TESTE DO ÍNDICE DE POLARIZAÇÃO EM MOTORES ELÉTRICOS ( REALIZADO COM O MEGÔMETRO )

Megômetro,também conhecido por MEGGER,foi criado na Inglaterra em 1904 por James Bluid e utilizado na América a partir de 1910.

Seu princípio de funcionamento consiste em geração e aplicação de uma tensão que pode variar de 500 até 15 000 V em um equipamento, fazendo então a leitura do fluxo de corrente entre duas partes do equipamento (ex: a carcaça de um motor e seu bobinado, o tempo para medir um motor é de 15 segundos á 10 minutos,com esse tempo podemos verificar índice de polarização e absorção.).

Mede valores elevados de resistências elétricas onde o ohmímetro não consegue medir. Ao contrário do multímetro com escala de ohmímetro que utiliza apenas uma pilha de 9 V, o megômetro produz uma alta tensão para vencer a grande resistência do componente e determinar pela corrente produzida o quanto vale a resistência do componente medido.
O megômetro é usado muito para determinar a isolação de motores e transformadores.


Um exemplo: se um motor elétrico de qualquer instalação esteja parado/desligado durante um período prolongado, 2 dias por exemplo, onde o mesmo esteja sujeito às intempéries do tempo, faz-se o teste para verificar o nível de umidade no interior do motor, entre enrolamento e carcaça, ou seja, o nível de isolação interna do motor. Com esta leitura o profissional pode avaliar se o motor pode ser ativado/ligado.
A regra geral para avaliar esta isolação é:

1M/Ohms + 1K/Ohms/Volt.

Assim: se um motor é ligado em tensão de rede de 380 VCA, a resistência mínima para ligar o motor é: 1,380 M/Ohms. (1M/Ohm + (380 x 1K/V)

Se a medição for inferior à este valor, pode-se instalar externamente resistências de aquecimento junto à carcaça na intenção de, com o aquecimento, evaporar a umidade interna do motor.

INDICE DE POLARIZAÇÃO:

Este teste é realizado para determinar e detectar quais os níveis de umidade, poeira e contaminação estão presentes nos enrolamentos do motor.
Quando realizados periodicamente, servem, também, para comparar a gradual deterioração do material isolante, comparando-se os resultados das diversas medições realizadas ao longo do tempo. Veja o exemplo logo abaixo.

Passo Nº 1



Registre num formulário o resultado obtido em 30 segundos
Passo Nº 2
Registre no mesmo formulário
o resultado obtido em 1 minuto
Passo Nº 3
Agora registre o resultado
obtido em 10 minutos




Faça a conta e anote o resultado




Agora que você fez as medições, anotou os resultados e fez a conta, veja na tabela abaixo o estado em que se encontra o material isolante sob o ponto de vista do Índice de Polarização




No exemplo dado e conferindo com a tabela acima, você pode observar que o estado do isolamento está "excelente", pois, está acima de 4 da tabela.
Guarde esta tabela. Ela será sua fonte de consulta toda vez que for verificar o Indice de Polarização de seu motor.

Clique aqui download da vídeo aula de como usar o megêmetro.