NH são as iniciais de Niederspannungs Hochleistungs, que em língua alemã significa "Baixa Tensão e Alta Capacidade de Interrupção.
Os fusíveis utilizam 2 letras, ( letras para identificação do tipo de atuação do fusível )sendo que a primeira letra, denomina a "Faixa de Interrupção" , ou seja, que tipo de sobcorrente o fusível irá atuar, que são elas:
Atendendo às normas IEC 60 269-1 e IEC 60 269-2-1 e NBR 11841. Seu corpo cerâmico de alta resistência de um material denominado Esteatite, que atende a uma série de requisitos de solicitações dos esforços mecânicos e térmicos que ocorrem durante as sobrecorrentes.
Os fusíveis são preenchidos por areia de quartzo de alta pureza química e distribuição granulométrica controlada. Este material conduz parte do calor do elemento para o corpo e desempenha papel fundamental no processo de extinção do arco e partes metálicas a prova de corrosão.
FUSÍVEIS NH DE 1000 AMPÉRES |
- "g" - Atuação para sobrecarga e curto
- "a" - Atuação apenas para curto-circuito
A segunda letra, denomina a "Categoria de Utilização", ou seja, que tipo de equipamento o fusível irá proteger, que são elas:
- "L/G" - Proteção de cabos e uso geral
- "M" - Proteção de Motores
- "R"- Proteção de circuitos com semicondutores
Sendo assim, temos as montagens dos principais fusíveis utilizados no mercado:
- "gL/gG"- Fusível para proteção de cabos e uso geral (Atuação para sobrecarga e curto)
(Esta curva é que em sua maioria denominam erroneamente - "Retardados")
- "aM" - Fusível para proteção de motores
(Pela confusão, nunca se sabe se esta curva pode denominar-se "rápida" ou "retardada")
- "aR" -Fusível para proteção de semicondutores
(Este podendo ser chamado de "Ultra-Rápido", por não criar conflito com outras curvas)
HÁ DIVERSOS TIPOS DE FUSÍVEIS, EMBORA O FUNCIONAMENTO SEJA BASEADO NO MESMO PRINCÍPIO. OS FUSÍVEIS SÃO PROJETADOS COM DIVERSAS CAPACIDADES E DEVEM SER USADOS DE ACORDO COM A NECESSIDADE DE PROTEÇÃO DE CADA CIRCUITO .
NÃO TENTE USAR FUSÍVEIS DE MAIOR CORRENTE DE PROTEÇÃO, JÁ QUE VOCÊ PERDERA SUA PRINCIPAL CARACTERÍSTICA : A PROTEÇÃO DO CIRCUITO .