Hoje vamos entender um pouco de motores elétricos, mas especificamente sua placa identificadora. Todo motor elétrico possui uma placa identificadora colocada pelo fabricante de acordo com a norma NBR 7094 .
Aqui temos a infomação sobre a potência nominal do motor.
Um motor de 3,7 KW e dentro do parenteses 5 CV.
Definição : Cada cavalo tem 736 watts, portanto 5 cv x 736 w = 3.700 watts .
RPM ( rotações por minuto ), trata-se de um motor de 2 polos,um motor de alta rotação assíncrona .
velocidade assíncrona é a rotação medida no eixo do motor. Em síntese, é a verdadeira rotação do motor, descontado-se as perdas; daí o nome de motor assíncrono (em português assíncrono significa fora de sincronismo, no caso entre a velocidade do campo magnético e a do eixo do motor). O valor lido na placa dos motores, portanto valor nominal, é o valor da velocidade assíncrona.
Fator de serviço é um multiplicador que, quando aplicado à potência nominal do motor elétrico, indica a carga que pode ser acionada continuamente sob tensão e freqüência nominais e com limite de elevação de temperatura do enrolamento. A utilização do fator de serviço implica uma vida útil inferior aquela do motor com carga nominal. O fator de serviço não deve ser confundido com a capacidade de sobrecarga momentânea que o motor pode suportar. Para este caso, o valor é geralmente de até 60% da carga nominal durante 15 segundos.
Exemplo : motor de 8,7 A e FS 1,15 Corrente máxima admissível = 8,7 A x 1,15 = 10,005 A
É a determinação da temperatura máxima de trabalho,que o motor pode suportar continuamente sem ter prejuízos em sua vida útil.
A classe de cada motor,é em função de suas características construtivas. As classes de isolamento padronizadas para máquinas elétricas são:
CLASSE A - 105°C; CLASSE E - 120°C; CLASSE B - 130°C; CLASSE F - 155°C; CLASSE H-180°C.
Os motores elétricos solicitam da rede de alimentação, durante a partida, uma corrente de valor elevado, da ordem de 6 a 10 vezes a corrente nominal. Este valor depende das características construtivas do motor e não da carga acionada. A carga influencia apenas no tempo durante o qual a corrente de acionamento circula no motor e na rede de alimentação (tempo de aceleração do motor).
A corrente é representada na placa de identificação pela sigla Ip/In (corrente de partida / corrente nominal).
Atenção: Não se deve confundir com a sigla IP, que significa grau de proteção.
É a indicação das características física dos equipamentos elétricos, referenciando-se a permissão da entrada de corpos estranhos para seu interior. É definido pelas letras IP seguidas por dois algarismos que representam:
1º algarismo: indica o grau de proteção contra a penetração de corpos sólidos estranhos e contato acidental
0 - sem proteção
1 - corpos estranhos de dimensões acima de 50 mm
2 - corpos estranhos de dimensões acima de 12 mm
4 - corpos estranhos de dimensões acima de 1 mm
5 - proteção contra acúmulo de poeiras prejudicial ao equipamento
6 - proteção total contra a poeira
2º algarismo: indica o grau de proteção contra a penetração de água no interior do equipamento:
0 - sem proteção
1 - pingos de água na vertical
2 - pingos de água até a inclinação de 15º com a vertical
3 - água de chuva até a inclinação de 60º com a vertical
4 - respingos de todas as direções
5 - jatos de água de todas as direções
6 - água de vagalhões
7 - imersão temporária
8 - imersão permanente
Exemplo: grau de proteção IP55: proteção completa contra toques, acúmulo de poeiras nocivas e jatos de água de todas as direções .
A tensão de funcionamento na grande maioria dos motores elétricos são fornecidos com os terminais religáveis, de modo que possam funcionar ao menos em dois tipos de tensões. No caso da nossa placa 220 volts e 380 volts .
A corrente nominal é lida na placa de identificação do motor, ou seja, aquela que o motor absorve da rede quando funcionando à potência nominal, sob tensão e freqüência nominais.
Quando houver mais de um valor na placa de identificação, cada um refere-se a
tensão ou a velocidade diferente.
