CONHEÇA POR DENTRO E SAIBA COMO FUNCIONA O DISJUNTOR DR

CONHEÇA POR DENTRO E SAIBA COMO FUNCIONA  O DISJUNTOR DR
CONHEÇA POR DENTRO E SAIBA COMO FUNCIONA O DISJUNTOR DR

CONFIGURANDO UM INVERSOR CFW09 DA WEG PARA ACIONAR UM MOTOR REMOTAMENTE COM ACELERAÇÃO E DESACELERAÇÃO DE 10 SEGUNDOS E MUDANÇA DO SENTIDO DE GIRO.



O modo de operação do inversor ocorre através de sua parametrização, que é realizada através da IHM (Interface Homem Maquina) ou via computador (software)



Todos os ajustes no inversor são feitos através de parâmetros que são indicados no display através da letra P seguida de um número. Exemplo (P101).


Para realizar a programação do inversor deve-se alterar o conteúdo dos parâmetros.
Para alterar o valor de um parâmetro é necessário ajustar antes P000 =0 para P000=5 (habilita alteração dos parâmetros). Caso contrário só será possível visualizar os parâmetros mas não modificá-los.

Iremos realizar o roteiro  da parametrização para funcionar um motor via remoto, com aceleração e desaceleração de 10 segundos e mudança do sentido de rotação.


1º- Parâmetros do Motor, são dados do motor em uso: informações contidas nos dados de placa do motor.


  • Primeiramente alteramos o parâmetro  P000 =0 para P000=5 (habilita alteração dos parâmetros)
  • P400 Tensão nominal do motor: 0 a 690V
  • P401 Corrente nominal do motor
  • P402 Rotação nominal do motor: 0 a 18000 rpm
  • P403 Freqüência nominal do motor (Brasil 60Hz) 
  • P404 Potência nominal do motor: 1 a 1600 CV
  • P406 Tipo ventilação do motor: Forçada ou Natural (Autoventilado ou Vent. independente)
  • P202=2 Este parâmetro define o Tipo de Controle.
2º- Parâmetros de Configuração, definem as características do inversor, as funções a serem executadas, bem como as funções das entradas digitais.
  • P100 Define o tempo (segundos) para acelerar linearmente de 0 até a velocidade máxima:
  • P101 Define o tempo (segundos) para desacelerar linearmente da velocidade máxima até 0 rpm.
  • P133 Define limite de velocidade mínima do motor quando o inversor é habilitado.
  • P134 Define limite de velocidade máxima do motor quando o inversor é habilitado.
  • P220 Define o modo de operação do inversor, Via IHM (local) ou Entradas digitais (remoto). Selecionar P220=1.
  • P222 Referência de velocidade remota do  motor. Selecionar P222=0 ou seja, velocidade a ser ajustada para o motor será realizada pelas teclas ↑↓. Poderemos variar a velocidade pelas teclas, mas sempre dentro do limite ajustado em P133 e P134 .

  • P223 Seleção do sentido de rotação do motor: Horário/Anti-Horário. Selecionar P223=4 ou seja, mudança de rotação via entrada digital.
  • P227 Comando para ligar  e desligar remotamente o inversor. Selecionar P227=1 ou seja escolhemos ligar e desligar o inversor toda vez que uma entrada digital for acionada. 
A entrada digital de um inversor, nada mais é que um contato on/off. Vamos a um exemplo com a foto abaixo: Os bornes 1-2-3-4-5 e 6 são as entradas digitais do inversor, para que ela funcione teremos que alimenta-la com 24Vcc que sai do borne 9. Então toda vez que eu alimentar a entrada digital 2 com 24Vcc a mesma ira executar a função (inverte rotação) que esta programada e assim sucessivamente 9-3, 9-4...até 9-6. A seguir iremos programa as funções das entradas digitais.


