Como calcular o capacitor adequado para seu motor.


Capacitor é um dispositivo capaz de acumular cargas elétricas quando uma diferença de potencial é estabelecida entre seus terminais. A capacitância dos capacitores, por sua vez, é a medida de quanta carga o dispositivo é capaz de acumular para uma determinada diferença de potencial, essa medida é dada em Farad.
Os capacitores, geralmente, são produzidos de forma simples, formados por duas placas condutoras paralelas, chamadas de armaduras, que podem ou não ser preenchidas com um meio altamente dielétrico (isolante).
Os capacitores podem ser usados em diversas situações como em placas  eletrônica, mas hoje vamos aborda o uso e dimensionamento do capacitor na partida de um motor monofásico de indução.

Como calcular o capacitor?

Para calcular a capacitância (Farad) de um capacitor que é usado em um motor elétrico de indução monofásico, é fundamental saber duas informações importantes sobre o motor, a tensão (E) de funcionamento e a corrente (A) de funcionamento. Sabendo estas duas informações podemos descobrir qual é o capacitor ideal para nosso motor bastando apenas realizar dois cálculos simples!

Calculo 01:

Neste primeiro cálculo vamos descobrir qual é a reatância indutiva e para quem não sabe, a reatância indutiva é a resistência da bobina do seu motor. Neste caso, vamos descobrir qual a resistência da bobina do motor através de um cálculo que é a tensão (E) dividida pela corrente (A), ou utilizando o multímetro na escala de ohm (Ω) e verificando a resistência da bobina.
Para facilitar o entendimento de vocês, vamos usar de exemplo um motor que tenha as seguintes informações:

Tensão de funcionamento – 220V
Corrente de funcionamento – 4A
A reatância indutiva é representada na fórmula por XL, assim como mostra a imagem abaixo! E para descobrir qual é o seu valor basta dividir a tensão pela corrente, no caso do nosso exemplo é 220 divido por 4, que é igual a 55Ω.


Usamos  porque a reatância indutiva é uma resistência, e a unidade de resistência é ohm! 
Continuando o cálculo e com a reatância indutiva definida em 55, agora vamos encontrar a capacitância. Para isso vamos usar outra fórmula muito simples.

Calculo 02:

A capacitância é representada na fórmula por C, assim como mostra a imagem abaixo! Veja que a capacitância é igual a 1, dividido por 2xPIxfrequênciaxreatância indutiva. Caso você não saiba, PI é uma constante que vale 3,14. Então, multiplicando por 2 teremos 6,28 e a nossa frequência é 60Hz, e a reatância indutiva que calculamos é 55.



Sendo assim, podemos usar um capacitor com a capacitância próxima à 48µF (microfarad).
Portanto, para escolher o capacitor de qualquer outro motor, basta alterar os valores da tensão e corrente de funcionamento.


E lembre-se, antes de iniciar qualquer trabalho, seja na fábrica ou em casa, segurança vem em primeiro lugar. Na dúvida, pare! Pratique NR10 sempre!





5 comentários:

  1. não consegui chegar ao número indicado, poderia ter explicado melhor, o que é o -5????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. -5 é q qtde de casas decimais que deslocou a virgula.

      Excluir
    2. na verdade é "x 10 elevado a -5", faltou isso na resposta, deve ter sido algum erro de digitação.

      Excluir
  2. No dia da instalação o eletricista fechou o exaustor em 110v com o dimmer de 220v da margirius, o exaustor não deu partida com o capacitor que veio junto do exaustor, ai eles colocaram um de 25uf, o ventilador ligou mas não dava pra controlar a velocidade, ou ele funcionava no minimo ou no máximo, ontem eu troquei o dimmer para um de 110v pensando que resolveria mas não resolveu, sera o motivo disso o capacitor de 25uf que eles colocaram?

    ResponderExcluir
  3. mas e a voltagem? em 110v a resistência teria q ser menor pra mais corrente pela mesma potência! tenho um ventilador de 160w q veio de fabrica um capacitor de 8uf ele é bivolt selecionável, e outro é 200w apenas 220v, mas veio um capacitor de 6uf de fabrica.. será q na vdd o bivolt vem 8uf para suprir o dobro de corrente quando selecionado em 110v? fiz todos os cálculos desse blog mas apenas o ventilador de 160w deu o valor parecido para 220v, Amperes 0.73, R 300Ω= 8.8uf. o monofásico 220v de 200w era pra ter um de 10uf.. mas na vdd tem um de 6.. pq? e tbm se fosse um ventilador de 160w pra 110v, o resultado seria um capacitor de 35uf!!?? uai

    ResponderExcluir