Disjuntor motor Siemens de 0,7 a 1 Ampere |
O
Disjuntor Motor possui a função de proteção e de seccionamento. Interrompe a
passagem de corrente ao ocorrer uma sobrecarga através do disparo térmico ou
curto-circuito através do disparo eletromagnético. Sobrecarga é uma corrente
superior a corrente nominal que durante um período prolongado pode danificar o
cabo condutor e o equipamento. Esta proteção baseia-se no princípio da
dilatação de duas lâminas de metais distintos com coeficientes de dilatação
diferentes. Uma pequena sobrecarga faz o sistema de lâminas deformarem-se
(efeito térmico) sob o calor desligando o circuito. A proteção contra
curto-circuito se dá através de dispositivo magnético, desligando o circuito
quase que instantaneamente (curva de resposta do dispositivo).
Os
disjuntores possuem algumas vantagens pois são religáveis e não precisam de
elemento de reposição e pode eventualmente serem utilizados como chave de
sessionamento.
Alguns modelos de disjuntores motor |
Possuem alta capacidade de interrupção, permitindo sua utilização mesmo em instalações com elevado nível de corrente de curto-circuito. Asseguram total proteção ao circuito elétrico e ao motor através de seus disparadores térmico (ajustável para proteção contra sobrecargas e dotado de mecanismo diferencial com sensibilidade a falta de fase) e magnético (calibrado para proteção contra curtos-circuitos).
Ajuste do disparador térmico. (ajustado conforme corrente nominal do motor) |
O disjuntor motor
deve ser ajustado ao valor nominal do motor. São necessárias correntes maiores
na partida do motor. Durante o período de partida, o disjuntor motor deixará a
corrente passar e não disparará, seguindo os padrões internacionais e as curvas
para partida de motor e operação.
cara puxa fiquei inprecionado com essa,é uma pena eu esta desempregado no momento mais assim que eu for trabalhar direi os meu chefes,para adquerilos muito bom.
ResponderExcluirobrigado mesmo joao santos.
vale a pena sim excelente equipaento
ExcluirQuando ainda em fase de estágio , por curiosidade vivia vendo placas de motores ligados ou não pra ver se estavam bem dimensionados os dispositivos de proteção e comando... Alimento este sonho, mas ainda desempregado...Enquanto isso vou pesquisando... Mas muito boa as informações
ResponderExcluirOlá, gostaria de fazer troca de link com você na área de parceiros
ResponderExcluircom meu blog e o http://eletricaemsuavida.blogspot.com.br/
caso sim me avise que coloco seu banner ou seu link lá.
Meu e-mail: sd_cintra@hotmail.com
Obrigado!
excelente !
ResponderExcluirwww.vlaeletrica.com.br, serviços de instalação elétrica e de ar condicionado em Porto Alegre
ResponderExcluirBom dia, Estou com uma duvida posso ligar um motor mono nesse dijuntormotor ele também tera esse proteção ??
ResponderExcluirSim.Porém precisa Curto circuitar as entradas que ficaram sobrando
ExcluirSIM, é preciso curto circuitar as entradas
ExcluirEsqueci de dizer que esse é um otimo blo9g estou lendo tudo !
ResponderExcluirParabéns
att: Franklin .
porra meu aqui aprendo tudo
ResponderExcluirAcompanho esse Blog há quase 10 anos (acho que desde 2011 ou 2012) e desde lá, pelos conteúdos apresentados, nunca mais deixei de acompanhar até no Facebook e salvei o link em todos os lugares possíveis (navegadores, HD...) para não perder.
ResponderExcluirAs informações são super importantes, ainda mas levando em consideração que o conteúdos apresentados são só relacionados à campo conhecido como "chão de fábrica".
Comecei acompanhando o Blog Elétrica e Suas Dúvidas na época estudando no Curso Técnico em Automação Industrial, que já concluí em 2013.
Ainda tô acompanhando o mesmo Blog agora já me formando nesse ano de 2018 em Engenharia.
Obrigadoooo...
Obrigado Michel! Que Papai do céu lhe abençoe sempre e que vc se torne cada vez mais.um excelente profissional na sua área. Abraços e tudo de bom.
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