assim! abraço.

    ResponderExcluir
  38. meu motor trifasico está com corrente diferente é normal. I1= 3,2AMP I2= 3,2AMP e I3= 2,9 AMP

    ResponderExcluir
  39. Ola a todos, a potencia mencionada logo no inicio do tutorial nao significa pontecia do motor e sim a potencia na ponta do eixo.
    Observa que quando fazemos a conta P= I x raiz 3 x 220 x cos fi - a potencia é bem maior.
    O resultado dessa conta trata-se da potencia do motor.

    ResponderExcluir
  40. Ola pessoal,
    tenho um motor trifasico com a estas http://imageshack.us/photo/my-images/36/cbo5.jpg/
    caracteristicas da foto e queria comprar 1 gerador que aguentasse este motor pra ter agua.
    que potencia ter de ter o gerador?

    ResponderExcluir
  41. eletrotecnic2013@hotmail.com1 de fevereiro de 2014 às 19:53

    muito xou

    ResponderExcluir
  42. gostaria de saber quando é ligação Y ou /\ ESTOU COM UMA DUVIDA POIS NO MOTOR TEM 220/380 /480 QUAL VOU LIGAR E COMO EU SEI SE ELA É ESTRELA OU TRIANGULO

    ResponderExcluir
  43. eu gostei e me ajudou muito porem peço que utilize desenhos de placa mas visível

    ResponderExcluir
  44. como faço pra esse motor trifasico girar em 220 volts fase fase

    ResponderExcluir
  45. Show de bolaaaa...

    Pra pegar 10 só faltou falar daquele 0,85(FP) logo abaixo do rendimento. hua hua hua

    ResponderExcluir
  46. Muito bom o conteudo e me ajudou muito.

    Apenas achei que a referencia de grau de proteção não esta condizente pois o IP-55.. no caso o segundo digito se diz respeito a jatos d'agua e se no caso fosse o numero 6 seria jato d'agua potente.. alguma coisa do tipo

    ResponderExcluir
  47. estou com um motor trifasico nunca foi ligado.alem dos seis pontos para o fechamento tem dois fios bem finos que não sei onde ligar alguem pode me ajudar? obrigado.

    ResponderExcluir
  48. o que representa as letras no IP?
    por exemplo:IP 12 W

    ResponderExcluir
  49. Parabéns belo trabalho.
    Vou aproveitar bastante.

    ResponderExcluir
  50. Ola sou Carlos gostaria de saber como posso identificar se meu motor roda em 220 e 380 volts

    ResponderExcluir
  51. Oq significa aquele 100L na placa

    ResponderExcluir
  52. O que significa CE na placa do motor

    ResponderExcluir
  53. Sensacional o material!!! PARABÉNS E MUITO OBRIGADO

    ResponderExcluir
  54. Amigo, qual fórmula tem que ser usada para se chegar ao valor dos 5CV utilizando a corrente informada de 13A com a tensão de 220V? Obrigado.

    ResponderExcluir
  55. Boa tarde amigo! Segue abaixo link para a fórmula. E caso nao tenha a informação do rendimento colocar 0,8.

    http://seltcom.com.br/tabelas/formula-corrente-motor/

    ResponderExcluir
  56. Tandler, muito obrigado. Toda a dúvida começou porque estava tentando calcular uns valores de um motor, porém, na plaquinha não tinha algumas informações. Obrigado mesmo.

    ResponderExcluir
  57. como identificar a potência ou corrente de um inversor weg na placa?

    ResponderExcluir
  58. TODAS AS AULAS DESTE SITE É PARA MIM DE MUITA IMPORTANCIA!

    ResponderExcluir