CONHECA O QUE É UMA CHAVE FIM DE CURSO

CONHECA O QUE É UMA CHAVE FIM DE CURSO
CONHEÇA O QUE É UMA CHAVE FIM DE CURSO OU MICROSWITCH

DISJUNTOR MOTOR

Disjuntor motor Siemens de 0,7 a 1 Ampere
São dispositivos de proteção para um circuito principal. Eles combinam controle e proteção do motor em um único dispositivo. São basicamente utilizados para ligar e desligar os motores manualmente e protege os motores e as instalações sem fusíveis contra curto circuito, sobrecarga e falta de fase. Proteção sem fusível com um disjuntor motor economiza custos, espaço e assegura uma reação rápida em condições de curto circuito, através do desligamento do motor em milissegundo.

O Disjuntor Motor possui a função de proteção e de seccionamento. Interrompe a passagem de corrente ao ocorrer uma sobrecarga através do disparo térmico ou curto-circuito através do disparo eletromagnético. Sobrecarga é uma corrente superior a corrente nominal que durante um período prolongado pode danificar o cabo condutor e o equipamento. Esta proteção baseia-se no princípio da dilatação de duas lâminas de metais distintos com coeficientes de dilatação diferentes. Uma pequena sobrecarga faz o sistema de lâminas deformarem-se (efeito térmico) sob o calor desligando o circuito. A proteção contra curto-circuito se dá através de dispositivo magnético, desligando o circuito quase que instantaneamente (curva de resposta do dispositivo).

Os disjuntores possuem algumas vantagens pois são religáveis e não precisam de elemento de reposição e pode eventualmente serem utilizados como chave de sessionamento.
Alguns modelos de disjuntores motor

Possuem alta capacidade de interrupção, permitindo sua utilização mesmo em instalações com elevado nível de corrente de curto-circuito. Asseguram total proteção ao circuito elétrico e ao motor através de seus disparadores térmico (ajustável para proteção contra sobrecargas e dotado de mecanismo diferencial com sensibilidade a falta de fase) e magnético (calibrado para proteção contra curtos-circuitos).



Ajuste do disparador térmico. (ajustado conforme corrente nominal do motor)

O disjuntor motor deve ser ajustado ao valor nominal do motor. São necessárias correntes maiores na partida do motor. Durante o período de partida, o disjuntor motor deixará a corrente passar e não disparará, seguindo os padrões internacionais e as curvas para partida de motor e operação.



9 comentários:

  1. cara puxa fiquei inprecionado com essa,é uma pena eu esta desempregado no momento mais assim que eu for trabalhar direi os meu chefes,para adquerilos muito bom.
    obrigado mesmo joao santos.

    ResponderExcluir
  2. Quando ainda em fase de estágio , por curiosidade vivia vendo placas de motores ligados ou não pra ver se estavam bem dimensionados os dispositivos de proteção e comando... Alimento este sonho, mas ainda desempregado...Enquanto isso vou pesquisando... Mas muito boa as informações

    ResponderExcluir
  3. Olá, gostaria de fazer troca de link com você na área de parceiros
    com meu blog e o http://eletricaemsuavida.blogspot.com.br/
    caso sim me avise que coloco seu banner ou seu link lá.

    Meu e-mail: sd_cintra@hotmail.com

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  4. www.vlaeletrica.com.br, serviços de instalação elétrica e de ar condicionado em Porto Alegre

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, Estou com uma duvida posso ligar um motor mono nesse dijuntormotor ele também tera esse proteção ??

    ResponderExcluir
  6. Esqueci de dizer que esse é um otimo blo9g estou lendo tudo !
    Parabéns
    att: Franklin .

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...