O motor trifásico é um consumidor de carga elétrica equilibrada. Isto significa que todas as suas bobinas são iguais, ou seja, têm a mesma potência, são para mesma tensão e conseqüentemente, consomem a mesma corrente. Logo, as correntes medidas nas três fases sempre terão o mesmo valor.
Cada tipo de máquina exige uma condição de carga diferente do motor. Um ventilador ou uma bomba centrífuga, por exemplo, solicita carga contínua, enquanto uma prensa puncionadora, um guindaste ou uma ponte rolante solicita carga alternada (intermitente).
O regime de serviço define a regularidade da carga a que o motor é submetido. A escolha do tipo do motor deve ser feita pelo fabricante da máquina a ser acionada, comprando o motor mais adequado a seu caso. Quando os regimes padrões não se enquadram exatamente com o perfil da máquina, deve escolher um motor para condições no mínimo mais exigentes que a necessária.
Os regimes padronizados estão definidos a seguir:
- reg. contínuo (S1)
- reg. de tempo limitado (S2)
- reg. intermitente periódico (S3)
- reg. intermitente periódico com partidas (S4)
- reg. intermitente periódico com frenagem elétrica (S5)
- reg. contínuo com carga intermitente (S6)
- reg. contínuo com frenagem elétrica (S7)
- reg. contínuo com mudança periódica na relação carga/velocidade de rotação (S8)
- reg. especiais.
Nas placas dos motores consta seu tipo de regime (Sx). Alguns regimes são acompanhados de dados suplementares (Exemplo: S2 60 minutos).
Frequência nominal de trabalho do motor. quanto maior a frequência de um motor , maior vai ser a sua velocidade.
Um motor elétrico não apresenta o mesmo conjugado para diferentes rotações. A medida que vai acelerando, o valor do conjugado altera, adquirindo valores que vão depender das características de construção do motor (normalmente do formato do rotor). A variação do conjugado não é linear e não existe relação de proporcionalidade com a rotação.
Existem três categorias de conjugados definidos por norma que determinam a relação do conjugado com a velocidade e a corrente de partida dos motores trifásicos, sendo cada uma adequada a um tipo de carga.
Categoria N – conjugado de partida normal, corrente de partida normal, baixo escorregamento. A maior parte dos motores encontrados no mercado pertencem a esta categoria, e são indicados para o acionamento de cargas normais como bombas e máquinas operatrizes.
Categoria H – conjugado de partida alto, corrente de partida normal, baixo escorregamento.
Empregado em máquinas que exigem maior conjugado na partida como peneiras, transportadores carregadores, cargas de alta inércia e outros.
Categoria D – conjugado de partida alto, corrente de partida normal, alto escorregamento (superior a 5%). Usado em prensas concêntricas e máquinas semelhantes, onde a carga apresenta picos periódicos, em elevadores e cargas que necessitem de conjugados de partida muito altos e corrente de partida limitada.
A energia elétrica absorvida da rede por um motor elétrico é transformada em energia mecânica disponível no eixo. A potência ativa fornecida pela rede não será cedida na totalidade como sendo potência mecânica no eixo do motor.
A potência cedida sofre uma diminuição relativa as perdas que ocorrem no motor. O rendimento define a eficiência desta transformação sendo expresso por um número
(<1) ou em percentagem.
Exemplo : Qual é a potência fornecida por um motor trifásico, com rendimento de
90%, que recebe uma potência de 15,5 kW?
P = 15,5 kW x 0,90
P = 13,95 kW
Olá Tandler,
ResponderExcluirO blog esta de parabens, os materiais postadas são
de alto nível técnico, auxiliando muitos profissionais novos e até antigos com os manuais, catalagos e matérias técnicas.
Francisco das Chagas
Rio de Janeiro
VALEU MEU AMIGO PELA FORÇA....FICO MUITO FELIZ EM SABER QUE ESTOU COMPARTILHANDO CONHECIMENTOS......
Excluiracabei de conhecer o canal e estou gostando muito,acabo de assumir a diretoria de uma empresa de rebobinamento de motor elétrico,e não tenho muito conhecimento tecno na área,acho que esse canal vai me ajudar muito.