  • P263 Seleciona a função da entrada digital DI1. Selecionar P263=1 que vai funcionar assim, toda vez que fechar 9-1 o inversor vai da permissão para o motor poder ligar quando fecharmos as outras entradas digitais. Como mostra no desenho acima, a mesma foi jampeada, e quem desejar poderá  também utilizar um botão de emergência em serie com a mesma, caso o botão de emerg. fosse acionado abriria o contato do 9-1 assim desligando o inversor.
  • P264 Seleciona a função da entrada digital DI2. Selecionar P264=0 que vai funcionar assim: Toda vez que fechar o 9-2 o motor irar mudar o seu sentido de rotação. Como exemplo podemos utilizar um botão que toda vez que for acionado o motor ira girar em sentido diferente.
  • P265 Seleciona a função da entrada digital DI3. Selecionar P265=2 que tem função de Habilita geral. Toda vez que acionada, o inversor verifica se a DI1 esta fechada e liga o motor fazendo o mesmo começar  a girar ate a velocidade programada em P002. Atenção: não confundir velocidade programa em P002 com velocidade mínima e velocidade máxima que foi ajustada no P133/P134. 
  • P266 Seleciona a função da entrada digital DI4. Selecionar P266=14 que tem a função de STOP. Toda vez que acionada o inversor irá desligar o motor fazendo o mesmo desacelerar até para de girar conforme ajuste do P101.
As outras entradas digitais P267, P268 deixar elas configuradas para =0 ou seja sem função.
Todos os botões utilizados nas entradas digitais 2-3-4 são do tipo pulsador, e caso queira implementar um botão de emergência na entrada digital 1 que seja do tipo fixo com contatos NF.




23 comentários:

  1. PARABÉNS PELO MATERIAL POSTADO FICOU BOM .

    ResponderExcluir
  2. Ei Tandler, conhece um camarada chamado Waldson Anacleto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente desculpas a demora, estou dedicando mais tempo ao site agora. Sim o conheço. É um excelente profissional e meu irmão.

      Excluir
  3. TANDLER, na empresa que trabalho temos um inversor weg cfw 09 que toca uma bomba d'água. Quando acaba a energia e volta ele não volta a atividade, temos que ir lá e fazer um reset manualmente gerando demora e incômodo. Seria um problema de configuração??

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim amigo é um problema de configuração. Existe o parâmetro P206 que é o auto-reset do inversor, nele vc especifica o tempo para caso existir uma falha ele reseta-la. Esse tempo é em segundos.

      Excluir
    2. Bom dia! Mas, e quando vou alterar o parâmetro 206 e este está bloqueado? Oque fazer? Aqui está assim, näo consigo altetá-lo, o display fica piscando. Abraços

      Excluir
    3. Olá, um problema semelhante aconteceu comigo hoje mesmo. Não conseguia alterar o parâmetro e ele ficava piscando. No meu caso estou usando o CFW08.
      A solução foi ir no parâmetro P000 e alterar para 5.

      Excluir
  4. Muito boa a iniciativa. Parabéns!

    Caso os colegas desejam comprar fios e cabos elétricos com Inmetro de qualidade!

    www.alvoeletro.com.br

    ResponderExcluir
  5. tem como eu colocar três velocidades nesse cfw 09, uma chavinha para cada frequência? Desde já muito obrigado e parabéns pelo seu trabalho aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sobre multspeesd, será possível, direcione as entradas digitais para controle multspeed. E determine as velocidades desejadas.

      Excluir
  6. O que pode fazer um motor girar sozinho? Cfw09 motor de 50 HP, roda somente para um lado e eh intermitente, roda a aproximadamente 20 rpm!!! Ta difícil resolver!!!

    ResponderExcluir
  7. O que pode fazer um motor girar sozinho? Cfw09 motor de 50 HP, roda somente para um lado e eh intermitente, roda a aproximadamente 20 rpm!!! Ta difícil resolver!!!

    ResponderExcluir
  8. gostaria de colocar um reset externo (remoto) para resetar o inversor quando der algum alarme meu email: rafabiz2013@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. gostaria de colocar um reset externo (remoto) para resetar o inversor quando der algum alarme meu email: rafabiz2013@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Cara tenho um erro E00 que classifica uma sobrecorrente na saída é já foi verificado todas as configurações ,nesse caso seria um problema no enrolamentos do motor meu inversor é cfw 09.

    ResponderExcluir
  11. Cara tenho um erro E00 que classifica uma sobrecorrente na saída é já foi verificado todas as configurações ,nesse caso seria um problema no enrolamentos do motor meu inversor é cfw 09.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia. Estou instalando o inversor numa bomba de 10cv, e quero que ela acione e pare remotamente, conforme o contator abra e fecha. Como faço?

    ResponderExcluir
  13. Tenho um pra liga mas nao conseguir poderia me da mas alguma judar?

    ResponderExcluir
  14. Tandler boa tarde, como faço para ligar dois ou mais inversores cfw 08 sendo que os pontos 5 e 7 são jumpeados de um para o outro?

    ResponderExcluir
  15. Bom dia gostaria de tirar uma dúvida, tenho um inversor Weg Cfw08
    porém não consigo habilitar o paramparâ 002 para o operador aumentar ou diminuir a velocidade você pode me ajudar

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde tenho um inversor cfw100 da weg e preciso fazer a configuração das saidas digitais para acionar e desligar o motor com um controle on-off de um controle de tempo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...