HIDROELÉTRICA ITAIPU , UM DOS PROJETOS DE ENGENHARIA MAIS AMBICIOSOS DO MUNDO !

PESSOAL ESTOU DISPONIBILIZANDO PARA DOWNLOAD UM DOCUMENTÁRIO SOBRE  A HIDROELÉTRICA DE ITAIPU, QUE ACHEI MUITO INTERESSANTE. VAI DE SUA CONSTRUÇÃO ATÉ OS DIAS DE HOJE. ESPERO QUE VOCÊS GOSTEM!

ITAIPU É UMA GIGANTESCA HIDROELÉTRICA COM 7 KM DE EXTENSÃO E UMA ALTURA DE UM PRÉDIO DE 65 ANDARES, GERANDO MAIS ENERGIA DO QUE QUALQUER OUTRA NO MUNDO, 90 MIL GIGAWATTS TODOS OS ANOS. SEU CUSTO FOI DE 20 BILHÕES DE DÓLARES.
















PARA CONSTRUÍ-LA UM TRAJETO DE UM GRANDE RIO SUL-AMERICANO FOI BLOQUEADO, MILHARES DE HECTARES DE TERRAS, CASAS  E ANIMAIS DESAPARECERAM NUMA INUNDAÇÃO.
FORAM PRECISOS 40.000 MIL OPERÁRIOS E 7 ANOS PARA A SUA CONSTRUÇÃO.


BASE DAS PAREDES DE CONTENÇÃO 






















Rotor do Gerador de Itaipu - 1760 toneladas - 90 RPM

SALA DE OPERAÇÕES
A sub-estação abrigada de Itaipu (ABB - Suiça), com 1 km de comprimento, é blindada em gás Hexafluoreto de Enxofre (SF6), que permite uma grande redução da distância entre os "fios", pois o SF6 é mais isolante que o ar.

Para cada um dos 20 geradores existem 3 transformadores monofásicos, elevando a tensão de 18 kV para 500 kV.

A sub-estação tem 54 disjuntores, 128 chaves seccionadoras, 414 transformadores de corrente, 24 transformadores de potencial e 132 para-raios.
GERADOR DE EMERGÊNCIA
TRANSFORMADOR MONOFÁSICO DE 500Kv - 765 Kv
SUB-ESTAÇÃO DE  600 Kv DC .
ENTÃO PESSOAL, APROVEITEM BEM ESTE DOCUMENTÁRIO PARA APRENDERMOS UM 
POUCO SOBRE A MAIOR HIDROELÉTRICA DO MUNDO.


CLIQUE AQUI E FAÇAM O DOWNLOAD.
TAMANHO : 200 Mb






Disjuntor a vácuo Evolis Merlin Gerin 17,5 kV

Os disjuntores de média tensão são constituídos por um monobloco isolante no qual ficam alojadas três ampolas a vácuo. Os disjuntores a vácuo se distinguem por necessitarem de baixa energia mecânica para sua operação. Basicamente, são um conjunto com um comando mecânico (energia armazenada em molas) e três ampolas seladas com dois contatos, sendo um fixo e  outro móvel. 


Disjuntor a vácuo  Evolis Merlin Gerin 17,5 kV

                 AMPOLA                     
                                        
                                  
   DESCRIÇÃO FRONTAL




Quando os contatos se separam, estabelece-se um arco através do vapor metálico e a corrente a ser interrompida flui pelo plasma até a primeira passagem pelo zero de corrente. O arco então é extinto. Com isso o vapor metálico condensa sobre a superfície dos contatos em poucos microssegundos, restabelecendo a rigidez dielétrica entre os contatos e a extinção segura do arco.

TULIPAS
          
Cada disjuntor é composto por seis tulipas, são elas que vão fazer o contato direto com o barramento de alta tensão.

CHAVE PARA BLOQUEIO E EXTRAÇÃO DO DISJUNTOR




Proteção nos botões de abertura e fechamento para manobra com ferramenta especial
Bloqueio com cadeado. Estando equipado com bloqueios adequados para impedir manobras erradas.
Cada seqüência de manobra só pode ser feita se forem respeitadas todas as condições que garantem a execução correta dela.

Faça da sua segurança sua prioridade numero um! Segurança dar trabalho! A falta dela tirar a vida! Confie em Deus, mais use epi´s, a eletricidade mata!    
                          
                                    
Antes da intervenção no ou dentro deste produto, a alimentação geral de força deve ser desligada; sempre utilize um dispositivo de detecção de tensão apropriado para confirmar a ausência de tensão; recoloque todas as tampas de proteção tais como portas e painéis antes de energizar o disjuntor.

Clique aqui download do manual do disjuntor.