DISPOSITIVO DE PROTEÇÃO A CORRENTE DIFERENCIAL-RESIDUAL

PRINCIPIO DE FUNCIONAMENTO 

O DR OPERA EM FUNÇÃO DO CAMPO MAGNÉTICO  RESULTANTE DA CIRCULAÇÃO DA CORRENTE PELOS CONDUTORES DE ALIMENTAÇÃO DOS CIRCUITOS ELÉTRICOS. EM CONDIÇÕES NORMAIS ESSE CAMPO MAGNÉTICO É PRATICAMENTE NULO, MAS EM CASO DE FUGA ASSOCIADAS A CHOQUES ELÉTRICOS OU DEFEITOS DE ISOLAÇÃO, O SEU VALOR DEIXA DE SER NULO E ASSUME UM VALOR PROPORCIONAL À CORRENTE QUE ESTÁ FUGINDO A TERRA.


O DR, POSSUI INTERNAMENTE JOGOS DE CONTATOS, MECANISMO DE ACIONAMENTO MANUAL, UM TRANSFORMADO DE CORRENTE COM NÚCLEO TOROIDAL, UM ENROLAMENTO DE DETECÇÃO, UM SISTEMA MECÂNICO DE DISPARO E OUTRO DE TESTE DE FUNCIONAMENTO DO PRÓPRIO DR.


COMO AS CORRENTES DO CIRCUITO ESTARÃO SEMPRE PASSANDO PELO TRANSFORMADOR DE CORRENTE DO DR, EM CASO DE FUGA A TERRA, O CAMPO MAGNÉTICO RESULTANTE É DIFERENTE DE ZERO E É DETECTADO PELO ENROLAMENTO DE DETECÇÃO, QUE ACIONA O SISTEMA DE DISPARO RESPONSÁVEL  PELA ABERTURA DOS CONTATOS ELÉTRICOS, INTERROMPENDO ASSIM A CIRCULAÇÃO DA CORRENTE ELÉTRICA EM SEUS CONTATOS PRINCIPAIS.


O SISTEMA DE TESTE DO DR, AO SER ACIONADO, POR INTERMÉDIO DE UM BOTÃO EXISTENTE AO PRÓPRIO DR, PROVOCA A CIRCULAÇÃO DE UMA CORRENTE POR FORA DOS CONDUTORES QUE PASSAM DENTRO DO NÚCLEO TOROIDAL, SIMULANDO REALISTICAMENTE UMA FUGA E CONSEQUENTEMENTE  O DESLIGAMENTO DO PRÓPRIO DR.


Exigido o uso pela Norma Brasileira de Instalações Elétricas NBR 5410
DISPOSITIVO A CORRENTE DIFERENCIAL RESIDUAL - DR

SE ALGUMA PESSOA VIER A TOCAR UMA PARTE VIVA DO CIRCUITO PROTEGIDO: A QUANTIDADE DE CORRENTE QUE IRA CIRCULA PELO CORPO DA PESSOA PROVOCARÁ IGUALMENTE UM DESEQUILÍBRIO NA SOMA VETORIAL DAS CORRENTES. ESSA DIFERENÇA É DETECTADA PELO DISPOSITIVO DIFERENCIAL, TAL COMO UMA CORRENTE DE FALTA À TERRA.


QUANDO ESSA DIFERENÇA ATINGE UM DETERMINADO VALOR ELA ATIVA UM RELÊ. ESTE RELÊ IRA PROVOCAR A ABERTURA DOS CONTATOS PRINCIPAIS DO PRÓPRIO DISPOSITIVO OU DO DISPOSITIVO ASSOCIADO A ELE (CONTATOR OU DISJUNTOR ).


O DISPOSITIVO DR É COMPOSTO BASICAMENTE, DOS SEGUINTES ELEMENTOS:



1- UM TC DE DETECÇÃO TOROIDAL, SOBRE O QUAL PASSA CADA UM DOS CONDUTORES DE POTÊNCIA E QUE ACOMODA TAMBÉM O ENROLAMENTO DE DETECÇÃO, RESPONSÁVEL PELA MEDIÇÃO DAS DIFERENÇAS ENTRE CORRENTES DOS CONDUTORES.

