CONHECA O QUE É UMA CHAVE FIM DE CURSO

CONHECA O QUE É UMA CHAVE FIM DE CURSO
CONHEÇA O QUE É UMA CHAVE FIM DE CURSO OU MICROSWITCH

CONFIGURANDO UM INVERSOR CFW09 DA WEG PARA ACIONAR UM MOTOR REMOTAMENTE COM ACELERAÇÃO E DESACELERAÇÃO DE 10 SEGUNDOS E MUDANÇA DO SENTIDO DE GIRO.



O modo de operação do inversor ocorre através de sua parametrização, que é realizada através da IHM (Interface Homem Maquina) ou via computador (software)



Todos os ajustes no inversor são feitos através de parâmetros que são indicados no display através da letra P seguida de um número. Exemplo (P101).


Para realizar a programação do inversor deve-se alterar o conteúdo dos parâmetros.
Para alterar o valor de um parâmetro é necessário ajustar antes P000 =0 para P000=5 (habilita alteração dos parâmetros). Caso contrário só será possível visualizar os parâmetros mas não modificá-los.

Iremos realizar o roteiro  da parametrização para funcionar um motor via remoto, com aceleração e desaceleração de 10 segundos e mudança do sentido de rotação.


1º- Parâmetros do Motor, são dados do motor em uso: informações contidas nos dados de placa do motor.

  • Primeiramente alteramos o parâmetro  P000 =0 para P000=5 (habilita alteração dos parâmetros)
  • P400 Tensão nominal do motor: 0 a 690V
  • P401 Corrente nominal do motor
  • P402 Rotação nominal do motor: 0 a 18000 rpm
  • P403 Freqüência nominal do motor (Brasil 60Hz) 
  • P404 Potência nominal do motor: 1 a 1600 CV
  • P406 Tipo ventilação do motor: Forçada ou Natural (Autoventilado ou Vent. independente)
  • P202=2 Este parâmetro define o Tipo de Controle.
2º- Parâmetros de Configuração, definem as características do inversor, as funções a serem executadas, bem como as funções das entradas digitais.
  • P100 Define o tempo (segundos) para acelerar linearmente de 0 até a velocidade máxima:
  • P101 Define o tempo (segundos) para desacelerar linearmente da velocidade máxima até 0 rpm.
  • P133 Define limite de velocidade mínima do motor quando o inversor é habilitado.
  • P134 Define limite de velocidade máxima do motor quando o inversor é habilitado.
  • P220 Define o modo de operação do inversor, Via IHM (local) ou Entradas digitais (remoto). Selecionar P220=1.
  • P222 Referência de velocidade remota do  motor. Selecionar P222=0 ou seja, velocidade a ser ajustada para o motor será realizada pelas teclas ↑↓. Poderemos variar a velocidade pelas teclas, mas sempre dentro do limite ajustado em P133 e P134 .

  • P223 Seleção do sentido de rotação do motor: Horário/Anti-Horário. Selecionar P223=4 ou seja, mudança de rotação via entrada digital.
  • P227 Comando para ligar  e desligar remotamente o inversor. Selecionar P227=1 ou seja escolhemos ligar e desligar o inversor toda vez que uma entrada digital for acionada. 
A entrada digital de um inversor, nada mais é que um contato on/off. Vamos a um exemplo com a foto abaixo: Os bornes 1-2-3-4-5 e 6 são as entradas digitais do inversor, para que ela funcione teremos que alimenta-la com 24Vcc que sai do borne 9. Então toda vez que eu alimentar a entrada digital 2 com 24Vcc a mesma ira executar a função (inverte rotação) que esta programada e assim sucessivamente 9-3, 9-4...até 9-6. A seguir iremos programa as funções das entradas digitais.