ExcluirCara com todo respeito. Você não sabe nem escrever e diz ter assumido a diretoria de uma empresa. KKKKKK. Mais uma empresa fechada no pais.
ExcluirFaltam alguns itens que não foram explicados. Mas esse tutorial é exelente.
ExcluirMuito bom Show de bola!
ResponderExcluirTa fino mesmo,continue assim!!!!
estou estudando mecatronica ´consutei aqui parabens amigo
ExcluirGalera,
ResponderExcluirEstou querendo comprar uma esteira com motor de 3hp e gostaria de saber por quanto tempo posso ficar com ela funcinando. Não sei se tem alguma coisa a ver, mas peso 100kg.
abs
CARA ESSE BLOG É MUITO LEGAL, AGORA SOU LEITOR DIARIO DE VCS.
ResponderExcluirVALEU!
sOUSA.
E ai tandler td bem?
ResponderExcluirGostaria que vc me explicasse, se não for pedir muito postar uma video aula sobre esse assunto.
Quando um motor de rotor bobinado não mantêm carga, neste caso há uma fase interrompida. existe um teste, ligando 3 amperimetros em serie com as fases,para detectar essa fase interrompida gostaria de uma video aula para ver esse processo.
Obrigado
Parabéns pelo site!!! Muito útil.
ResponderExcluirEstive lendo sobre o Fator de serviço e é mencionado sobre sobre carga momentânea. Esse 60% acima da corrente nominal, é que deve ser levado em consideração para ajustar o valor do relé térmico?
Como devo calcular esse valor para sjustar um relé térmico (proteção de sobrecarga)?
oi tandler td bem ?tenho uma dúvida para dimensionar disjuntores e fusiveis, quando se trata de partida direta. pq quando o motor parte em patida direta a corrente aumenta em aproximadamente 7 vezes, em relação a nominal, agora fica a dúvida. Deve-se usar um disjuntor e um fusivel para uma corrente 7 vezes maior ou deve usar o disjuntor e o fusivel de acordo com a corrente nominal. Obrigado
ResponderExcluirNAO HA NECESSIDADE DE SE USAR OS DOIS DISPOSITIVOS PARA PROTEGER UM EQUIPAMENTO. UM DOS DOIS REALIZAM O MESMO PAPEL. NO CASO DO DISJUNTOR ELE É DIMENSIONADO EM FUNÇÃO DA CORRENTE NOMINAL DO EQUIPAMENTO E TAMBEM SE OBSERVANDO A CAPACIDADE DE CONDUÇÃO DE CORRENTE DOS CABOS ELETRICOS. EM SE TRATANDO DE MOTORES ELETRICOS DEVE-SE OBSERVAR A CURVA DO DISJUNTOR:C,D,E, ETC. POR EXEMPLO, O DISJUNTOR DE CURVA C(PERMITE ATÉ 7 VEZES A CORRENTE)NOMINAL DO MOTOR NA HORA DA PARTIDA SEM DESLIGAR O EQUIPAMENTO. E PROTEGE O EQUIPAMENTO NO CASO DE UMA ELEVAÇÃO ANORMAL DA CORRENT, OU CURTO CIRCUITO, OU SEJA, ELE DESARMA.
ExcluirNO CASO DO FUSIVEL ELE TEM QUE SER DE RETARDO,ISTO É, ELE AGUENTA A CORRENTE DE PARTIDA SEM SE ROMPER, E REALIZAR O PAPEL DE PROTEGER O MOTOR CONTRA UM CURTO CIRCUITO(QUANDO A CORRENTE TENDE AO INFINIT0, POR EXEMPLO SE UMA FASE ENCOSTAR NA OUTRA FASE.
burro vai estudar
Excluirgostei demais, nao vou deixar mai sde olhar
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ResponderExcluirAceite os meus cumprimentos e já est´nos meus favoritos
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qual o motor ideal para uma peneira linear , com excentrico para movimento de 30mm, com carga de 200kg.
ResponderExcluirrelação é de 6x a polia de 50mm motora e 600mm a movida.