2- CONTATOS PRINCIPAIS DE POTÊNCIA.

3- CONDUTORES PRINCIPAIS, QUE INTERLIGAM OS CONTATOS DE ENTRADA AOS CONTATOS DE SAÍDA DO DISPOSITIVO.

4- ELEMENTO DE PROCESSAMENTO DO SINAL E QUE ACOMODA O DISPARADOR DO DR, GERALMENTE DESIGNADO RELÊ REVERSÍVEL.


5- INTERRUPTOR PRINCIPAL LIGA/DESLIGA DO DISPOSITIVO DR.


TIPOS DE DR : 

*INTERRUPTORES DR
*DISJUNTORES COM PROTEÇÃO DR INCORPORADA
*TOMADAS COM INTERRUPTOR DR INCORPORADO
*BLOCOS ACOPLÁVEIS A DISJUNTORES CAIXA MOLDADA E MODULARES ( MINI DISJUNTORES )
*E PEÇAS AVULSAS ( RELÊ DR E TRANSFORMADOR TOROIDAL ) QUE SÃO ASSOCIADOS A UM ELEMENTO DE SINALIZAÇÃO OU ALARME SE EVENTUALMENTE FOR APENAS ESTA, E NÃO UM DESLIGAMENTO, QUE É O OBJETIVO DA DETECÇÃO DR.







27 comentários:

  1. Olá meu Camarada, Devido aos frequêntes problemas com Banners, estarei substituindo-os por Links no site Sala da Eletrica.

    Agradeço a compreessão e fico aberto a questionamentos e sugestões.

    Até mais

    ResponderExcluir
  2. valeu cara abraços e fico feliz pela sua visita é um prazer recebelo no meu blog....seja sempre bem vindo.....

    ResponderExcluir
  3. NOSSA ESSE SITE É MUITO BOM, DESCOBRI QUE QUEM FEZ A APOSTILA DO MEU CURSO PEGOU EXATAMENTE AS PALAVRAS QUE DESCREVEM O DR E COLOCOU NA APOSTILA!!!!FALA SÉRIO.(MEU NOME É PRISCILA)

    ResponderExcluir
  4. OBRIGADO PRISCILA. E SEJA SEMPRE BEM VINDA A ELÉTRICA E SUAS DÚVIDAS.... ESTAMOS ABERTOS A QUESTIONAMENTOS E SUGESTÕES...

    ResponderExcluir
  5. Como podemos medir com um miliamperimetro a corrente de fulga de um chuveiro com dispositivo DR?

    No caso de um ciruito eletrico, medimos a corrent que circula na fase com um alicate colocando na Fase

    E a corrente de fulga?

    Fineza me enviar um retorno para:

    josevalderi@ig.com.br

    atenciosamente,

    Valderi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá pessoal,
      Existe alicate amperimétrico que mede corrente de fuga; um modelo bem
      em conta é o modelo Et-3140 da minipa.
      Francisco
      Rio de Janeiro

      Excluir
  6. Olá pessoal,

    Trabalho com eletrica só que nunca tinha instalado um rele falta de fase ( Salva bomba ) e gostaria de saber sobre a regulagem dela e se aguem puder me ajuda agradeço.

    ResponderExcluir
  7. quero fazer parte da comunidade

    ResponderExcluir
  8. quero fazer parte da comunidade

    ResponderExcluir
  9. Olá! Parabens por esse brog, amigo.Tu parece ser gente boa,que DEUS te abençoe.

    ResponderExcluir
  10. Vi DR ligado em equipamento trifásico sem relê térmico ou falta de fase, na falta de fase ele atua e proteje? Humberto

    ResponderExcluir
  11. Aliança da nova república democrática do Brasil, CASO DE FUGA ASSOCIADAS A CHOQUES ELÉTRICOS OU DEFEITOS DE ISOLAÇÃO, O SEU VALOR DEIXA DE SER NULO E ASSUME UM VALOR PROPORCIONAL À CORRENTE QUE ESTÁ FUGINDO (VAZANDO PRA TERRA ) DO CIRCUITO e assim o dr detecta a fulga e desarma , seccionando o circuito .