  • P263 Seleciona a função da entrada digital DI1. Selecionar P263=1 que vai funcionar assim, toda vez que fechar 9-1 o inversor vai da permissão para o motor poder ligar quando fecharmos as outras entradas digitais. Como mostra no desenho acima, a mesma foi jampeada, e quem desejar poderá  também utilizar um botão de emergência em serie com a mesma, caso o botão de emerg. fosse acionado abriria o contato do 9-1 assim desligando o inversor.
  • P264 Seleciona a função da entrada digital DI2. Selecionar P264=0 que vai funcionar assim: Toda vez que fechar o 9-2 o motor irar mudar o seu sentido de rotação. Como exemplo podemos utilizar um botão que toda vez que for acionado o motor ira girar em sentido diferente.
  • P265 Seleciona a função da entrada digital DI3. Selecionar P265=2 que tem função de Habilita geral. Toda vez que acionada, o inversor verifica se a DI1 esta fechada e liga o motor fazendo o mesmo começar  a girar ate a velocidade programada em P002. Atenção: não confundir velocidade programa em P002 com velocidade mínima e velocidade máxima que foi ajustada no P133/P134. 
  • P266 Seleciona a função da entrada digital DI4. Selecionar P266=14 que tem a função de STOP. Toda vez que acionada o inversor irá desligar o motor fazendo o mesmo desacelerar até para de girar conforme ajuste do P101.
As outras entradas digitais P267, P268 deixar elas configuradas para =0 ou seja sem função.
Todos os botões utilizados nas entradas digitais 2-3-4 são do tipo pulsador, e caso queira implementar um botão de emergência na entrada digital 1 que seja do tipo fixo com contatos NF.



19 comentários:

  1. PARABÉNS PELO MATERIAL POSTADO FICOU BOM .

    ResponderExcluir
  2. Ei Tandler, conhece um camarada chamado Waldson Anacleto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente desculpas a demora, estou dedicando mais tempo ao site agora. Sim o conheço. É um excelente profissional e meu irmão.

      Excluir
  3. TANDLER, na empresa que trabalho temos um inversor weg cfw 09 que toca uma bomba d'água. Quando acaba a energia e volta ele não volta a atividade, temos que ir lá e fazer um reset manualmente gerando demora e incômodo. Seria um problema de configuração??

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim amigo é um problema de configuração. Existe o parâmetro P206 que é o auto-reset do inversor, nele vc especifica o tempo para caso existir uma falha ele reseta-la. Esse tempo é em segundos.

      Excluir
    2. Bom dia! Mas, e quando vou alterar o parâmetro 206 e este está bloqueado? Oque fazer? Aqui está assim, näo consigo altetá-lo, o display fica piscando. Abraços

      Excluir
  4. Muito boa a iniciativa. Parabéns!

    Caso os colegas desejam comprar fios e cabos elétricos com Inmetro de qualidade!

    www.alvoeletro.com.br

    ResponderExcluir
  5. tem como eu colocar três velocidades nesse cfw 09, uma chavinha para cada frequência? Desde já muito obrigado e parabéns pelo seu trabalho aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sobre multspeesd, será possível, direcione as entradas digitais para controle multspeed. E determine as velocidades desejadas.

      Excluir
  6. O que pode fazer um motor girar sozinho? Cfw09 motor de 50 HP, roda somente para um lado e eh intermitente, roda a aproximadamente 20 rpm!!! Ta difícil resolver!!!

    ResponderExcluir
  7. O que pode fazer um motor girar sozinho? Cfw09 motor de 50 HP, roda somente para um lado e eh intermitente, roda a aproximadamente 20 rpm!!! Ta difícil resolver!!!

    ResponderExcluir
  8. gostaria de colocar um reset externo (remoto) para resetar o inversor quando der algum alarme meu email: rafabiz2013@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. gostaria de colocar um reset externo (remoto) para resetar o inversor quando der algum alarme meu email: rafabiz2013@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Cara tenho um erro E00 que classifica uma sobrecorrente na saída é já foi verificado todas as configurações ,nesse caso seria um problema no enrolamentos do motor meu inversor é cfw 09.

    ResponderExcluir
  11. Cara tenho um erro E00 que classifica uma sobrecorrente na saída é já foi verificado todas as configurações ,nesse caso seria um problema no enrolamentos do motor meu inversor é cfw 09.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia. Estou instalando o inversor numa bomba de 10cv, e quero que ela acione e pare remotamente, conforme o contator abra e fecha. Como faço?

    ResponderExcluir
  13. Tenho um pra liga mas nao conseguir poderia me da mas alguma judar?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...