Por que não falou da parte dos rolamentos dianteiro e traseiro? queria muito saber o que aquela referencia quer dizer... tiago.tm17@gmail.com
ResponderExcluirolá , onde na placa de identificação está a informação do tempo de partida do motor, pois para dimensionar o fusivel preciso dessa informação
ResponderExcluirtandler qual motor aproveita melhor o campo magnético, o monofasico ou o trifasico? obrigado
ResponderExcluirO motor esta ligado com um inversor e queima
ResponderExcluircomo saber se é o motor ou inversor
qual procedimento seguir.
eu não consegui descobrir e perdemos tempo tentando ligar ate que tiramos e ele estava queimado
ResponderExcluirpor isso gostaria de uma resposta mais rapida para esta situação.
Pessoal, parabéns pelo trabalho de vocês! Continuem assim! abraço.
ResponderExcluirmeu motor trifasico está com corrente diferente é normal. I1= 3,2AMP I2= 3,2AMP e I3= 2,9 AMP
ResponderExcluirOla a todos, a potencia mencionada logo no inicio do tutorial nao significa pontecia do motor e sim a potencia na ponta do eixo.
ResponderExcluirObserva que quando fazemos a conta P= I x raiz 3 x 220 x cos fi - a potencia é bem maior.
O resultado dessa conta trata-se da potencia do motor.
Ola pessoal,
ResponderExcluirtenho um motor trifasico com a estas http://imageshack.us/photo/my-images/36/cbo5.jpg/
caracteristicas da foto e queria comprar 1 gerador que aguentasse este motor pra ter agua.
que potencia ter de ter o gerador?
muito xou
ResponderExcluirgostaria de saber quando é ligação Y ou /\ ESTOU COM UMA DUVIDA POIS NO MOTOR TEM 220/380 /480 QUAL VOU LIGAR E COMO EU SEI SE ELA É ESTRELA OU TRIANGULO
ResponderExcluireu gostei e me ajudou muito porem peço que utilize desenhos de placa mas visível
ResponderExcluircomo faço pra esse motor trifasico girar em 220 volts fase fase
ResponderExcluirParabéns pelo site!
ResponderExcluirShow de bolaaaa...
ResponderExcluirPra pegar 10 só faltou falar daquele 0,85(FP) logo abaixo do rendimento. hua hua hua
Muito bom o conteudo e me ajudou muito.
ResponderExcluirApenas achei que a referencia de grau de proteção não esta condizente pois o IP-55.. no caso o segundo digito se diz respeito a jatos d'agua e se no caso fosse o numero 6 seria jato d'agua potente.. alguma coisa do tipo
estou com um motor trifasico nunca foi ligado.alem dos seis pontos para o fechamento tem dois fios bem finos que não sei onde ligar alguem pode me ajudar? obrigado.
ResponderExcluiro que representa as letras no IP?
ResponderExcluirpor exemplo:IP 12 W
Parabéns belo trabalho.
ResponderExcluirVou aproveitar bastante.
Ola sou Carlos gostaria de saber como posso identificar se meu motor roda em 220 e 380 volts
ResponderExcluirOq significa aquele 100L na placa
ResponderExcluirO que significa CE na placa do motor
ResponderExcluirSensacional o material!!! PARABÉNS E MUITO OBRIGADO
ResponderExcluirAmigo, qual fórmula tem que ser usada para se chegar ao valor dos 5CV utilizando a corrente informada de 13A com a tensão de 220V? Obrigado.
ResponderExcluirBoa tarde amigo! Segue abaixo link para a fórmula. E caso nao tenha a informação do rendimento colocar 0,8.
ResponderExcluirhttp://seltcom.com.br/tabelas/formula-corrente-motor/
Tandler, muito obrigado. Toda a dúvida começou porque estava tentando calcular uns valores de um motor, porém, na plaquinha não tinha algumas informações. Obrigado mesmo.
ResponderExcluirEsquema motor weg 0.25cv 2polo
ResponderExcluircomo identificar a potência ou corrente de um inversor weg na placa?
ResponderExcluirTODAS AS AULAS DESTE SITE É PARA MIM DE MUITA IMPORTANCIA!
ResponderExcluir