    ResponderExcluir
  12. Qual é o simbolo de DR?

    ResponderExcluir
  13. DE QUE EH CONTITUIDO UM DR (DIFERENCIAL RESIDUAL)
    OS MATERIAS ( METAIS) QUE NELE POSSUEM?????

    ResponderExcluir
  14. Num circuito residencial com IDR, com todos os disjuntores desligados o IDR NÃO SE ARMA, o que pode estar acontecendo. Obrigado pelas dicas.

    ResponderExcluir
  15. o correto em uma residencia é colocar o DR ou o IDR

    ResponderExcluir
  16. um dijuntor teque ser da mesma amperagem do D.R.?

    ResponderExcluir
  17. o D.R. tem que ser da mesma amperagem do dijuntor de entrada????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, lembrando se se seu disjuntor estiver correto e bem dimensionado com toda certeza, lembrando que o DR não desarma por sobrecorrente, a corrente do DR esta especificando a corrente nominal que ele opera.
      DR e disjuntor são parceiros inseparaveis (DR protege das fugas e disjuntor sobrecorrente e curto)

      Excluir
  18. Pessoal, estou com um problema muito estranho aqui em casa. Achei o site muito interessante e, por isso, estou publicando aqui, mesmo não tendo uma relação direta com os assuntos abordados. Além disso, há pessoas com muito conhecimento de elétrica que, talvez, possam me ajudar.

    De vez em quando, há uma pane em somente algumas partes da casa. Algumas tomadas simplesmente param de funcionar. O mais estranho é que quando ligo a torneira elétrica da cozinha (uma tomada 220 v., que foi "puxada" do quadro central) ou o chuveiro elétrico de 220V. tudo volta a funcionar normalmente, porém, a torneira nem o chuveiro não ligam. Quando desligo a torneira ou o chuveiro, as tomadas que citei voltam a dar problema. Após alguns resets na chave geral da casa, tudo volta ao normal. Às vezes, preciso desligar a chave geral do prédio (a chave geral do meu apartamento). Alguém tem alguma luz para o que está acontecendo? Acham que um eletricista encontraria facilmente o problema? Obrigado a todos.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. bom dia moro no litoral paulista e preciso instalar um dr no qdc de uma obra, mais tenho uma duvida, pois aqui a consercionaria exige um aste terra perto do poste padrão, saindo um cabo de cobre nu do mesmo para ser conectado com o neutro que sai do medidor e o mes segue para o qdc da casa nesta caso se eu intalar um dr ele vai ler uma fuaga para terra, preciso de resposta urgente..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. negativo,

      A monitoração do dr é sempre depois do DR, o que te antes dele pouco importa para o DR.

      Pode instalar com toda certeza.

      Excluir
  21. Gostei muito da Imagem de Fundo. Muito bem bolado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  22. prezados
    muito útil mesmo as informações aqui postadas.. porem acharia viável matérias com informações sobre equipamentos de energia solar por ser uma tendencia de momento atual.. compreendendo funcionamento características e aplicações.

    grato
    ferreira lima

    www.tokeletrosistemas.com.br

    ResponderExcluir
  23. Olá bom dia, por gentileza, queria compartilhar uma situação que acontece com um DR que instalei, pois ainda não entendi o que está acontecendo. É o seguinte a instalação foi feia com disjuntor geral bipolar 40A, seguido de 3 DPS e um DR 40A tetrapolar, sendo conectado duas fases e um neutro, o quadro fica armando tudo funciona, inclusive o botão de teste do DR, porém ao fazer uma manutenção percebi que o Dr. Nao estava atuando quando submetido a uma fuga de corrente, simulei uma tomada molhada na saída do DR, e o mesmo não desarmou, porém o botão de teste do DR funciona normal, ao acionar ele desarma o DR. Obs De marca eletromec.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde amigo! Este DR qual é a corrente de fuga dele? Quantos mA é a sua corrente de fuga. Pois para testes costumo colocar um pano molhado no chão com a água e se esse disjuntor for de 30mA possivelmente desarmar, agora se for se 100mA acredito não vai desarmar.

      Excluir